terça-feira, julho 25, 2006

Encontradas munições em casa de major rebelde

Díli, 25 Jul (Lusa) - A GNR encontrou hoje uma quantidade indeterminada de munições numa casa em Díli onde vive há algumas semanas o major rebelde Alfredo Reinado, disse à Lusa fonte policial.

As munições, disse a fonte, foram detectadas durante uma operação policial de rotina, numa casa que fica a 10 metros do Quartel-general das forças militar es australianas.

A descoberta das munições ocorreu menos de 24 horas após ter terminado o prazo para a devolução voluntária de material de guerra, no âmbito do processo de reforço da ordem pública em Díli.

O major Alfredo Reinado abandonou, no início de Maio, a cadeia de comando das Forças Armadas timorenses, e foi um dos principais intervenientes da crise p olitico-militar que levou a que o governo tivesse de pedir ajuda externa para re solver a situação de instabilidade, e em última análise à demissão do antigo pri meiro-ministro.

Alfredo Reinado foi também o primeiro dos militares rebeldes a entregar ma terial de guerra que estava na sua posse, correspondendo a uma iniciativa patrocinada pelo Presidente timorense, Xanana Gusmão.

A descoberta das munições em poder de Alfredo Reinado, que vive há algumas semanas em Díli, configura a violação de uma ordem das autoridades timorenses e das forças militares e policiais internacionais.

O comandante da força militar australiana, o brigadeiro Mick Slater, anunc iou segunda-feira, em Díli, que todas as pessoas que fossem surpreendidas com ma terial de guerra seriam detidas.

A mesma posição foi sublinhada hoje de manhã pelo ministro do Interior, Alcino Barris.

Cerca de três horas após a descoberta das munições, efectivos da GNR e da polícia e militares australianos continuavam a conferenciar no interior da casa onde está o major.

EL/FP.

1 comentário:

Anónimo disse...

ja duas vezes este texto e ainda nao consegui encontrar a parte onde diz que o Sr. Reinaldo ja fora detido...sera ele detido???

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.