segunda-feira, maio 14, 2007

UNDERTIM no topo do boletim das legislativas

Díli, 12 Mai (Lusa) - A UNDERTIM, do veterano Cornélio Gama, conhecido como comandante "L7", encabeça a lista de partidos e coligações concorrentes às legislativas de 30 de Junho, por sorteio realizado hoje na Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Catorze formações políticas apresentaram as suas listas para as legislativas à CNE até às 23:59 (15:59 em Lisboa) de sexta-feira, 11 de Maio.

A CNE realizou hoje o sorteio da ordem do boletim de voto, perante representantes dos partidos.

O sorteio, usando números introduzidos em 14 bolas depois retiradas de uma tômbola, apurou a seguinte ordem: 1. UNDERTIM - Unidade Nacional Democrática da Resistência Timorense 2. CNRT - Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste 3. PR - Partido Republikanu 4. PDRT - Partido Demokrátika Repúblika de Timor 5. PDC - Partido Democrata Cristão 6. UDT - União Democrática Timorense 7. PD - Partido Democrático 8. PMD - Partido Milenium Demokrátiku 9. PST - Partido Socialista de Timor 10. Coligação ASDT/PSD - Associação Social Democrata Timorense/Partido Social Democrata 11. Aliança Democrática (KOTA/PPT) 12. FRETILIN - Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente 13. PNT - Partido Nacionalista Timorense 14. PUN - Partido Unidade Nacional.

Antes do sorteio, o presidente da CNE, Faustino Cardoso, definiu com os representantes de cada partido a grafia exacta de cada formação política.

Houve várias correcções em relação à lista inicial distribuída pelos partidos, detalhes de língua ou de semântica. Os representantes do PMD e do PR optaram pela grafia em tétum e não em português.

O CNRT teve que corrigir a palavra "Conselho" que era, com a mesma sigla, o órgão histórico da resistência timorense, e acrescentar o "Leste" no nome do país.

O representante da UNDERTIM pediu para ser retirada a palavra "Partido" da lista alfabética com que se iniciou o sorteio.

"Os timorenses adoram o ritual", comentava um dos assessores internacionais da máquina eleitoral timorense no final do sorteio, que se prolongou por cerca de duas horas.

PRM-Lusa/Fim

Apuramento final completo - CNE

Díli, 13 Mai (Lusa) - A Comissão Nacional de Eleições de Timor-Leste terminou hoje, às 02:50 (18:50 de sábado em Lisboa), o apuramento nacional da segunda volta das presidenciais, que confirma a vitória de Ramos-Horta, anunciou um dos porta-vozes e comissários, padre Martinho Gusmão.

A CNE recebeu 125 queixas relacionadas com o escrutínio presidencial que estão ainda em apreciação, acrescentou Martinho Gusmão.

"Já podemos, no entanto, anunciar que estas queixas não vão alterar o resultado já estabelecido", com a vitória do primeiro-ministro José Ramos-Horta sobre o presidente do Parlamento e candidato da Fretilin, Francisco Guterres "Lu Olo".

Os números finais do apuramento colocam a vitória de José Ramos-Horta nos 69,18 por cento e o resultado de "Lu Olo" nos 30,82 por cento, afirmou à Lusa uma fonte oficial da CNE.

Estes números serão anunciados pela CNE segunda-feira.

O apuramento nacional fixou também a percentagem de votos válidos em 97,34.

José Ramos-Horta deve resignar do cargo de primeiro-ministro após o Conselho de Ministros de quarta-feira, antes de tomar posse como chefe de Estado, no dia 20 de Maio.

O primeiro-ministro, o governo e o Parlamento, em contacto com o partido maioritário Fretilin, procuram chegar a um "acordo político" que impeça a queda do Executivo e a formação do III Governo Constitucional por um período "de apenas sete semanas", explicou à Lusa José Ramos-Horta.

A solução proposta por José Ramos-Horta é a continuação do II Governo Constitucional sob a gestão do primeiro vice-primeiro-ministro, Estanislau da Silva.

Estanislau da Silva, ministro da Agricultura, substituiu várias vezes José Ramos-Horta durante ausências no estrangeiro do chefe do Executivo e nas quatro semanas das duas campanhas eleitorais das presidenciais.

PRM-Lusa/Fim

Dos Leitores

H. Correia deixou um novo comentário na sua mensagem "Família de Rogério Lobato quer "justiça para todos...":

Em Timor-Leste há duas justiças: uma para os incautos que não fazem parte do clube de Camberra, que não fogem nem desafiam a autoridade do Estado, e outra para os espertos que têm as costas bem quentes e estão acima de todas as leis.

Esta última é a chamada justiça do "diálogo".

Será por isso que Lasama diz que a Justiça não está a funcionar bem...?

Timor-Leste: CNE terminou apuramento da segunda volta

Diário Digital / Lusa
13-05-2007 13:36:00

A Comissão Nacional de Eleições de Timor-Leste terminou hoje, às 02:50 (18:50 de sábado em Lisboa), o apuramento nacional da segunda volta das presidenciais, que confirma a vitória de Ramos-Horta, anunciou um dos porta-vozes e comissários, padre Martinho Gusmão.
A CNE recebeu 125 queixas relacionadas com o escrutínio presidencial que estão ainda em apreciação, acrescentou Martinho Gusmão.
«Já podemos, no entanto, anunciar que estas queixas não vão alterar o resultado já estabelecido», com a vitória do primeiro-ministro José Ramos-Horta sobre o presidente do Parlamento e candidado da Fretilin, Francisco Guterres «Lu Olo».

Os números finais do apuramento colocam a vitória de José Ramos-Horta nos 69,18 por cento e o resultado de «Lu Olo» nos 30,82 por cento, afirmou à Lusa uma fonte oficial da CNE.
Estes números serão anunciados pela CNE segunda-feira.

O apuramento nacional fixou também a percentagem de votos válidos em 97,34.

José Ramos-Horta deve resignar do cargo de primeiro-ministro após o Conselho de Ministros de quarta-feira, antes de tomar posse como chefe de Estado, no dia 20 de Maio.

O primeiro-ministro, o governo e o Parlamento, em contacto com o partido maioritário Fretilin, procuram chegar a um «acordo político» que impeça a queda do Executivo e a formação do III Governo Constituccional por um período «de apenas sete semanas», explicou à Lusa José Ramos-Horta.

A solução proposta por José Ramos-Horta é a continuação do II Governo Constitucional sob a gestão do primeiro vice-primeiro-ministro, Estanislau da Silva.

Timor- Leste: o Golpe Continua

Tradução da Margarida:

Em [forum-loriku] - Maio 13, 2007
Estimativa assentos dos partidos no Parlamento e analise por BB


Uma reflexão de Dili, sobre o resultado das eleições Presidencisais das semanas passadas.

A estratégia de mudança de regime continua, sob alvo, conforme tem estado desde Abril de 2006.

A seguir à vitória na segunda volta de JRH, usei os números das votações na primeira volta para prever a distribuição dos lugares no Parlamento nas eleições de 30 de Junho, usando o método de Hondt, adoptado no ano passado. Deu isto:

FRETILIN 19; coligação PSD/ASDT 16; CNRT 15: PD 13; KOTA 2.

A presença doutros candidatos de partidos menores podem alterar ligeiramente isto, mas a não ser que haja uma mudança significativa de regresso à FRETILIN, as forças anti-FRETILIN podem ganhar dois terços dos lugares. Trabalhando juntas, podem então alterar a Constituição, quando chegar o período de seis anos para a revisão em 20 de Maio de 2008.

Kingsbury e outros andam por aí a enfatizar que a FRETILIN terá a maioria dos lugares – mais propaganda falsa para tapar a história real. JRH diz mesmo que foi uma vitória para a FRETILIN. Talvez JRH tente mediar uma aliança entre a FRETILIN e o CNRT, sabendo como sabe que apenas a FRETILIN tem a experiência e a capacidade para governar

A nova coligação PSD/ASDT é uma surpresa para mim – baterá o CNRT, mesmo se o CNRT segurar todos os votos em JRH na primeira volta. Significa isto o regresso dos pró-integracionistas?

A FRETILIN foi batida eleitoralmente na corrida Presidencial por uma convergência de estratégia global e de interesses petrolíferos com os interesses de uma nova classe média em ascensão, os educados, os funcionários públicos, a gente dos pequenos negócios, a ONU e os trabalhadores das ONG’s. Esta nova classe média está ansiosa para ter acesso aos benefícios do ocidente e da economia global. Não quer esperar que os 80% que trabalham na agricultura de subsistência recebam primeiro os benefícios pelo seu apoio determinado à independência, através de maior apoio a programas para a saúde, educação, infra-estruturas e segurança alimentar que a FRETILIN tinha em linha de lançamento antes do golpe. Está também seduzida pela promessa de JRH de acabar a violência. Culpa a FRETILIN pela violência em vez de culpar os verdadeiros perpetradores.

JRH oferece a esta nova classe média o mundo, em bolsas de estudo, via cafés de internet, através de investidores internacionais e peritos em governação que virão ajudá-los (a eles próprios!).

A constante conversa de redução da pobreza e de desenvolvimento rural pelo UNDP, Banco Mundial e todo o tipo de benfeitores liberais dá a quem quer o dinheiro fácil do petróleo uma cobertura por detrás da qual persigam os seus próprios interesses de classe. A igreja, entretanto, santifica tais aspirações em nome do anti-comunismo e do uso selectivo das palavras paz e justiça.

Não admira que John e Alexander estejam felizes

A luta continua.

BB

Dos Leitores

Comentário na sua mensagem "Família de Rogério Lobato quer "justiça para todos...":

O sobrinho do Lobato pôs o “dedo na ferida”

Se o tio foi condenado como “autor moral”, então significa que o tribunal deu como provado que há “autores materiais”.

“autor moral” é aquele que manda o crime, “autor material” é aquele que executa o crime.

Não há “autor moral” sem “autor material”.

Para se ser “autor moral” tem de existir crime.

É claro que o “autor material”, o Rai Lós, está protegido pelo Xanana e pelo Ramos Horta, como está o Reinado.

Por isso é improvável que o sobrinho do Lobato alguma vez venha a ver justiça para a sua família. E se se pode dizer que o Rogério é má coisa, a sua tia que e os sobrinhos que morreram carbonizados nada têm que ver com politica.

Isto tudo ainda vai acabar como no Zimbabwe do Robert Mugabe, na Angola do José Eduardo dos Santos ou pior, na Guiné do Nino. Só leva quem o poder quer que leve.

Timor- Leste: The Coup Continues

In [forum-loriku] - May 13, 2007
Estimativa assentos dos partidos no Parlamento e analise por BB


A reflection from Dili, on last weeks Presidential election result.

The strategy of regime change continues, on target, as it has done since April 2006.

Following the Round Two victory of JRH, I have used the first round voting figures to predict a distribution of Parliament seats in the June 30 election, using the new Hondt voting system, adopted last year. It came out:

FRETILIN 19; PSD/ASDT coalition 16; CNRT 15: PD 13; KOTA 2.

The presence of additional minor party candidates may alter this slightly, but unless there is a significant shift back to FRETILIN, the anti-FRETILIN forces could win two thirds of the seats. Working together, they could then alter the Constitution, when the six year Review comes up on May 20th 2008.

Kingsbury and others are out there emphasising that FRETILIN will have the most seats - more black propaganda to cover the real story. JRH even says it was a win for FRETILIN. Perhaps JRH will try to broker an alliance between FRETILIN and CNRT, knowing as he does that only FRETILIN has the experience and capacity to govern

The new PSD/ASDT coalition is the surprise for me - it will beat CNRT, even if CNRT holds all of the JRH first round vote. Is this a return of the pro-integrationists?

FRETILIN was beaten electorally in the Presidential race by a convergence of global strategic and oil interests with the interests of an aspirational new middle class, the educated, the civil servants, the small business people, the UN and NGO workers. This new middle class is anxious to access the benefits of the west and the global economy. It is unwilling to wait for the 80% who work in subsistence agriculture to first reap the benefits of their backbone support of independence, via the improved health, education, infrastructure and food security programs which FRETILIN was on track to deliver before the coup. It is also seduced by the JRH promise to end the violence. It blames FRETILIN for the violence, not than the real perpetrators.

JRH offers this new middle class the world, on scholarships, via internet cafes, through international investors and experts in governance who will come to help (themselves!).

The constant talk of poverty reduction and rural development from UNDP, the World Bank and assorted liberal do-gooders provides those who want easy oil money a cover from behind which to pursue their own class interests. The church, meanwhile, sanctifies such aspirations in the name of anti communism and a selective use of the terms peace and justice.

No wonder John and Alexander are happy

A luta continua

BB

May 13, 2007

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.