segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Situação mais calma, mas com possíveis distúrbios

A situação em Dili encontra-se mais calma, depois dos atentados contra o presidente e o primeiro-ministro timorenses desta segunda-feira. No entanto, existirem rumores de que apoiantes de Reinado se preparam para fazer distúrbios.

( 09:41 / 11 de Fevereiro 08 )

O ministro português do Trabalho e Solidariedade Social, que se encontra em Timor-Leste esta segunda-feira, disse à TSF que «não há sinais de agitação nem problemas nas ruas de Dili», após os atentados contra o presidente e o primeiro-ministro timorenses.

«Vivemos um clima que, dentro destas condições anormais, é relativamente estável», disse Vieira da Silva, dando o exemplo da reunião em que participa, de todos os ministros do Trabalho da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que «está a desenrolar-se», apesar de alguns «reajustamentos logísticos».

O Chefe do Estado-maior General das Forças Armadas também confirmou à TSF que a capital timorense se encontra «calma», mas alertou que existem «rumores» de que vários «apoiantes desarmados» do major fugitivo Alfredo Reinado «estão concentrados em vários sítios» e prepararam-se para fazer distúrbios em Dili.

O coronel Lere adiantou que as tropas estão «de prevenção à espera de qualquer ordem do governo» e que a policia militar também se encontra no terreno, preparada para actuar em qualquer situação, «em conjunto com as polícias nacional e internacionais».

Para o vice-primeiro-ministro de Timor-Leste, entretanto ouvido pela TSF, os rumores sobre os apoiantes de Reinado virem a provocar distúrbios não se devem concretizar, porque aqueles que o apoiaram no passado fizeram-no «em nome da justiça e da necessidade de respeito e de dialogo».

«A acção desta manhã contraria tudo aquilo que o major tem defendido ao longo dos anos» e constitui um «atentado ao Estado e à nação de Timor», rematou José Luís Guterres.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.