quarta-feira, setembro 26, 2007

Ex-chefe de milícia de Timor-Leste acusa a Indonésia pelas desordens de 1999

Tradução da Margarida:

26 Set 2007 09:46:27 GMT
Fonte: Reuters
Por Tito Belo

DILI, Set 26 (Reuters) – A Indonésia foi responsável pelo derramamento de sangue que rodeou a votação da independência de Timor-Leste em 1999, disse um antigo chefe de milícia pró-Jacarta à comissão criada para investigar a violência numa audição na Quarta-feira. Milícianos pró-Indonésios entraram numa fúria violenta antes e depois da votação patrocinada pela ONU que pôs fim a 24 anos de governação de Jacarta na antiga colónia Portuguesa.

A Comissão da Verdade e Amizade (CTF), que foi criada pela Indonésia e Timor-Leste para promover a reconciliação entre os dois vizinhos, está a realizar a volta final de audições esta semana em Timor-Leste para tentar estabelecer a verdade acerca do derramamento de sangue.

Jhony Marques, que foi condenado a 33 anos de prisão por um tribunal de Timor-Leste, disse que o presidente da Indonésia nessa altura, B.J. Habibie, e o seu ministro chefe da segurança General Feisal Tanjung deviam ser responsabilizados pela violência.

"Todas as políticas foram determinadas pelo governo central e pelo chefe militar em Jacarta," disse à comissão Marques, que liderou o grupo de milícia Alfa .

"Por isso as autoridades, especialmente o presidente da Indonésia e Menkopolkam (ministro chefe da segurança), devem ser responsabilizados pelos homicídios em Timor-Leste," disse. "Não é justo se nós enfrentamos a justiça mas pessoas chave que eu mencionei estão livres."

Marques disse que ordenou aos seus homens para atacarem uma caravana de freiras e um padre no distrito de Lospalos em 1999 e admitiu que estava drogado na altura.

Oito pessoas foram mortas e 300 mulheres foram assaltadas sexualmente em ataques separados pelos seus homens e outros milicianos, disse ele.

Na Terça-feira, um antigo chefe de distrito disse à comissão que antes da votação lhe tinha sido pedido por dois generais Indonésios que eram ministros do Gabinete em 1999 para montar uma milícia para defender a integração.

"Fomos convidados pelo Ministro da Informação Yunus Yosfiah e ele disse-nos que a Indonésia daria financiamento e armas aos que apoiassem a integração," disse Tomas Gonsalves.

Alegou também que o então ministro da transmigração, Abdullah Hendropriyono, que mais tarde se tornou chefe da agência nacional de informações, ofereceu dinheiro do seu ministério para financiar a criação de um grupo de milícia.

As Nações Unidas estimam que cerca de 1,000 Timorenses foram mortos quando milícias pró-Indonésias entraram numa fúria antes e depois do território ter votado a separação da governação de Jacarta.

Entidades oficiais Indonésias têm dito à comissão que apenas cerca de 100 pessoas foram mortas. As milícias, apoiadas por membros das forças armadas Indonésias, destruíram também a maioria das infraestruturas de Timor-Leste.

Críticos dizem que a comissão não tem dentes porque lhe falta o poder para punir os que concluírem ser responsáveis por abusos.

Predominantemente católico, Timor-Leste tornou-se totalmente independente em Maio 2002 depois de 2-½ anos de administração da ONU que se seguiu aos 24 anos da ocupação Indonésia.

E.Timor ex-militia chief blames Indonesia for 1999 mayhem

26 Sep 2007 09:46:27 GMT
Source: Reuters
By Tito Belo

DILI, Sept 26 (Reuters) - Indonesia was responsible for the bloodshed surrounding East Timor's independence vote in 1999, a former pro-Jakarta militia chief told a commission set up to investigate the violence at a hearing on Wednesday. Pro-Indonesian militiamen went on a violent rampage before and after the U.N.-sponsored vote that ended 24 years of Jakarta rule in the former Portuguese colony.

The Commission of Truth and Friendship (CTF), which was set up by Indonesia and East Timor to promote reconciliation between the two neighbours, is holding a final round of hearings this week in East Timor to try to establish the truth about the bloodshed.

Jhony Marques, who was sentenced to 33 years in prison by an East Timor court, said that Indonesia's president at the time, B.J. Habibie, and his chief security minister General Feisal Tanjung should be held responsible for the violence.

"All policies were made by the central government and the military chief in Jakarta," Marques, who led the Alfa militia group, told the commission.

"So the authorities, especially the Indonesian president and Menkopolkam (chief security minister), must be responsible for the murder in East Timor," he said. "It is not fair if we face justice but the key persons that I mentioned are free."

Marques said he ordered his men to attack a convoy of nuns and a priest in Lospalos district in 1999 and admitted that he was on drugs at the time.

Eight people were killed and 300 women were sexually assaulted in separate attacks by his men and other militiamen, he said.

On Tuesday, a former district chief told the commission that before the vote he had been asked by two retired Indonesian generals who were cabinet ministers in 1999 to set up a militia to defend integration.

"We were invited by Minister of Information Yunus Yosfiah and he told us that Indonesia would give funds and weapons to those who supported integration," Tomas Gonsalves said.

He also alleged that then-transmigration minister, Abdullah Hendropriyono, who later became the chief of the national intelligence agency, offered money from his ministry to fund the creation of a militia group.

The United Nations estimates about 1,000 East Timorese were killed when pro-Indonesia militias went on a rampage before and after the territory voted to break away from Jakarta rule.

Indonesian officials have told the commission that only about 100 people were killed. The militias, backed by members of the Indonesian army, also destroyed most of East Timor's infrastructure.

Critics say the commission is toothless because it lacks the power to punish those found responsible for abuses.

Predominantly Catholic East Timor became fully independent in May 2002 after 2-½ years of U.N. administration that followed 24 years of Indonesian occupation.

Funding Indonesia’s Abusive Military

In These Times
September 26, 2007

Despite numerous human rights abuses, the United States continues to pump money into the Indonesian military under the guise of the war on terror

By Ben Terrall

Share Digg del.icio.us Reddit Newsvine Counterterrorism” has become Indonesia’s latest slogan for avoiding military reform while simultaneously strengthening its apparatus of repression. In return for its loyalty in the war on terror, the Bush administration has side-stepped congressional concerns of military abuses in Indonesia.

Amnesty International observed in its 2007 country report: “The majority of human rights violations by the security forces were not investigated, and impunity for past violations persisted.” These included two cases in which the National Human Rights Commission submitted evidence in 2004 that security forces had committed crimes against humanity.

A May report from the Center for Public Integrity’s International Consortium of Investigative Journalists (ICIJ) concluded that the Indonesia military (TNI) is one of the largest recipients of post-9/11 military assistance. In fact, from 2002 to 2005, Indonesia was the largest recipient of the Pentagon’s Regional Defense Counterterrorism Fellowship Program (CTFP). The ICIJ also noted that under CTFP the TNI was receiving tutelage on “Intelligence in Combating Terrorism” and “Student Military Police Prep.”

Ed McWilliams, political counselor at the U.S. Embassy in Jakarta from 1996 to 1999, and now an independent human rights advocate, says, “While TNI impunity for abuses and corruption remain a problem throughout the archipelago, it is particularly acute in West Papua. In a real sense, the post-Suharto democratic transition never transpired in West Papua, where the military and police continue to employ terror, torture and extrajudicial killing to enforce Jakarta’s rule.”

In 1969, West Papua was incorporated into Indonesia through the threat of force. Not much has changed. On July 5, Human Rights Watch reported, “Both army troops and police units … continue to engage in indiscriminate village ‘sweeping’ operations in pursuit of suspected militants, using excessive, often brutal, and at times lethal force against civilians.”

On August 16, the Indonesian paper Cenderawasih Pos, reporting on anticipated demonstrations in West Papua calling for self-determination, quoted Col. Burhanuddin Siagian as saying that the TNI “will not hesitate to shoot on sight” pro-independence activists. In 2003, the U.N.-backed Serious Crimes Unit in East Timor issued two indictments which stated that Siagian made similar speeches threatening to kill independence supporters and was responsible for the deaths of seven Timorese men in April 1999. The group Human Rights First noted that human rights activists from Papua were threatened after meetings in early June with a visiting U.N. human rights official.

“[T]he TNI in West Papua is fueling sectarian strife by recruiting largely Muslim migrants to form paramilitaries loyal to Jakarta’s rule,” says McWilliams. “It is also creating Papuan militias along the lines of those it created to devastating effect in East Timor. As in the past throughout the archipelago, the TNI aims to generate communal tensions in West Papua as a justification for maintaining its presence and for continuing to exploit the region’s vast natural resources.”

The East Timor and Indonesia Human Rights Network (ETAN) and its allies in Congress, such as Rep. Nita Lowey (D-N.Y.) and Sen. Patrick Leahy (D-Vt.), have pushed several provisions in the new Foreign Operations Appropriations Bill (H.R. 2764). The measures require that the administration report that Indonesia has made progress in human rights and military reform before $2 million in military assistance to Jakarta is released. Though not as tough as legislation passed following a 1991 massacre in East Timor, the new language puts on record a dissent from the Bush administration’s policy of blanket support for the TNI. Still, McWilliams argues, more is needed.

“The fate of real military reform and possibly the success of the democratic transition in Indonesia depends very much on the U.S. Congress’ willingness to insist on real reform, especially to push for genuine civilian control of the military and an end to TNI impunity,” he says. “Democrats must understand that an unreformed TNI, one that— supports and has helped create fundamentalist Islamic militias inside Indonesia, cannot be a credible partner in the so-called ‘war on terror.’ The U.S. Congress should heed the voices of human rights defenders in Indonesia and refuse to bankroll TNI criminality, abuses and impunity.”

Comissão da Verdade indonésia «promove a impunidade» acusam manifestantes

Notícias Lusófonas
26.09.2007

Uma coligação de organizações e cidadãos timorenses manifestou-se hoje contra a primeira audiência pública em Timor-Leste da Comissão da Verdade e Amizade (KKP) indonésia, considerando que o actual processo "promove a impunidade".

"Só estão a promover a impunidade e a promover generais indonésios que cometeram crimes contra a humanidade", declarou o responsável do Centro de Documentação da antiga Comissão de Acolhimento, Verdade e Reconciliação timorense (CAVR), José Caetano.

A KKP foi criada entre a Indonésia e Timor-Leste para analisar os acontecimentos violentos no território em 1999.

As audiências em Díli prolongam-se por três dias, nas antigas instalações da CAVR, na Comarca de Balide, uma antiga prisão colonial associada à repressão e à tortura.

José Caetano, funcionário do secretariado técnico pós-CAVR, e outros activistas timorenses ouvidos pela Lusa criticaram o facto de o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, ter testemunhado perante a KKP à porta fechada, na segunda-feira.

José Caetano recordou que Xanana Gusmão testemunhou em público perante a CAVR, cujo mandato se estendeu de 2002 a 2005.

"Desta vez, se chamaram audiência ao seu testemunho, devia ter sido pública também. Em segundo lugar, não acredito que houvesse informação sensível que explicasse o segredo", acrescentou José Caetano.

"Deve ter sido um testemunho político", disse.

José Caetano salientou que, como membro da CAVR, ouviu "milhares de vozes das vítimas", ao longo de mais de oito mil entrevistas feitas pela Comissão timorense sobre os 24 anos de ocupação indonésia.

"Muita gente chorou neste local, que foi um sítio de tortura e sofrimento" e, por isso, José Caetano e outros activistas recusaram-se hoje a entrar na Comarca de Balide.

"Os líderes falharam com a Justiça e estão a brincar com as vítimas e com o passado", acusou também o documentarista da CAVR.

"Estão a mentir ao povo. Não reflectem sobre o passado nem sobre a História de Timor-Leste", denunciou.

"O povo contribuiu para a verdade. Os líderes não. Apenas vão para onde sopra o vento", declarou ainda José Caetano.

"Parece-me que é uma discriminação contra as vítimas" da violência, considerou Charles Scheiner, um dos responsáveis da organização timorense La'o Hamutuk.

"Xanana Gusmão escolheu testemunhar à porta fechada enquanto que as vítimas, que são as mais vulneráveis, falam sempre em público", comentou Charles Scheiner.

O responsável da La'o Hamutuk afirmou que "as audiências da KKP são completamente irrelevantes".

"A KKP não está a fazer nenhuma investigação nova, está só a usar investigações anteriores. Os testemunhos de Habibie (ex-Presidente indonésio) e Wiranto (ex-comandante das Forças Armadas Indonésias) e os outros, são mentiras. Como podem surgir revelações?", interroga Charles Scheiner.

José Caetano recordou que o relatório final da CAVR, "Chega!", entregue ao Parlamento em 2005, não teve seguimento na Justiça.

"Depois da independência, os timorenses esperavam ter Justiça. Não concordo com os líderes quando dizem que a independência é uma espécie de Justiça", disse.

"Nós precisamos de justiça, não de amnistia para os culpados na Indonésia ou em Timor-Leste", declarou José Caetano.

"Sem verdade e Justiça, não há amizade" entre os dois países, concluiu.

"É óbvio pelo seu mandato e pelo seu desempenho que a KKP não é um mecanismo credível para a procura de justiça nem sequer da verdade sobre os acontecimentos em Timor-Leste em 1999, muito menos entre 1975 e 1999", acusou, em Maio, uma coligação de mais de 30 organizações timorenses e internacionais.

"Desde a sua criação, a KKP tem muitos problemas, incluindo falta de legitimidade, ausência de qualquer método claro para análise de provas existentes sobre a violência de 1999, sérias deficiências nas audiências públicas, falta de transparência e clareza", acusou a carta aberta, assinada por várias das organizações que hoje se manifestaram na Comarca de Balide.

Sócrates leva Timor às Nações Unidas

TVI
2007-09-25 19:34
Assembleia-Geral da ONU

O presidente da UE diz ainda que a Europa está preparada para assumir responsabilidades no Kosovo.

José Sócrates, presidente em exercício da União Europeia (UE) frisou, esta terça-feira, que a União Europeia está preparada para assumir responsabilidades no Kosovo e pediu mais meios para as missões das Nações Unidas. Bruxelas quer ainda a erradicação da pobreza e a consolidação de Timor-Leste.

Discursando perante a 62ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, na qualidade de presidente em exercício da UE, Sócrates abordou as principais questões da agenda da política externa europeia.

De acordo com a Agência Lusa, o Primeiro-ministro português referiu-se a prioridades da presidência, como a cimeira UE/África e o processo de autonomia do Kosovo.

Ao longo de 13 páginas, o chefe do Governo português defendeu o primado do Direito internacional, do multilateralismo e das Nações Unidas para a resolução das grandes questões globais, de carácter ambiental ou político.

Em relação à erradicação da pobreza, Sócrates manifestou apoio a missões das Nações Unidas e da União Africana em palcos como o Dafur, no Chade Oriental e no norte da República Centro Africana. Em relação ao diferendo no Kosovo, o presidente em exercício da UE preconizou uma solução «política abrangente, democrática e multi-étnica».

Sócrates deixou ainda mensagens em defesa de um tratado internacional contra a proliferação de armas e de uma convenção global contra o terrorismo.

O Primeiro-ministro pediu o apoio da comunidade internacional à consolidação de Timor-Leste enquanto Nação, «para que a paz não se confunda com o período entre duas guerras».

Dos Leitores

Comentário na sua mensagem "Dos Leitores":

Este comentário acima é profundamente violador da verdade dos factos. Rogério Lobato nunca em tempo algum tentou sair do país durante o processo judicial.

Quem escreveu só pode estar toldado pela impotência desumana de quem reflecte estar ressabiado.

Rogério Lobato só pecou por ser aquilo que sempre foi: impulsivo e ingénuo o quanto baste.

Rogério Lobato está doente, muito doente. Só quem tem mau fundo poderá acusar este cidadão timorense de pretender fugir à justiça. Aliás, Rogério Lobato poderia ter feito simplesmente aquilo que os protegidos de XG e RH fizeram: fugir da prisão. Hoje estaria em posição negocial? Não não estaria pois nunca serviu os interesses do seu compadre RH e jamais se ofereceu ao australianos.

Rogério poderia ter simplesmente ter feito o mesmo de Reinado e não o fez!

Poderia, Rogério Lobato, ter agido como Railós e Paulo Fátima Martins. Não o fez!

Rogério Lobato poderia tudo, mas não o quis! Hoje, depois de um golpe de Estado mal disfarçado, é dos poucos cidadãos exemplares de Timor-Leste. Já RH e XG não poderão dizer o mesmo.

Já agora, a actual ministra da Justiça, aquela que no estrangeiro se intitulava de presidente da Associação dos Advogados Timoresenses e da Ordem dos Advogados, foi uma das principais finaciadoras das bastas tentativas de criar instabilidade no país ao tenpo do primeiro governo constitucional.

Macau, através de célebres UDT's ali ainda residentes, e de outros bem abastados, tem a prova de como essa senhora, hoje ministra, ali pedia dinheiro para financiar manifestações em troca de "uma Nova Ordem" que traria benefícios a quem desse uma ajudinha financeira.

Em suma, ou em resumo: não há verdade que se esconda quando tem como capa a mentira!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.