quinta-feira, janeiro 31, 2008

Nobel Paz: Durão Barroso possível nomeado, diz France Presse

Diário Digital / Lusa
31-01-2008 8:30:00

José Manuel Durão Barroso, antigo primeiro-ministro português e actual presidente da Comissão Europeia, deverá estar entre os candidatos ao Nobel da Paz de 2008, anuncia hoje a Agência France Presse (AFP), na data limite de apresentação de candidatos.

O Presidente de Timor-Leste, José Ramos Horta, também Nobel da Paz em 1996, indicou que havia proposto a candidatura de José Manuel Durão Barroso, por considerar que, sob a sua presidência, «a Comissão Europeia trabalha no sentido de um diálogo pacífico, contribui abundantemente para as forças da ONU, e auxilia os refugiados».

Como possível candidato está também o Presidente argelino Abdelaziz Bouteflika, o ex-chanceler alemão Helmut Kohl e o Esperanto, avança a AFP um dia antes da data limite para a apresentação de «nomeações».

Segundo as regras em vigor, o comité Nobel não considera as candidaturas enviadas depois de 01 de Fevereiro, devendo os retardatários aguardar pelo ano seguinte pela sua vez.

Quanto ao nome do laureado, esse será conhecido em Outubro.

«Prevê-se que a edição de 2008 seja muito aberta», considerou Stein Toennesson, director do Instituto de Investigação para a Paz de Oslo e observador atento da para a realidade dos prémios Nobel.

«Esse facto deverá dar ao comité Nobel uma nova possibilidade para consagrar um candidato pouco conhecido e abrir o caminho aos Direitos Humanos ou à Paz, num conceito um pouco mais estreito do termo», considerou.

Um outro antigo laureado, o ex-Presidente soviético Mikhail Gorbatchev, propôs, segundo a imprensa alemã, o nome do antigo chanceler Helmut Kohl pela sua participação no desfecho pacífico da Guerra Fria e na reconciliação da Europa.

Também lançado foi o nome do Presidente argelino Abdelaziz Bouteflika, cuja candidatura terá contado com o apoio dos deputados do país.

Dois parlamentares helvéticos avançaram a candidatura do Esperanto, considerada língua de paz.

Como é habitual, os cinco membros do comité Nobel poderão também nomear candidatos durante a primeira reunião, a 26 de Fevereiro.

"Falam português; podem ser portugueses ou brasileiros. vamos segui-los!"

Blog Sitio do Sergio Leo
Quarta-feira, Janeiro 30, 2008

Intriga e batatinhas em Timor Leste

Eram dois rapazes do Timor Leste, enviados à Indonésia em um momento de distensão da ditadura Suharto, que, antes simplesmente isolava os timorenses do mundo. Agora, estudantes podiam cursar a Universidade, desde que em áreas como agronomia, ou veterinária. Direito, Ciências Sociais, Engenharia, Economia ainda eram tabu para pretendentes timorenses ao ensino superior.

Os dois, universitários, pois, estavam em um supermercado, quando ouviram vozes numa língua familiar, na língua do colonizador que havia se tornado língua da resistência. O português, por uma das ironias que são privilégio da História, havia se tornado fator de unidade nacional, elemento citado com orgulho pelos timorenses para argumentar que seu povo não e sujeitaria a ser satélite da anglófona Austrália, e era diferente dos que habitavam o arquipélago da Indonésia, sujeitos a uma eficiente ditadura, do agrado dos Estados Unidos e Europa e cruel como só os viventes na ditadura sabiam ser possível.

Os dois conspiradores timorenses descobriram, pela língua, dois turistas de língua portuguesa, e os seguiram, até um restaurante, onde, após algum tempo de vigilância, decidiram apelar aos irmãos de idioma para fazer chegar seu apelo ao mundo. Não sabiam que os turistas eram brasileiros vivendo em Portugal (circunstância que seria preciosa, como descobriram mais tarde).

Estavam em 1989, ano da queda do muro de Berlim, símbolo do fim da Guerra Fria que acobertou o expansionismo de Suharto, invasor de Timor Leste em 1975, ano da queda do fascismo em Portugal.

O problema dos insurgentes de Timor, país com uma patética população de 200 mil habitantes, era tornar conhecida a reivindicação de independência do povo timorense. Ao abordarem a dupla de falantes de português, foram saudados com entusiasmo; brasileiros, integrantes de um grupo artístico de relativo sucesso chamado "Os Batatinhas", eles ficaram encantados em ser abordados na língua materna, ainda que seus interlocutores falassem com alguma dificuldade. Um deles, como muitos em Timor, havia aprendido português na escola secundária e relegado a língua ao mesmo porão cinzento onde costumamos largar os conhecimentos impostos e inúteis.

Era a língua da resistência, sim, mas, como os insurgentes, sofria um bocado para ter direito a um lugar seu, naquele canto da Ásia.

Com ligeira relutância e muita solidariedade, Os Batatinhas gravaram, com equipamento de turista, os manifestos de 14 insurgentes timorenses, inclusive os dois que os haviam abordado no supermercado. Um deles pedia armas para a guerra contra a Indonésia. Outros falavam da repressão e das esperanças em Timor. Ao voltarem a Portugal, Os Batatinhas entregaram a fita na RTP, a brava tv estatal portuguesa, e desencadearam uma saraivada de reportagens sobre os irmãos de língua portuguesa que ambicionavam a independência no Sudeste Asiático. Tenho dúvidas sobre o que aconteceria com esse vídeo se chegasse a alguma tv comercial brasileira. Sei que muito possivelmente não despertaria a repercussão que causou em Portugal.

A diáspora timorense passou a se articular. As Embaixadas do Brasil e Portugal na Indonésia se tornaram pontos seguros para os conspiradores. Dez anos depois, Timor era um país livre, motivo até de um belo documentário da eterna escrava Isaura, a minha, a sua, a nossa Lucélia Santos.

Suharto, por coincidência morreu na mesma semana em que os timorenses fizeram brindes emocionados com Lula.

"Não sei como se chamavam Os Batatinhas, sei que um era João, o outro Fonseca", me disse, nessa quarta-feira, o hoje assessor de assuntos internacionais da preidência do Timor, José Turquel de Jesus, insurgente que, em 1989, pedia armas, no vídeo dos Batatinhas. Ele me disse que tentou encontrá-los, anos depois, mas sem sucesso. A poucos metros, à mesa com Lula e o presidente timorense, José Ramos Horta, estava a Lucélia, com quem eu puxei uma conversa simpática e de tiete, ao chegar para o convescote. Simpaticíssima. Budista da linha tibetana.

Pouco tempo depois, acabava o almoço, e nem pude contar à Lucélia, que continua uma gracinha, do grande tema de um novo filme que ela poderia tramar, com a história que o doutor Turquel de Jesus me contou enquanto eu brigava com o chã de dentro que o Itamaraty comprou em licitação como filé minhon. O almoço acabava, os repórteres convidados assanhavam-se, que remédio: parti com a tropa para cenas de jornalismo explícito com o Lula.

As melhores matérias são as que não temos condição de escrever. Um dia alguém há de fazer livro sobre os conspiradores de Timor. A Lucélia, quem sabe, pode dar uma dica de como transformá-lo em filme; pode ser até que reencontrem os Batatinhas.

Durão Barroso possível candidato ao Nobel da Paz

Ramos-Horta é o proponente
Público

31.01.2008 - 12h37
Lusa

José Manuel Durão Barroso, antigo primeiro-ministro português e actual presidente da Comissão Europeia, poderá surgir entre os candidatos ao Prémio Nobel da Paz de 2008. A notícia é da agência noticiosa AFP, que avança ainda ter sido Ramos-Horta o proponente.

Na data limite para a entrega de candidaturas, a AFP avança hoje com a informação de que Durão Barroso deverá figurar entre os candidatos ao Nobel da Paz de 2008.

Recorde-se que o Presidente de Timor-Leste, José Ramos Horta, também Nobel da Paz em 1996, já tinha anunciado que havia proposto a candidatura do antigo primeiro-ministro de Portugal por considerar que sob a sua presidência a Comissão Europeia “trabalhou no sentido de um diálogo pacífico contribuindo abundantemente para as forças da ONU e no auxílio aos refugiados”.

Além do actual presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, a agência de notícias avança ainda com os nomes para possíveis candidatos de Abdelaziz Bouteflika, Presidente da Argélia, e de Helmut Kohl, ex-chanceler alemão. A juntar a estes dois nomes a AFP refere ainda que o Esperanto, considerada a língua universal da paz, pode igualmente surgir entre os nomeados.

A candidatura de Helmut Kohl foi apresentada pelo antigo laureado Mikhail Gorbachev, ex-Presidente soviético, justificando a escolha do antigo chanceler alemão pela sua participação no desfecho pacífico da Guerra Fria e na reconciliação da Europa.

Já o nome do Presidente argelino Abdelaziz Bouteflika surgiu entre os nomeados graças a uma petição lançada com o apoio de deputados argelinos, enquanto dois parlamentares helvéticos avançaram com a candidatura do Esperanto.

O comité Nobel receberá até ao dia de hoje as candidaturas a nomeados, mas há ainda a considerar que os cinco membros do comité têm a possibilidade de eles mesmo avançarem com propostas para candidatos, o que acontecerá na primeira reunião, a ter lugar no próximo dia 26 de Fevereiro.

Timor: Comissão mista tem «amizade a mais e verdade a menos»

Diário Digital / Lusa
31.01.2008

O resultado final do trabalho da comissão mista sobre a violência em Timor-Leste em 1999 tem «amizade a mais e verdade a menos» e corre o risco de ser apenas «uma charada diplomática», alertou uma organização independente.

A Comissão da Verdade e Amizade (KPP) corre o risco de ser «apenas uma charada diplomática» a menos que a redacção final sobre 3 anos de investigações produza recomendações sérias, alertou o Centro Internacional para Justiça Transitória (ICTJ), num relatório divulgado ontem.

O ICTJ critica os termos de referência, os métodos de trabalho, a falta de consulta e contribuições externas e os objectivos da KPP.

«A criação da KPP parece ter resultado mais da preocupação em fomentar relações diplomáticas bilaterais do que em contribuir substancialmente para contar a verdade ou para (conseguir) a reconciliação nacional entre os povos de Timor-Leste e da Indonésia», acusa o ICTJ.

O relatório crítico da KPP intitula-se «Amizade a Mais, Verdade a Menos».

A KPP foi estabelecida pelos chefes de Estado timorense e indonésio em 2005, para estabelecer uma «verdade conclusiva» sobre os acontecimentos que precederam e acompanharam a realização do referendo pela independência do território, em 1999.

«Embora os danos tenham sido feitos nas audiências públicas da KPP, o trabalho ainda não está completo», salienta o ICTJ.

«Infelizmente, será muito difícil para a KPP apagar os efeitos das audiências».

A Comissão tem, no entanto, segundo o relatório do ICTJ, «uma última oportunidade» para contribuir com recomendações positivas «e não repetir a versão alarmante dos acontecimentos» consolidada durante os testemunhos prestados em Jacarta, Bali e Díli.

Ao analisar o falhanço da KPP desde a sua constituição, o ICTJ sublinha que a Comissão falhou, em grande parte, pelas motivações que possibilitaram a sua criação.

«Os líderes da nova nação independente deram prioridade às boas relações com os vizinhos da Indonésia, sobrepondo-as à prossecução da justiça, um objectivo que eles viam como prejudicial às relações diplomáticas».

«O resultado foi uma relação bilateral mandatada para »procurar a verdade conclusiva mas impedida de avançar com outras condenações, e com o poder explícito de recomendar amnistias sem dar prioridade aos interesses das vítimas«, acusa o ICTJ.

O trabalho da KPP provocou, desde cedo, a oposição de muitas organizações da sociedade civil em ambos os países, que acusaram a Comissão de fornecer »um palco para os criminosos de 1999«.

A KPP provocou também o repúdio de mais de 30 organizações não-governamentais e de direitos humanos de todo o mundo.

As Nações Unidas recusaram legitimar os resultados das investigações da KPP.

Timor-Leste: Polícia internacional devolve esquadras à PNTL

Diário Digital / Lusa 31-01-2008 9:48:00

A Polícia das Nações Unidas (UNPol) vai transferir para a Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) a responsabilidade por três esquadras em Díli, anunciou hoje a missão da ONU na capital timorense.

A entrega das esquadras de Bairro Pité, Mercado Lama e Bidau, marcada para 04 de Fevereiro, «marca a entrega progressiva da responsabilidade à PNTL», afirmou a porta-voz da missão das Nações Unidas (UNMIT), Allison Cooper.

A passagem de responsabilidade para a PNTL é feita segundo quatro critérios, explicou a porta-voz.
«As esquadras terão elementos da PNTL totalmente certificados no processo de triagem» que acompanhou a reconstituição da força policial timorense após a crise de 2006, referiu.
«Estão garantidos os recursos logísticos para apoiar o trabalho das esquadras», assim como «a assistência das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste» (F-FDTL), disse Allison Cooper.
«Tem, por último, que existir confiança pública na PNTL», salientou a porta-voz.

Segundo Allison Cooper, «a UNPol acompanhará o trabalho das três esquadras nos próximos três meses e a avaliação será a base para a entrega de outras esquadras no resto do país».

«Nos últimos meses, a UNMIT encontrou desafios crescentes na formação da Polícia Nacional», afirmou o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, no seu último relatório ao Conselho de Segurança (CS), datado de 17 de Janeiro de 2008.

«Alguns polícias, especialmente nos distritos, resistem à supervisão e formação pela Polícia da UNMIT por considerarem que estão prontos para assumir mais responsabilidades operacionais», lê-se no relatório.

«Além disso, vários dirigentes timorenses, incluindo o primeiro-ministro, o secretário de Estado da Segurança e o comandante interino da PNTL, afirmaram publicamente as preocupações sobre a velocidade do processo de certificação», diz Ban no documento.

Os dirigentes timorenses «pediram a atribuição de mais tarefas operacionais aos polícias timorenses e uma entrega mais rápida das responsabilidades nos distritos», acrescenta o relatório ao CS.

FREE CONCERT for East Timorese Youth

By the Australian Army Band (Melbourne) & LIQ SONG’ TD BAND
When : Sunday, 3 February 2008
Time : 7 until 9pm
Where : GMT Dili

Sponsored by the Australian Embassy Dili and ISF

CONCERTO Gratuitu ba Joventude Timor Oan

Anima Husi Grupo Banda Forsa Militar Australia & LIQ SONG’ TD BAND
Wainhira : Domingo, 3 Fevreiro 2008
Horas : tuku 7 to’o 9 kalan OTL
Fatin : GMT Dili

Sponsor husi Embaixada Australia Dili ho FSI

Tradução:

CONCERTO GRATUITO para a Juventude Timorense Pela Banda das Forças Armadas Australianas (Melbourne) & LIQ SONG’ TD BAND


Quando : Domingo, 3 Fevereiro 2008
Hora : 7 até 9 pm

Onde : GMT Dili

Patrocinada pela embaixada Australiana Dili e ISF

Lula anuncia que pretende visitar o Timor Leste em junho

30-01-2008 19:38:57

Brasília, 30 Jan (Lusa) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira que pretende visitar o Timor Leste em junho deste ano, numa viagem que incluirá ainda passagens pela Indonésia e Vietnã.

"Eu pretendo que alguns ministros brasileiros viajem antes de eu chegar lá", afirmou Lula durante um encontro com o presidente timorense, José Ramos Horta, em Brasília.

O presidente brasileiro também sugeriu a criação de uma universidade à distância dedicada ao Timor Leste, por meio da parceria com uma universidade brasileira, para oferecer cursos de formação de professores.

"Isso é plenamente possível", afirmou Lula, ressaltando que o Brasil possui uma "ligação profunda" com o país asiático e tem a "obrigação de contribuir para que o Timor Leste possa consolidar a sua soberania total".

Em seu discurso, Lula disse ainda que "as Nações Unidas devem permanecer no país pelo tempo que os timorenses julgarem necessário. É o marco jurídico multilateral que deve nortear a cooperação prestada pela comunidade internacional à jovem nação, que tem demonstrado compromisso firme com a paz e a democracia".

Relações internacionais

O presidente brasileiro afirmou que, apesar da recente crise, o Timor Leste "recuperou-se e realizaram-se com êxito, em 2007, eleições parlamentares e presidenciais".

"A cooperação brasileira está concentrada em atividades essenciais à construção dos seus pilares institucionais, como educação, justiça, segurança e formação de mão-de-obra básica", disse.

Lula citou ainda o Centro de Formação Profissional em Bekora, financiado pelo Brasil, que treina profissionais nas áreas de construção civil, vestuário, informática, entre outras, para "ajudar a construir o futuro do país".

O presidente do Timor Leste, José Ramos Horta encerrou nesta quarta-feira a agenda oficial da visita ao Brasil, iniciada no Rio de Janeiro há dois dias. Na quinta-feira, o governante viaja novamente à capital fluminense, retornando em seguida para o país asiático.

Lula diz que parceria do Brasil com Timor Leste vai avançar

30/01/2008 - 14h31

Publicidade
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que a parceria do Brasil com o Timor Leste vai avançar. Lula almoça hoje no Itamaraty com o presidente do Timor Leste, José Ramos-Horta. Entre os projetos de cooperação com o Timor Leste está a criação de uma escola de futebol --destinada aos interessados oriundos dos países de língua portuguesa.

"Com a criação da Escola de Futebol da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), vamos treinar no Brasil, a partir de março, técnicos de futebol para essa comunidade", disse Lula antes do almoço.

O presidente disse ainda que está mantido o "compromisso brasileiro de avançar numa parceria verdadeiramente solidária" com o Timor Leste.

Segundo ele, o convênio para formação de professores de língua portuguesa está renovado até 2010, além de programas de distribuição de cestas básicas e do projeto de formação de diplomatas.

Ramos-Horta agradeceu a Lula e retribuiu, afirmando que o considera um "irmão mais velho". Em seguida, agradeceu a confiança que disse que seu país recebeu permanentemente do governo brasileiro.

Reunião do Conselho de Ministros de 30 de Janeiro de 2008

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE

IV Governo Constitucional

COMUNICADO À IMPRENSA

O Conselho de Ministros reuniu-se esta Quarta-feira, 30 de Janeiro, 2008, na Sala de Reuniões do Conselho de Ministros, no Palácio do Governo, em Díli, e apreciou:


1- Proposta de Lei que Altera o Estatuto da Função Pública
O Conselho de Ministros na sua reunião de hoje, analisou uma Proposta de Lei que visa alterar o Estatuto da Função Pública. Esta proposta destina-se a modificar a Lei n.º 8/2004, de 1 de Junho, que institui o Estatuto da Função Pública, e que contém uma série de incorrecções normais incompletas, que dificultam a actuação do Governo na organização e controlo da Função Pública.

A proposta está em sintonia com o Programa do Governo, na medida em que implementa princípios de reforma administrativa, estabelece as bases da Comissão da Função Pública e aproveita, ao mesmo tempo, para melhorar alguns aspectos do Estatuto da Função Pública que não estavam muito correctos.


2- O Regime de Monitorização de Embarcações de Pesca
O Conselho de Ministros analisou, ainda, um projecto de Decreto-Lei que se propõe instituir e regulamentar o Sistema de Monitorização Contínua de Embarcações de Pesca, via satélite, denominado SIMOCEP.

O SIMOCEP, também reconhecido mundialmente por VMS (Vessel Monitoiring Systyem), visa monitorizar embarcações de pesca, nacionais e estrangeiras, licenciadas em Timor-Leste, para efeitos de vigilância e controlo do exercício da actividade da pesca, de forma a melhorar a gestão dos recursos pesqueiros de Timor-Leste, o combate à pesca clandestina e melhorar a gestão sustentável dos recursos marítimos nacionais.

O Conselho decidiu voltar a analisar os dois projectos numa próxima reunião.

Só é pena não ter inspirado Ramos-Horta e Xanana Gusmão...

«Nosso querido Sérgio, um dos mais brilhantes funcionários das Nações Unidas, deixou no país (Timor-Leste) um legado inspirador e as fundações de um Estado de Direito democrático e pacífico», salientou o Presidente brasileiro.

Lula da Silva

Ramos Horta anuncia prémio em homenagem a Vieira de Mello

Diário Digital / Lusa
30-01-2008 18:39:00

O Presidente de Timor Leste, José Ramos Horta, anunciou hoje, em Brasília, o lançamento de um prémio em direitos humanos para homenagear o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto em Agosto de 2003, num atentado terrorista no Iraque.

Durante o encontro que hoje manteve com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, José Ramos Horta adiantou que o objectivo é premiar ainda este ano uma organização não-governamental com actuação na defesa dos direitos humanos, segundo noticiou a Agência Brasil.

Vieira de Mello foi chefe da Administração Transitória das Nações Unidas em Timor-Leste (UNTAET), entre Novembro de 1999 e Maio de 2002, responsável pela preparação da independência de Timor-Leste, depois de duas décadas de domínio da Indonésia.

Em Brasília, José Ramos Horta disse ainda que o diplomata brasileiro deveria ter sido sepultado no Rio de Janeiro «no meio do calor humano dos brasileiros» e não em Genebra, na Suíça.

Lula da Silva, por seu turno, salientou o trabalho do diplomata brasileiro, nomeado alto-comissário para os Direitos Humanos da ONU, em Julho de 2002.

«Nosso querido Sérgio, um dos mais brilhantes funcionários das Nações Unidas, deixou no país (Timor-Leste) um legado inspirador e as fundações de um Estado de Direito democrático e pacífico», salientou o Presidente brasileiro.

Durante o encontro, Lula da Silva defendeu o aprofundamento da cooperação entre o Brasil e Timor-Leste e referiu, nomeadamente, a criação de uma escola de futebol destinada aos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CLPL), em Brasília.

«Com a criação da Escola de Futebol da CPLP, vamos treinar no Brasil, a partir de Março, técnicos de futebol para essa comunidade», disse, sublinhando o «compromisso brasileiro de avançar numa parceria verdadeiramente solidária» com Timor-Leste.

Lula da Silva anunciou também a renovação até 2010 do projecto de cooperação em que 50 professores brasileiros trabalham na formação de docentes de língua portuguesa, em Timor-Leste.

«As nossas iniciativas têm impacto directo sobre a qualidade de vida do povo timorense. A ideia é fornecer instrumentos para que homens e mulheres possam moldar seus próprios destinos», disse.

Lula da Silva afirmou ainda que um grupo formado por representantes dos Ministérios das Relações Exteriores e da Cultura visitará Díli, este ano, para identificar oportunidades de intercâmbio entre artistas dos dois países.

Por seu turno, José Ramos Horta salientou que o combate à violência e à pobreza, que atinge quatro em cinco timorenses, é um dos maiores desafios de Timor-Leste.

«Temos de conquistar os investidores. Agora, temos a responsabilidade de combater a pobreza», disse Horta, que chamou a Lula da Silva «irmão mais velho».

UNMIT – MEDIA MONITORING - Thursday, 31 January 2008

"UNMIT assumes no responsibility for the accuracy of the articles or for the accuracy of their translations. The selection of the articles and their content do not indicate support or endorsement by UNMIT express or implied whatsoever. UNMIT shall not be responsible for any conseque6nce resulting from the publication of, or from the reliance on, such articles and translations."

National Media Reports

TVTL news coverage

F-FDTL soldier recognizes police officers who attacked Ruak's residence: An active Timorese Defense Force (F-FDTL) soldier, Damiao da Silva, yesterday testified at the Dili District Court that he recognized police officers who were involved in the attack on F-FDTL Commander, Brigadier General Taur Matan Ruak's residence.

During the trial, da Silva said he saw there were some police officers shooting at his commander's residence, but he did not know about the exact involvement of Abilio "Mausoko" Mesquita.

Da Silva said that during the attack, he was wounded on both his armpit and neck. Da Silva was testifying in the trial for the former police officer, Mausoko who was suspected of being involved in the attack on the F-FDTL commander's residence during the crisis in 2006.

RTL news coverage

Chinese Deputy Foreign Minister meets Lasama: The Chinese Deputy Foreign Minister, Wu Dawei, met with the Parliamentary President Fernando "Lasama" Araujo yesterday to discuss Chinese aid for Timor-Leste.

Lasama said the Chinese Government has helped this country in agriculture and other sectors to assist with the nation’s development.

Lasama said the meeting was very important to identify which areas need to be developed. Lasama added that the Chinese Government has pledged to continue helping Timor-Leste.

* * *

RETRACTION- No offer of money from UNDP to TLPC: The story printed yesterday claiming that the Untied Nations Development Program (UNDP) was to provide USD800,000 worth of funding for a project to purchase newspapers from the Timor-Leste Press Club (TLPC) has been retracted due to serious errors in the article.

The Coordinator of Timor-Leste Media Independent Development Initiative Project, Miguel Caldera, has corrected the story stating that no such arrangement has been made between TLPC and UNDP. During the meeting between TLPC and UNDP, from which the erroneous article was based upon, discussions were had over possible UNDP support for all media in the nation. No specific finances were discussed.

Mari Alkatiri: “Early Elections should be considered”: The Secretary General of Fretilin Mari Alkatiri said that there should be serious consideration given to holding early elections in 2009.

Mr. Alkatiri said that if there is no anticipation that elections may be held early, Fretilin will rally the population to force the current government to step down.

“This is not a threat to the Majority Alliance in Parliament (AMP). But this is Fretilin’s right, and the peoples’ need,” said Mr. Alkatiri on Wednesday (30/1) in the National Parliament (NP), Dili. (TP)

Fretilin decries CNRT Xanana adulation: A member of parliament (MP) from Fretilin, Francisco Miranda said that Fretilin disagrees with the political statement of the National Congress for Timorese Reconstruction (CNRT) which bestows undue adulation on Prime Minister (PM) Xanana Gusmão.

According to Mr. Miranda, such adulation is very dangerous for the process of democracy in Timor-Leste.

“As citizens of this country, we should give honor to all political leaders. But to glorify one leader above all others is dangerous for the process of democracy,” said Mr. Branco in the NP, Dili.

Mr. Branco was responding to the political statement of CNRT in the NP that Xanana’s contribution to the liberation of the country has been bigger then any other individuals. (TP)

Nelson Correia: “Alfredo’s case all politics”: The President of the Social Democratic Party Nelson Correia has said Alfredo’s case is no longer a military case as it has become quite political. As such, it is difficult to define Alfredo’s status and to know if the case requires a political or military solution. (DN)

IDPs reject Government’s food reduction: IDPs in the airport camp have rejected the Government’s plan to reduce food rations. The IDPs have made a request to the Government to continue food aid.

“If the Government’s decision to reduce the food rations is implemented, we will demand that the Government show us immediately who the author of the military and political crisis has been,” said Mateus de Costa Belo, Spokesperson for the IDP camp. He also warned that such action would cause civil unrest such as strikes and roadblocks. (DN)

Baucau: IDPs demand food aid: IDPs in Baucau have asked the Ministry of Social and Solidarity to provide food aid and other assistance as there have been no food distributions in Baucau for 8 months.

“We escaped to the district because of the crisis, not because we wanted to. We have lost all of our possessions. We are asking for assistance because we are victims, not beggars. The Government has to give consideration to our suffering,” said the IDPs in a statement sent to Diario Nacional. (DN)

ISF: Only PNTL and UNPol can arrest Alfredo: The Commander of the International Security Forces (ISF) John Hutcheson has said that the ISF has no mandate to capture Alfredo or his group. However, if the courts need to capture him, they can ask the UNPol and PNTL forces for assistance as they do have a mandate to capture him. (DN)

UN examines TL report on child prostitution: The United Nations Commission on the Rights of the Child has examined the report by the Government of Timor-Leste on child prostitution, child trafficking, child pornography and child soldiers. The Commission stated that Timor-Leste needs a comprehensive judicial board to guarantee the promotion and protection of the right’s of children. (DN)

UN Special Envoy on HIV/AIDS to visit TL: The UN Special Envoy for HIV/AIDS for Asia and the Pacific, Dr Nafis Sadik, is planning to visit Timor-Leste on 6-7 February to discuss the dangers of HIV/AIDS and to promote the use of prophylactics to guard against the disease. Dr Sadik’s will visit senior Government officials in health and education. (DN)

TLPC sends protest letter to PNTL: Journalists from the Timor-Leste Press Club (TLPC) sent a protest letter yesterday to the PNTL Commander, Afonso de Jesus, claiming that members of the PNTL had used undue and unwarranted force in beating one TLPC member, Nelson da Cruz. The PNTL had also threatened the AFP Journalist with a gun. The protest letter was signed by the President of TLPC, Domingos Saldanha and the Secretary-General of TLPC, Paulino Quintas.

“We understand that while Nelson da Cruz had broken a rule, he should not have been physically abused. There are other ways of resolving this conflict,” said the letter.

The protest letter had also requested that the PNTL members conduct themselves with professionalism. (STL)

Tradução:

UNMIT – MONITORIZAÇÃO DOS MEDIA - Quinta-feira, 31 Janeiro 2008

"A UNMIT não assume nenhuma responsabilidade pela correcção dos artigos ou pela correcção das traduções. A selecção dos artigos e o conteúdo deles não indicam apoio ou endosso pela UNMIT expresso ou implícito. A UNMIT não será responsável por qualquer consequência que resulte da publicação de, ou pela confiança em tais artigos e traduções."

Relatos dos Media Nacionais

TVTL cobertura de notícias

Soldado das F-FDTL reconhece oficiais da polícia que atacaram a residência de Ruak:
Um soldado no activo da Força de Defesa Timorense (F-FDTL), Damião da Silva, testemunhou ontem no Tribunal do Distrito de Dili que reconheceu os oficiais da polícia que estiveram envolvidos no ataque à residência do Comandante das F-FDTL, Brigadeiro General Taur Matan Ruak.

Durante o julgamento, da Silva disse que viu alguns oficiais da polícia a dispararem contra a residência do seu comandante, mas que nada sabe sobre o envolvimento exacto de Abilio "Mausoko" Mesquita.

Da Silva disse que durante o ataque ele foi ferido em ambos os braços e pescoço. Da Silva estava a testemunhar no julgamento do antigo oficial da polícia, Mausoko é suspeito de envolvimento no ataque contra a residência do comandante das F-FDTL durante a crise em 2006.

RTL cobertura de notícias

Vice-Ministro dos Estrangeiros Chinês encontra-se com Lasama:

O Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros Chinês, Wu Dawei, encontrou-se ontem com o Presidente do Parlamento Fernando "Lasama" Araújo para discutir a ajuda Chinesa a Timor-Leste.

Lasama disse que o Governo Chinês tem ajudado o seu país na agricultura e noutros sectores para assistir ao desenvolvimento da nação.

Lasama disse que o encontro foi muito importante para identificar as áreas que precisam de ser desenvolvidas. Lasama acrescentou que o Governo Chinês prometeu continuar a ajudar Timor-Leste.

* * *

DESMENTIDO - Nenhuma oferta de dinheiro da UNDP ao TLPC:

A história publicada ontem onde se dizia que o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (UNDP) ia dar USD 800,000 para financiar um projecto para comprar jornais do Clube de Imprensa de Timor-Leste (TLPC) foi desmentida devido a sérios erros.

O Coordenador do Projecto da Iniciativa de Desenvolvimento dos Media Independentes de Timor-Leste, Miguel Caldera, corrigiu a história afirmando que não foi feito tal arranjo entre o TLPC e o UNDP. Durante o encontro entre o TLPC e o UNDP, donde saíu esta informação errada, travaram-se discussões sobre o apoio possível do UNDP a todos os media da nação. Não foi discutido nenhum financiamento específico.

Mari Alkatiri: “Devem ser consideradas eleições antecipadas”:

O Secretário-Geral da Fretilin Mari Alkatiri disse que se deve dar séria consideração à realização de eleições antecipadas em 2009.

O Sr. Alkatiri disse que se não houver antecipação de eleições, a Fretilin organizará a população para forçar o governo corrente a sair.

“Esto não é uma ameaça à Aliança da Maioria no Parlamento (AMP). Mas isto é um direito da Fretilin e uma necessidade do povo,” disse o Sr. Alkatiri na Quarta-feira (30/1) no Parlamento Nacional (PN), Dili. (TP)

Fretilin rejeira a adulação de Xanana pelo CNRT: O deputado do parlamento da Fretilin, Francisco Miranda disse que a Fretilin discorda da declaração política do CNRT que faz adulação indevida ao Primeiro-Ministro (PM) Xanana Gusmão.

De acordo com o Sr. Miranda, uma tal adulação é muito perigosa para o processo da democracia em Timor-Leste.

“Como cidadãos deste país, devemos respeitar todos os líderes políticos. Mas é perigoso para o processo da democracia glorificar um líder acima de todos os outros,” disse o Sr. Branco no PN, Dili.

O Sr. Branco estava a responder à declaração política do CNRT no PN onde dizia que a contribuição de Xanana para a libertação do país fora maior do que a de qualquer outro indivíduo. (TP)

Nelson Correia: “caso de Alfredo é todo político”:

O Presidente do Partido Social Democrático Nelson Correia disse que o caso de Alfredo já não é um caso militar dado que se tornou bastante político. Como tal, é difícil definir o estatuto de Alfredo e de saber se o caso requer uma solução política ou militar. (DN)

Deslocados rejeitam redução de alimentos do Governo: Os deslocados do campo do Aeroporto rejeitaram o plano do Governo para reduzir as rações de comida. Os deslocados pediram ao Governo para continuar a ajuda alimentar.

“Se for implementada a decisão do Governo para reduzir as rações de comida, pediremos que o Governo nos mostre imediatamente quem tem sido o autor da crise militar e política,” disse Mateus de Costa Belo, porta-voz do campo de deslocados. Ele avisou ainda que uma tal acção causará desassossego civil tais como greves e bloqueios de estradas. (DN)

Baucau: deslocados pedem ajuda alimentar: deslocados em Baucau pediram ao Ministério da Solidariedade para dar ajuda alimentar e outra assistência porque desde há 8 meses não há distribuições de comida em Baucau.

“Fugimos para o distrito por causa da crise, não porque tivéssemos querido. Perdemos todos os nossos bens. Estamos a pedir assistência porque somos vítimas, não pedintes. O Governo tem que ter o nosso sofrimento em consideração,” disseram numa declaração enviado ao Diario Nacional os deslocados. (DN)

ISF: apenas a PNTL e a UNPol podem prender Alfredo:

O Comandante das Forças Internacionais de Segurança (ISF) John Hutcheson disse que a ISF não tem nenhum mandato para capturar Alfredo ou o seu grupo. Contudo se os tribunais precisam de o capturar, podem pedir às forças da UNPol e PNTL para assistência dado que elas têm um mandato para o capturarem. (DN)

ONU examina relatório de TL sobre prostituição infantil: A Comissão das Nações Unidas sobre os Direitos das Crianças examinou o relatório do Governo de Timor-Leste sobre prostituição infantil, tráfico de crianças, pornografia infantil e crianças soldados. A Comissão declarou que Timor-Leste precisa duma comissão compreensiva judicial para garantir a promoção e protecção dos direitos das crianças. (DN)

Enviado Especial da ONU para a HIV/AIDS vai visitar TL:

O Enviado Especial da ONU para a HIV/AIDS para a Ásia e Pacífico, Dr Nafis Sadik, planeia visitar Timor-Leste em 6-7 Fevereiro para discutir os perigos do HIV/AIDS e promover o usp de medidas profiláticas para protecção contra a doença. O Dr Sadik visitará entidades de topo do Governo na saúde e educação. (DN)

TLPC manda carta de protesto à PNTL:

Jornalistas do Clube de Imprensa de Timor-Leste (TLPC) mandaram ontem uma carta de protesto ao Comandante da PNTL, Afonso de Jesus, onde diziam que membros da PNTL tinham usado excesso de força contra o membro do TLPC, Nelson da Cruz. A PNTL tinha ainda ameaçado o jornalista da AFP com uma arma de fogo. A carta de protesto foi assinada pelo Presidente do TLPC, Domingos Saldanha e pelo Secretário-Geral do TLPC, Paulino Quintas.

“Sabemos que Nelson da Cruz quebrou a lei, mas não devia ter sido abusado físicamente. Há outras maneiras de resolver este conflito,” disse a carta.

A carta de protesto pediu ainda que os membros da PNTL sctuem com profissionalismo. (STL)

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.