terça-feira, julho 25, 2006

Sejamos justos

A Lusa fez uma boa cobertura hoje. Só é pena que ainda não tenha dado o desfecho, com a chegada de um pelotão a casa do Reinado, para sua protecção.

.

A melhor do dia

De um leitor:

Volta Mari que estás perdoado!!!


.

De um leitor

É por estas e por outras que os timorenses só confiam na GNR.

Obrigado por terem vindo e mostrarem a vossa coragem e profissionalismo ao contrário dos militares australianos que não nos protegem.

.

GNR cumpre

Haja alguém que cumpre a Lei neste país.

Ao contrário das forças australianas que passam o tempo com conferências de imprensa a dizer que fazem e acontecem, e que continuam a proteger os criminosos à porta de casa. a GNR cumpre a Lei.

Por acaso, a GNR estava lá, senão tudo isto não tinha acontecido.

E por acaso não fez o que o Procurador-Geral queria, que deixassem tudo como estava e saissem de lá de mansinho, sem mexer em nada.

Bravos...


.

Upsss... Tinha lá umas "esquecidas"

Rai Los vai entregar "mais" armas amanhã, apesar da fanfarra da entrega de armas em Liquiça no outro dia.

Não vá a GNR aparecer por acaso...


.

Dos leitores

Estamos perante uma situação em que, de novo, se verifica o atropelo total da legalidade já edificada em Timor-Leste no processo de construção do Estado.

No entanto, ainda vêm pessoas sectariamente comentar mesquinhices quando se vive um processo sério de desestruturação do Estado de Timor-Leste, de abuso do poder, de autocracia e desrespeito institucional!

Estamos a testemunhar mais um passo gravíssimo, dado pelo PR, de controlo do sistema judicial e de desrespeito pelas instituições judiciais.

Se for confirmada a informação de que 'os mecanismos judiciais indispensáveis para efectuar as buscas a essas três residências "foram congelados por decisão superior"' estamos perante o total atropelo legal e controlo pelo PR!

Há algum tempo atrás alguém perguntava neste Blog: até onde irá o PR?

Estamos a testemunhar mais um passo desse caminho que o PR optou por trilhar, em nome de uma dita "reconciliação" que obriga os deslocados a permanecerem em campos por medo de regressar aos bairros para iniciarem a reconstrução das suas vidas.

Se é esta a via que o PR escolhe de "reconciliação" com assassinos e pessoas que cometeram crimes e continuam (continuarão??!!) impunes, negligenciando o que vive neste momento a maioria da população (pelo menos) de Díli, então, apenas se pode dizer:

RECONCILIAÇÃO NÃO, OBRIGADO!

Qual será o passo seguinte?

Resposta: a reintegração dos assassinos e criminosos na Força de Defesa de Timor-Leste!

Então será a guerra!

Porque, felizmente ainda existem Homens em Timor-Leste com sentido de Estado, fiéis à Constituição e dispostos a servir a Pátria e a defender a Constituição dos ataques que o próprio Chefe de Estado desfere!
...

One can only presume that Xanana is scared of Reinado! Chances are if Reinado is taken to jail, he will bring down Xanana with him and all the secret will be revealed.
...

Infelizmente Xanana está criar um país sem lei ou, ainda melhor, servindo a lei para a protecção dos criminosos. Ainda o Presidente de República é presidente de todos os cidadãos ou apenas de certa categoria de cidadãos?
...

Caro Malai Azul,

Disse República das Bananas? Ou queria dizer República das Xananas?

...

Já agora, o Presidente de República podia ser mais justo e distribuir casas para todos rebeldes e criminosos de Timor-Leste!

...

"300 armas escondidas em Díli e mais 600 fora de Díli." Este vândalo tem 900 armas em seu poder e ainda não está preso? 900 armas? Só podem ser as que foram roubadas à PNTL, ou não? E há ainda quem duvide que o que estava em curso era mesmo muitíssimo sério? E há ainda quem duvide do papel do Xanana nesta tragédia?

.

Esqueceu-se de telefonar...

Ramos-Horta Offers Weapons Amnesty
AHN
July 22, 2006 3:00 p.m. EST
Komfie Manalo - All Headline News Foreign Correspondent

Dili, East Timor (AHN) - Prime Minister Jose Ramos-Horta of East Timor is offering a weapons amnesty to all Timorese resident in the aim of preventing communal violence which killed 21 people and displaced 150,000 two months ago.

Ramos-Horta warned that anyone who will be caught in possession of weapons will be arrested and detained as he offered his telephone number and the number of President Xanana Gusmao which he said the public can call to turn in their arms.

He said, "Once again, I am urging those who still hide weapons at home, if you are afraid to turn them in, you can dial my telephone, or call the (Australia-led) international forces, or call the president.. Do not store them at your homes, it's illegal."

According to Yahoo News, the country's prosecutor general Longuinhos Monteiro would also take weapons from residents. Those who will voluntarily turn in their weapons will not be punished Ramos-Horta said.

The Nobel laureate adds, "If the international forces and international police find weapons carried on the streets, stored inside cars and homes, those who keep them will be taken to detention center."

The capital Dili was gripped by violence in May prompting the deployment of 2,200 foreign peacekeepers. He said, "We can guarantee that situation in every part (of Dili) has been normalized."

.

Voluntário por acaso e à força...

Reinado entrega armas fora do prazo, afirma que foi acto voluntário

Díli, 25 Jul (Lusa) - O major Alfredo Reinado entregou hoje à GNR nove pistolas, carregadores de munições de espingardas automáticas, granadas e fardas militares, depois de ter sido surpreendido por militares portugueses com este material numa casa que ocupou em Díli.

As autoridades timorenses e as forças militares e policiais internacionais estacionadas em Timor-Leste estabeleceram até às 14:00 de segunda-feira o prazo para a devolução voluntária de material de guerra, a partir do qual quem fosse apanhado com armas seria detido.

Segundo o capitão Gonçalo Carvalho, comandante operacional da Guarda Nacional Republicana, o material de guerra foi descoberto na sequência de uma operação policial, depois de uma queixa de ocupação da casa de um cidadão português.

A GNR recebeu a informação que a residência de um português tinha sido ocupada por um grupo de indivíduos, pelo que a GNR se deslocou ao local e verificou a casa estava efectivamente ocupada.

"Ao entrarmos na casa, com autorização de quem lá vive, deparámos com o grupo do major Alfredo Reinado, que estava no interior, e onde há primeira vista havia algumas munições e material militar", disse o capitão Carvalho.

Contactado o Procurador-Geral da República para a emissão de mandados de busca a mais duas casas, igualmente habitadas por elementos do grupo do major Reinado, iniciou-se um longo processo que se prolongou por sete horas e foi marcado por inúmeras reuniões.

A Lusa testemunhou que em determinado momento chegaram a estar a falar com o major Reinado, além dos oficiais da GNR e militares e polícias australianos, o Procurador-Geral da República, Longuinhos Monteiro, o Procurador Adjunto, Luís Mota Carmo, o vice-ministro do Interior, José Agostinho Sequeira "Somotxo" e o segundo comandante da Polícia Nacional, Ismael Babo.

Alfredo Reinado abandonou no início de Maio a cadeia de comando das forças armadas timorenses e foi um dos principais intervenientes na crise político-militar que levou as autoridades de Timor-Leste a pedir ajuda externa - à Austrália, Malásia, Nova Zelândia e Portugal - para tentar ultrapassar a situação de instabilidade e violência no país, que levou à demissão do antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri.

Aquele militar foi o primeiro a devolver as armas no âmbito de um processo de desarmamento entre as partes beligerantes na crise timorense e, agora, foi também o primeiro apanhado com armamento depois de ter expirado o prazo para a sua entrega, sem que tenha sido detido.

Segundo o capitão Carvalho, após algumas reuniões, que incluíram uma ida à Presidência da República do PGR, do Procurador Adjunto e do vice-ministro do Interior, "ficou decidido que eles (os elementos do grupo de Reinado) tinham de entregar as armas e manterem- se em casa durante as próximas horas, até haver uma decisão sobre a sua situação".

Ao fim de sete horas, decorriam ainda as buscas, tendo voluntariamente sido entregues à GNR nove pistolas 9 milímetros, mais de 50 carregadores de espingardas automáticas e pistolas, granadas defensivas, granadas de fumos, e diverso equipamento militar, incluindo fardas.

Fonte judicial disse à Lusa que o major Alfredo Reinado e os seus homens iriam permanecer no local, sob guarda de militares australianos.

A operação decorreu a 10 metros da porta de armas do Quartel- General das forças militares australianas.
EL.

Só para alguns...


Prazo para entrega de armas terminou
DN, 25 de Julho de 2004

Terminou ontem o prazo estabelecido para a entrega voluntária de armas em Timor-Leste. A partir de agora, qualquer pessoa, designadamente civis, que for surpreendido na posse de qualquer arma será detido.

A revelação foi ontem feita pelo comandante das tropas australianas em território timorense, brigadeiro-general Mick Slater, que presidiu a uma cerimónia que decorreu em Díli e onde foram mostradas algumas das armas apreendidas até ao momento.

Entre o material militar voluntariamente entregue figuram, ao que tudo indica, muitas das armas que se encontravam atribuídas a agentes da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL), com destaque para uma shotgun, nove armas automáticas e 43 pistolas, além de granadas e de várias munições.

Sendo que, neste momento, ninguém sabe quantas armas é que desapareceram dos paióis da PNTL que foram assaltados no final de Abril, desconhecendo-se igualmente se parte das armas já recuperadas pelas autoridades ou pelas forças internacionais faziam, ou não, parte desse espólio.

Razão pela qual Mick Slater já afirmou que as forças militares e policiais da Austrália, Malásia, Nova Zelândia e Portugal, que integram o contingente internacional que se encontra em Timor-Leste vão, nos próximos dez dias, conferir os registos relativos às mais de mil armas recolhidas desde o final de Maio, tentando, assim, perceber o tipo de armamento que ainda se encontra em parte incerta.

No final deste período, os cerca de 600 efectivos da polícia internacional alargarão, então, o período de patrulhamento e de controlo da ordem pública na capital timorense durante as 24 horas do dia.

Neste momento, essas patrulhas decorrem apenas entre as 70 e as 23:00. Fora deste período, os casos que poderão ser objecto de uma intervenção têm de ser avaliados individualmente, cabendo depois às três esquadras em funções - Comoro, Díli Central e Bécora - decidir se actuam ou não.

Já completo está, entretanto, o processo de registo e de controlo de armas que se encontram atribuídas às Falintil-Forças de Defesa de Timor- Leste, tendo sido detectada, de acordo com o brigadeiro-general Mick Slater, "a falta de menos de uma dúzia de armas".

O que, em termos práticos, demonstra o grau de disciplina da estrutura liderada por Taur Matan Ruak durante a crise timorense.

http://dn.sapo.pt/2006/07/25/internacional/prazo_para_entrega_armas_terminou.html

.

Reinado tem documento assinado pelo PR Xanana

Reinado tem um documento assinado pelo PR Xanana Gusmão que diz lhe dar "carta branca" e que está em Díli para ajudar a resolver a crise e que não é um criminoso.

.

Pelotão australiano "detem" ou "protege" Reinado?

Depois de sairem os procuradores da casa onde se encontra Reinado, chegou um pelotão de militares australianos que disse a Reinado que este se encontrava "detido" por motivos de "segurança".

Por ordens do General Slater.


.

Vai uma aposta?

O PR vai dizer que não existe problema nenhum, que estava em negociações com o Reinado, que ele lhe garantiu que entregaria as armas, mais tarde ou mais cedo (não interessa o fim do prazo ter acabado ontem, para todas as outras pessoas).

Pelo menos foi isso que disse ao Procurador-Geral. O Reinado NÃO pode ser preso.


E qual o problema? Ainda alguém achava que isto é uma democracia constitucional?


QUEM TEM MEDO QUE O REINADO FALE?
Não perca o próximo episódio da Novela Banana Far Oeste!
.







.

Alfredo "entrega" armas, granadas e munições

Alfredo Reinado "entregou" várias pistolas, 50 carregadores, granadas defensivas e de fumo, que se encontravam nas três casas.

Disse ainda ter cerca de 300 armas escondidas em Díli e mais 600 fora de Díli.

.

Mas qual impasse?

Intervenção Xanana na descoberta material guerra pode ser decisiva

Díli, 25 Jul (Lusa) - A intervenção do presidente Xanana Gusmão no incidente suscitado hoje em Díli com a descoberta de material de guerra na posse do oficial rebelde Major Reinaldo poderá ser decisiva para a resolução do caso, disse à Lusa fonte judicial.

A descoberta das munições ocorreu menos de 24 horas após ter terminado o prazo para a devolução voluntária de material de guerra, no âmbito do processo de reforço da ordem pública em Díli.

O comandante da força militar australiana, o brigadeiro Mick Slater, anunciou segunda-feira, em Díli, que todas as pessoas que fossem surpreendidas com material de guerra seriam detidas.

Segundo a lei, Alfredo Reinado teria de ser detido, embora até agora, quatro horas depois da descoberta do material de guerra, tal não tenha acontecido.

O caso arrasta-se desde cerca das 11:00 de Díli (03:00 em Lisboa) quando efectivos da GNR acorreram a uma casa em frente do quartel-general das forças militares australianas, para resolver um banal caso de ocupação ilícita de uma residência.

A casa pertence a um cidadão português que se encontra presentemente em Lisboa, mas foi ocupada segunda-feira pelo oficial rebelde major Alfredo Reinaldo, que no início de Maio abandonou a cadeia de comando das forças armadas timorenses.

Quando interpelado pela GNR sobre a ocupação da residência, o major Reinaldo alegou que tinha recebido indicação do presidente Xanana Gusmão para ficar acantonado numa casa de fronte do quartel- general das forças militares australianas.

O major Alfredo Reinaldo, que está acompanhado por vários homens sob o seu comando, além de ter ficado na casa que foi indicada por Xanana Gusmão ocupou outras duas, tendo sido numa dessas que foram encontradas as munições.

Ao entrar na residência a GNR deparou-se com um número indeterminado de munições de vários calibres, uma violação das directivas emanadas das autoridades timorenses e das forças militares e policiais internacionais estacionadas em Timor-Leste, segundo as quais qualquer individuo que fosse apanhado na posse de material de guerra seria detido a partir das 14:00 de segunda-feira.

Neste momento, o Procurador-geral da República, Longuinhos Monteiro, o Procurador-adjunto, Luís Mota Carmo, e o vice-ministro do interior, José Agostinho Sequeira "somotxo", estão reunidos na Presidência da República com Xanana Gusmão para desbloquear o impasse.

O impasse é a eventual detenção para interrogatório do major Alfredo Reinaldo, que terá explicar por que razão tem munições em seu poder.

EL.


Próximo episódio da República das Bananas. Quem tem medo que ele fale?


.

Habemos mesmo?!

De um leitor:

Habemos ley!!!!!
(Artigo 218 do CPP - Detencao em flagrante delito)

O Código de Processo Penal de Timor, assim como qualquer código de país democrático do mundo, traz a previsão da prisão em flagrante delito. A tal prisão em flagrante delito pode ser feita a um individuo que eh surpreendido ao cometer um crime ou logo depois de comete-lo (artigo 219 do CPP).

Quem pode prender uma pessoa em flagrante delito? Qualquer autoridade policial deve prender em flagrante delito (artigo 218, n. 1), ou qualquer pessoa que presenciar o crime pode faze-lo (artigo 218, n.2).

(Artigo 220 do CPP - Detenção fora de flagrante delito)

A detenção de uma pessoa pode ser decretada, também, fora dos casos de flagrante delito.

E quando pode haver essa espécie de detenção? Quando existem evidências de que a pessoa praticou um crime doloso, de que ela está prestes a fugir da acção da justiça. Essa detenção, sem ser em flagrante delito, sempre depende de mandado do juiz, mas, em carácter excepcional, se houver urgência e perigo na demora da ordem, o Ministério Publico e as autoridades de polícia podem determinar a detenção (artigo 220 do CPP). Atenção, nos dois casos, detenção em caso de flagrante ou não, o suspeito devera ser apresentado ao juiz, no prazo de 72 horas, o qual verificara os fatos e determinara a prisão preventiva do suspeito ou o manterá em liberdade, enquanto se processam as investigações e dá-se seguimento ao processo judicial. (artigos 217e 222 do CPP)

É isto! Basta conhecer e cumprir.

.

Há bocado...




.

E se ele é preso e fala?...

E se ele, a quem foi prometida imunidade, afinal vai preso. E ... fala?

.

Upsss...

De um leitor:

Segundo comentários perto do local, foi o Xanana que mandou entregar a casa a esse rebelde....E o carro da embaixada americana o que é que está lá a fazer?


NOTA:

Temos filme que prova presença do carro, com matrícula diplomática da embaixada americana...

Estado de direito? "Far Oeste"!



1. Existia um mandato de captura contra Alfredo Reinado.

2. Das três casas onde estavam alojados, Reinado e o seu grupo, duas foram-lhe entregues pelo Presidente da República e pelos australianos (segundo Reinado) e a outra ao lado, ocuparam-na. Nesta foram encontradas munições.

3. Alfredo Reinado foi surpreendido pela GNR armado.

4. Presidente da República pressiona (com sucesso) o Procurador-Geral da República para que não sejam emitidos mandatos de busca às casas.

5. Comando australiano tenta "dar ordens" à GNR para abandonar local. GNR não abandona local.

6. Chegam jornalistas e cameras de televisão.

7. Primeiro-Ministro interino, Estanislau da Silva e Presidente do Parlamento tomam conhecimento da situação.

8. Vice-Ministro do Interior e os Procuradores encontram-se neste momento na Presidência da República.



WHAT'S NEXT? Não perca os próximos episódios do Banana Far Oeste...


.

Algures na Republica das Bananas...

- Vocês devem estar parvos, ou quê? Esta casa casa deu-me o Presidente. E esta outra os australianos!

- As armas?! São minhas, porquê?

.

Vergonha na República das Bananas. Que lata!

Descoberta de material de guerra torna-se incidente insolúvel

Díli, 25 Jul (Lusa) - A descoberta hoje, em Díli, de material de guerra na posse de um oficial rebelde tornou-se num incidente até agora sem solução, disse à Lusa uma fonte ligada ao processo.

A GNR encontrou hoje uma quantidade indeterminada de munições numa casa em Díli onde vive há algumas semanas o major rebelde Alfredo Reinado. As munições foram detectadas durante uma operação policial de rotina, n uma casa que fica a 10 metros do Quartel-general das forças militares australianas.

A GNR esteve na casa onde vive Alfredo Reinado na sequência de uma denú ncia do legítimo dono da mesma, que se terá queixado à GNR de que a casa estava ocupada sem seu consentimento.

Perante a descoberta das munições a GNR fez um auto de notícia e solicitou mandatos de busca a essa e a outras duas casas, uma delas cedida a Alfredo Reinado pela própria Presidência da República.

Agora, segundo a fonte ligada ao caso, que pediu para não ser identificada, os mecanismos judiciais indispensáveis para efectuar as buscas a essas três residências "foram congelados por decisão superior".

Segundo a lei, Alfredo Reinado teria de ser detido, embora até agora, quatro horas depois da descoberta do material de guerra, tal não tenha acontecido .

A descoberta das munições ocorreu menos de 24 horas após ter terminado o prazo para a devolução voluntária de material de guerra, no âmbito do processo de reforço da ordem pública em Díli.

O major Alfredo Reinado abandonou, no início de Maio, a cadeia de coman do das Forças Armadas timorenses, e foi um dos principais intervenientes da crise politico-militar que levou a que o governo tivesse de pedir ajuda externa para resolver a situação de instabilidade, e em última análise à demissão do antigo primeiro-ministro.

Alfredo Reinado foi também o primeiro dos militares rebeldes a entregar material de guerra que estava na sua posse, correspondendo a uma iniciativa pa rocinada pelo Presidente timorense, Xanana Gusmão.

A descoberta das munições em poder de Alfredo Reinado, que vive há algumas semanas em Díli, configura a violação de uma ordem das autoridades timorense s e das forças militares e policiais internacionais.

O comandante da força militar australiana, o brigadeiro Mick Slater, anunciou segunda-feira, em Díli, que todas as pessoas que fossem surpreendidas com material de guerra seriam detidas.

A mesma posição foi sublinhada hoje de manhã pelo ministro do Interior, Alcino Barris.

EL/FP.

Alfredo Reinado tem um mandato de captura há mais de um mês

O mandato de captura emitido em nome do Major Alfredo Reinado foi emitido há mais de um mês.

.

Explicações australianas, já!

Relato:

Um português dirigiu-se a casa de um amigo que não está para pagar o salário do segurança. Encontrou a casa cheia de gente desconhecida e chamou a GNR.

Quando a GNR estava a esclarecer a situação com os presentes, chegou o Major Alfredo Reinado armado, e acompanhado por alguns timorenses também armados.

De uma forma agressiva disse que a casa era dele, que lhe tinha sido entregue pelos militares australianos e que queria que saissem todos dali.

À vista de todos encontravam-se diversas munições de armas de guerra.

.

Porque é que PR e Longuinhos travam mandatos de busca?

O Procurador-Geral da República, Longuinhos Monteiro, pressionado pelo Presidente da República do qual diz "aguardar ordens", segundo fontes próximas, recusa-se a agir de acordo para a emissão de um mandato de busca, ou de um mandato de captura.

Alfredo Reinado encontra-se na casa que ocupou a um cidadão português, nas "barbas" do comando australiano, isto é, à porta do heliporto, onde estão presentes elementos das forças internacionais, GNR, polícia e militares australianos e malaios.

O comando australiano terá transmitido à GNR para sair do local.

Junto À casa estava também um carro da embaixada americana.

Encontradas munições em casa de major rebelde

Díli, 25 Jul (Lusa) - A GNR encontrou hoje uma quantidade indeterminada de munições numa casa em Díli onde vive há algumas semanas o major rebelde Alfredo Reinado, disse à Lusa fonte policial.

As munições, disse a fonte, foram detectadas durante uma operação policial de rotina, numa casa que fica a 10 metros do Quartel-general das forças militar es australianas.

A descoberta das munições ocorreu menos de 24 horas após ter terminado o prazo para a devolução voluntária de material de guerra, no âmbito do processo de reforço da ordem pública em Díli.

O major Alfredo Reinado abandonou, no início de Maio, a cadeia de comando das Forças Armadas timorenses, e foi um dos principais intervenientes da crise p olitico-militar que levou a que o governo tivesse de pedir ajuda externa para re solver a situação de instabilidade, e em última análise à demissão do antigo pri meiro-ministro.

Alfredo Reinado foi também o primeiro dos militares rebeldes a entregar ma terial de guerra que estava na sua posse, correspondendo a uma iniciativa patrocinada pelo Presidente timorense, Xanana Gusmão.

A descoberta das munições em poder de Alfredo Reinado, que vive há algumas semanas em Díli, configura a violação de uma ordem das autoridades timorenses e das forças militares e policiais internacionais.

O comandante da força militar australiana, o brigadeiro Mick Slater, anunc iou segunda-feira, em Díli, que todas as pessoas que fossem surpreendidas com ma terial de guerra seriam detidas.

A mesma posição foi sublinhada hoje de manhã pelo ministro do Interior, Alcino Barris.

Cerca de três horas após a descoberta das munições, efectivos da GNR e da polícia e militares australianos continuavam a conferenciar no interior da casa onde está o major.

EL/FP.

Começou reunião da ASEAN, com críticas a Israel

Kuala Lumpur, 25 Jul (Lusa) - Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) começaram hoje na Malásia a 3 9ª reunião anual, dominada pela repressão na Birmânia, a questão nuclear norte-c oreana e a crise no Médio Oriente.

Os chefes da diplomacia dos dez países membros deverão, uma vez mais, discutir o "dossier Birmânia" e as acções a adoptar em relação a este Estado memb ro que tem uma imagem desastrosa em questões de direitos humanos. Sexta-feira inicia-se o Fórum Regional da ASEAN, ARF, uma plataforma de diálogo dedicada à segurança.

A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, participa nesta reunião.

Na reunião da ASEAN os ministros vão discutir também o desenvolvimento das iniciativas aprovadas pelos chefes de Estado e de Governo dos países membros no sentido de que a região seja, em 2020, um mercado comum sem desequilíbrios e conómicos.

Hoje, na sessão de abertura, o primeiro-ministro malaio, Abdullah Badaw i, condenou a violência israelita no Líbano e na Faixa de Gaza e pediu à ASEAN q ue adopte uma condenação conjunta.

"Creio que a ASEAN deve fazer ouvir, alto e claro, que não podemos cont inuar a tolerar que Israel subjugue e reprima o povo palestino", afirmou o chefe do governo da Malásia.

Abdullah Badawi, que ocupa a presidência rotativa da Organização da Conferência Islâmica (OCI), instou os 10 membros da ASEAN a condenar em termos duros "as excessivas represálias de Israel contra o Líbano".

"O que se passa põe a nu a falta de eficácia da diplomacia internaciona l. Mas a comunidade internacional não pode continuar a ignorar as suas responsabilidades em encontrar uma solução justa e duradoura", afirmou.

O primeiro-ministro de Timor-Leste, José Ramos-Horta, apresentará na reunião anual da ASEAN o pedido forma de adesão do país à Associação.

A apresentação formal do pedido de adesão, um processo que deverá prolongar-se por pelo menos cinco anos, será feita no decorrer da 13ª Conferência Ministerial do Fórum Regional da ASEAN (AFR), de que Timor-Leste é já membro desde 29 de Julho de 2005.

O ARF é um organismo formado há 11 anos com o objectivo de consolidar a cooperação regional, a estabilidade e a paz entre os 10 países que integram a A SEAN e outros 14 membros (Austrália, Canadá, China, Coreia do Norte, Coreia do S ul, Estados Unidos, Índia, Japão, Mongólia, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Paq uistão, Rússia e a União Europeia).

Integram a ASEAN a Birmânia, Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Lao s, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietname.

FP.

Sobre o trabalho dos assessores do PR para a oposição

Sobre este post.


De um leitor:

Caríssimos,

O que me parece mais relevante assinalar é que:

1. Existe um princípio de separação de poderes (PSP) que todas as constituições democráticas do Mundo pretendem respeitar.

2. Se a história em causa for verdadeira, tal será, no mínimo, grosseira violação do princípio referido em 1.

3. Eu compreendo que o PR Xanana não tenha capacidade para perceber a gravidade de tal actuação.

4. Mas é inaceitável que um assessor jurídico aceite fazer o frete aos partidos da oposição.

5. Qualquer jurista no Mundo sabe o que é o PSP, o que foi necessário para ser conquistado, o relevo crucial para a democracia, etc.

6. Exigem-se consequências, designadamente da parte dos dadores que sustentam a actuação dos senhores acima referidos e que estão a patrocinar um rude golpe nos mais elementares princípios constitucionais.

Nota adicional: isto faz recordar também a actuação presidencial no referente ao Código Penal.

Será que não aprenderam?

.

Conspiração

João Paulo Guerra, Diário Económico, 24/07/04

Quando começou a ser contestado como primeiro-ministro de Timor-Leste, Mari Alkatiri era acusado de ter mau feitio.

Os seus detractores, no entanto, não deixavam de lhe reconhecer qualidades de seriedade e honestidade. Alkatiri saiu do poder pelo seu pé, para evitar confrontos institucionais de dimensões e consequências imprevisíveis e, menos de um mês depois, foi constituído arguido num processo por “associação criminosa, posse ilegal de armas, conspiração e tentativa de revolução”.

A acusação contra Alkatiri tem por base um programa de televisão da Austrália e afirmações aí produzidas por um figurante. Segundo o guião do programa ‘Four Corners’, Alkatiri teria distribuído 30 armas por civis, militantes da Fretilin, com o fim de constituir “esquadrões da morte” em Timor. De acordo com o Diário de Notícias, nas declarações do denunciante para o inquérito judicial o número de armas já baixou para 11. Mas os rumores vão fazendo fé e prestando testemunho.

Mari Alkatiri já foi interrogado na qualidade de arguido e certamente não terá dito algo de substancialmente diferente do que declarara anteriormente em entrevista ao Expresso. Que “não havia, nem há” armas nas mãos de militantes da Fretilin, que o que se desenvolveu em Timor-Leste foi um “golpe de Estado” e que “na raiz do conflito está o petróleo”.

A substituição de Mari Alkatiri no cargo de primeiro-ministro abriu em Timor-Leste um novo ciclo político que tem por horizonte a realização de eleições agendada para os primeiros meses de 2007. E dá ideia que a campanha eleitoral já começou. Se de facto houve um “golpe” com “raiz” no petróleo, que jeito daria aos “golpistas” - de dentro e de fora - ter Mari Alkatiri nas eleições enredado num processo por “associação criminosa, posse ilegal de armas, conspiração e tentativa de revolução”.

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/opinion/columnistas/pt/desarrollo/673976.html

East Timor to join ASEAN East Timor

24/07/2006 22:29:16 AEST

East Timor is set to become the 11th member of the Association of Southeast Asian Nations (ASEAN).

The world's newest country is set to join the regional grouping within the next five years.

Prime Minister Jose Ramos Horta says he will propose the five-year timetable in talks with ASEAN foreign ministers in Kuala Lumpur, Malaysia this week.

Malaysian Foreign Minister Syed Hamid, who is chairing the meeting, is confident the move will happen.

"We are willing for them to come in," he said.

ASEAN currently groups Indonesia, Malaysia, Singapore, the Philippines, Thailand, Brunei, Cambodia, Laos, Burma, and Vietnam.

ABC Asia Pacific TV / Radio Australia

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.