A última comunicação de Roger East em Dili.
Conforme foi re-editado no 'The New Darwin', no princípio de 1976 penso, (uma publicação de DRC para quem Roger tinha trabalhado).
Re-apresentado aqui em resposta ao item na lista de hoje re 'NT Coroner won't act on Roger East killing'.
O vizinho mais próximo da Austrália, o pequeno Timor-Leste, lançou os dados. É 'Independência ou Morte', um cliché ocidental, mas aqui uma saudação diária – e o povo Timorense fala a sério.
O cimento que liga os Timorenses é o pensamento da Independência depois de 400 anos de governação colonial. Não aceitam nada de menos.
As forças armadas da Fretilin são basicamente anti-coloniais, fortemente atingidas por católicos e surpreendentemente, tem muitos anti-comunistas veementes no seu interior.
Jacarta escolheu ganhar o apoio dos seus nervosos vizinhos ajuntando a etiqueta Vermelho à Fretilin.
Contudo, o planeamento inicial da Fretilin é uma mistura de políticas socialistas e cooperativas que aparece natural numa colónia sem indústria secundária e que ganha a existência de subsistência apenas da terra.
Os militantes da Fretilin por padrões Australianos incluiriam pensadores do centro até à extrema-esquerda – os últimos num agrupamento marginal no Comité Central.
O secretário do Departamento dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, José Ramos Horta, admite que as opiniões do comité variam em muitas questões, sendo a única excepção a independência.
"Espero ver um sistema multi-partidário em Timor-Leste depois de atravessarmos as dificuldades presentes.
"Somos gente tolerante que esperamos muito tempo por um processo democrático. Partilharemos isso quando chegar."
A Fretilin acredita que o Governador, o Coronel Lemos Pires, a viver agora na ilha de Atauro, a Stª Helena da sua escolha, ajudou e cooperou com a UDT a montar o seu fracassado golpe de Agosto.
A Fretilin tinha sido informada da conspiração do golpe e de um pedido ao e governador para desarmar os conspiradores que foi dito ter sido recusado.
A Fretilin não tinha defesa quando começou a luta e os seus membros começaram a ser perseguidos, presos e alguns assassinados. A UDT perdeu quando os soldados treinados pelos Portugueses desertaram em favor da Fretilin.
A liderança da UDT está agora dividida em três vias. Alguns desanimam nas cadeias Timorenses e outros em subúrbios mais confortáveis de cidades Australianas.
Os restantes portadores de bandeiras estão na Indonésia, hospedados e a quem foi prometido um regresso triunfante, apesar de num trilho de bombas de canhão.
A sua plataforma da independência, que há um ano atrás os viu numa aliança política com a Fretilin, está agora abandonada. Estão a optar pela Indonésia depois de 450 anos de domínio Português.
A Apodeti, o partido que está a pressionar pela união com a Indonésia, é uma má anedota de bar. Os seus comícios políticos podiam ser montados no tradicional quarto de dez por quatro que inclui uma mesa.
O fundador e Presidente, Arnold Araujo, 62 anos, um respeitado ladrão de cavalos, está correntemente detido para agrado da Fretilin.
Os Portugueses prenderam-no por nove anos por crimes de guerra cometidos contra os Timorenses durante a ocupação Japonesa.
Isto deixa de fora apenas a Fretilin que quer abraçar uma oferta de um plebiscito supervisionado pela ONU.
Os problemas de Timor-Leste crescem diariamente. O seu prato de arroz principal no Vale de Maliana é agora um campo de batalha. Outras produções foram destruídas ou negligenciadas no tumulto da luta. A fome é uma realidade e a morte provocada por falta de alimentação é uma ameaça crescente.
---------------------
* Jornalista Veterano Australiano Roger East que desistiu do seu emprego na Comissão de Reconstrução de Darwin para relatar do local em Timor.
Foi eleito para ficar e para observar mesmo se isso significasse ir para as montanhas.
O Ministro dos Estrangeiros da Fretilin, José Ramos Horta, autorizou a presença de Roger e deu-lhe liberdade para escrever conforme ele entendesse.
É dito que Roger arriscou a sua vida para enviar uma na verdade última mensagem a partir do Centro da Marconi no aeroporto, quando os paraquedas aterravam.
quarta-feira, junho 20, 2007
Dos Leitores - traduzido pela Margarida
Por Malai Azul 2 à(s) 03:05 5 comentários
UNMIT – MONITORIZAÇÃO DOS MEDIA – Terça-feira, 19 Junho 2007
Tradução da Margarida:
Relatos dos Media Nacionais
Maiores desafios logísticos antes das Eleições Legislativas
A Missão da ONU em Timor-Leste (UNMIT) diz que as eleições legislativas agendadas para 30 de Junho serão sob o ponto de vista mais exigentes dado que há um total de 14 partidos políticos e coligações que apresentam candidatos nas eleições.
Reiterando o apoio da UNMIT às autoridades nacionais encarregadas de conduzir as eleições o Vive Representante Especial do Secretário-Geral, Finn Reske-Nielsen, disse que a “UNMIT continua a trabalhar com as autoridades nacionais para assegurar que as próximas eleições sejam livres, correctas e transparentes.”
Para esta eleição, aumentou-se o número de caixas de votos e de selos para três a quarto caixas para cada estação eleitoral em vez de duas. Outros desafios incluem o maior número de material eleitoral, de estações de voto e de funcionários eleitorais.
“Não são tarefas fáceis as preparações para as eleições legislativas e congratulo todos os envolvidos na operação – tanto da UNMIT como das autoridades nacionais – pelos seus esforços em assegurarem que as próximas eleições correrão bem,” disse o Vice-SRSG.
Como se fez anteriormente nas eleições presidenciais de Maio último, o número de boletins de voto feitos terão uns 20% a mais do número de eleitores recenseados. Será distribuído um total de 652,000 boletins de votos pelo país em pacotes de 50s. A nível do distrito será guardada uma reserva para lidar com contingências.
A distribuição de material não sensível (incluindo caixas de votos e cortinas) pelos 13 distritos de Timor-Leste começou na semana passada dando a UNMIT apoio logístico. O material sensível (incluindo boletins e selos) será transportado de Dili para as capitais de distrito em 26 de Junho e das capitais de distrito para as 708 estações de voto e 520 centros de voto por helicópteros, veículos e cavalos com correios em 29 de Junho.
No final da votação, o material eleitoral sera recolhido dos centros de votação e levado para os CEntros de Contagens Distritais, onde se fará a contagem, conforme decidido pela lei eleitoral revista. A recepção e escrutínio do material eleitoral começará na noite de 30 de Junho e a contagem começará imediatamente depois. Os centros de contagem operação das 7.00 am até às 10.00 pm até os Centros de Contagem dos Distritos completarem o processo.
Desta vez espera-se que a contagem demore mais de 48 horas. Uma vez isto terminado, todos os materiais sensíveis regressarão para o Centro de Contagem Nacional da CNE.
A UNMIT está mandatada pela Resolução 1704 do Conselho de Segurança a “apoiar Timor-Leste em todos os aspectos do processo eleitoral das presidenciais e legislativas de 2007, incluindo por meio de apoio logístico e técnico, aconselhamento de política eleitoral e verificação ou outros meios.” (TP)
Bispo de Baucau: “Estatuto de Alfredo deve ser definido pela lei”
Em resposta ao caso de Alfredo, o Bispo de Baucau,. Basilio do Nascimento, disse que mesmo se Alfredo fosse um herói nacional, o seu caso devia na mesma ser investigado. (TP e DN)
Chefe das Forças Australianas visita Timor-Leste
O Chefe das Forças Australianas, General Peter Leahy, visitou Timor-Leste no Domingo (17/6) para se encontrar com as forças Australianas a servir em Dili e dar-lhes apoio moral. Esta é a segunda visita do Gen. Leahy a Timor-Leste desde que as forças Australianas chegaram ao país no ano passado.
“A Austrália está orgulhosa do profissionalismo que mostraram em todas as vossas acções,” disse o Sr. Leahy. (TP)
Xanana e Horta apresentam condolências ao antigo Governador
O antigo Presidente Xanana Gusmão e o Presidente José Ramos-Horta apresentaram condolências a Abílio Soares, o último Governador Indonésio de Timor-Leste antes da independência em 1999, que morreu no último Domingo com a idade de 60 anos depois de sofrer um cancro. (TP e DN)
PDHJ recebeu 23 casos de violência
Numa conferência de imprensa realizada pelo DN na Segunda-feira (18/6), Silveiro Pinto Baptista da Provedoria dos Direitos Humanos e Justiça (PDHJ) informou que a PDHJ recebeu 23 casos de abusos de direitos humanos cometidos pela FIE, UNPol, PNTL e F-FDTL. (DN)
Primeiro-Ministro de Timor-Leste retoma funções amanhã
O Primeiro-Ministro Estanislau da Silva retomará as suas funções de Primeiro-Ministro amanhã depois de ter suspenso temporariamente para participar na campanha política nos distritos. (DN)
…
Por Malai Azul 2 à(s) 00:38 1 comentários
Traduções
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "