sábado, fevereiro 17, 2007

Comício da FRETILIN em Gleno

Hoje realizou-se em Gleno um comício da FRETILIN marcado por várias provocações aos manifestantes sem que estes tenham reagido.

Um grupo de homens de Alfredo Reinado que seguia num camião IVECO da Polícia Militar (um dos com que Alfredo Reinado desertou) parou na estrada à chegada a Gleno para provocar e insultar a caravana em que seguia Mari Alkatiri com os militantes e simpatizantes da FRETILIN.





Pelo menos dois deles, que fugiram quando a GNR chegou ao local, estavam armados com pistolas e fizeram disparos.

.

Amanhã, Sábado dia 16, comício da FRETILIN em Gleno

Amanhã de manhã vai realizar-se um comício no Estádio de Gleno, com a presença de Mari Alkatiri e Francisco Lu'Olo.

.

Emergency grant aid for the presidential and parliamentary elections in Timor-Leste

Source: Government of Japan

Date: 16 Feb 2007

The Government of Japan decided on February 16 (Fri) to provide emergency grant aid of 723,855 US dollars through the United Nations Development Programme (UNDP) to support the presidential and parliamentary elections to be held in Timor-Leste.

Japan has been extending assistance proactively to Timor-Leste for the consolidation of peace and its nation-building efforts, under the recognition that stability and development in Timor-Leste are extremely important for the peace and stability of the Asia-Pacific region. The upcoming elections will be the first to be held by the Government of Timor-Leste. As Japan recognizes these elections to be important as a touchstone for the success of its nation-building, it has decided to extend emergency grant aid to support the smooth implementation of the elections.

This assistance focuses on the wide range of support for the organizations which will be in charge of the electoral administration, such as voter registration, setting up of voting stations, and ballot counting, and the support for the training for the media and the political parties of Timor-Leste to play their appropriate roles, from the view point of supporting the democratic implementation of the elections.
.

UNMIT – Revista dos Media Diários - 16 Fevereiro 2007

(Tradução da Margarida)
UNMIT – Monitorização dos Media

Relatos dos Media Nacionais

Lobato provável ser sentenciado a mais de 30 anos


Procuradores avisaram que com base na evidência de testemunhas, o antigo Ministro do Interior Rogério Lobato é provável que seja sentenciado a mais de 30 anos em prisão. O Procurador Bernardo Fernandes e Felismino Cardoso disseram que com base nas acusações que Rogério Lobato quebrou três artigos do código penal (Indonésia) e os regulamentos da UNTAET correntemente aplicáveis.

Está a ser acusado de usar e distribuir armas a civis, apropriação ou uso de bens do Estado sem justificação e de tentativa de homicídio. As acusações foram feitas verbalmente no tribunal e o caso recomeça em 7 de Março para permitir que o tribunal analise antes de dar o veredito final. (DN, TP)

Pinto: Horta e Taur devem ser honestos

O observador político Júlio Tomás Pinto disse que declarações feitas pelo Brigadeiro General Taur Matan Ruak e pelo Primeiro-Ministro Ramos-Horta eram mais de natureza política do que baseadas na justiça. Pinto disse que ambos deviam falar sobre o que sabem acerca da distribuição de armas, anotando que a declaração de Taur tinha deixado muita gente triste e pessimista acerca do processo da justiça.

De acordo com Júlio Pinto as declarações dos dois líderes Timorenses não só defendem Rogério Lobato mas os políticos da elite e podem ser também interpretadas como dizer-se que a justiça é somente para os pequenos/gente comum. Disse também que as pessoas que queriam apoiar Horta para as eleições Presidenciais retiraram o apoio depois da sua declaração no tribunal, e no caso da declaração de Taur, deixou desiludidos muitos (dos que) estão envolvidos no processo da justiça, dado que se pode assumir que Taur não se quer confrontar com os apoiantes de Rogério Lobato, e também a sua declaração no tribunal é totalmente o oposto da declaração que deu à Comissão Internacional de Inquérito. Por isso, diz o observador politico, é imperativo que sejam honestos e que afirmem o que sabem sobre a distribuição de armas por Rogério Lobato ou que enfrentem que não têm a confiança do povo para levar a nação para a frente. (TP, DN, STL)

Companhia protesta y Protest Cancellation Of Tourist Visit

Estava previsto o desembarque de cerca de 400 turistas em Dili, na Quinta-feira, por algumas horas para visitar a capital e outros lugares simbólicos, mas foram impedidos por ordens da UNPOL devido a razões de segurança. Zacarias Costa, o director da companhia de viagens de turismo Mega Tours protestou pelo cancelamento da visia que tinha sido organizada há vários meses juntamente com o departamento de turismo do governo, anotando que a companhia sofreu perdas financeiras, já para nem mencionar o desencorajamento a futuros turistas para viajarem para Timor-Leste. Da Costa disse que muitos oficiais da UNPOL estavam no porto para prestar segurança mas que nada podiam fazer dado que a decisão já tinha sido tomada por alguns oficiais da UNPOL e que não se pôde negociar mais visto que o capitão do cruzeiro decidiu continuar a viagem rumo a Darwin. (TP, STL)

O PSD não apoiará Ramos-Horta nas eleições

Mario Carrascalão, Presidente do PSD disse que o seu partido retirou o apoio à candidatura de Ramos-Horta para as eleições Presidenciais por não se ter comportado como pessoa independente e como laureado do Nobel durante a crise, relatou na Sexta-feira o Timor Post.

Carrascalão disse que a declaração no tribunal de Ramos-Horta em relação à distribuição de armas que alegadamente foram distribuídas por Rogério Lobato influenciou a decisão do seu partido quanto ao apoio à sua candidatura. (TP)

RTTL Títulos das Notícias

Quinta-feira 15-02-2007

PPT apoiará o melhor candidato

Francisco Xavier (PPT) disse que o seu partido não apresenta candidate às eleições presidenciais mas que apoiará o candidato com melhor programa para a população. Entretanto, o Presidente da UDC/PDC Antonio Ximenes, disse que o seu partido elegeu dois membros para concorrer às eleições residenciais.

A legislação não reflecte a realidade

Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Fr. Martinho Gusmão disse que alguma da legislação produzida por conselheiros Portugueses na CNE não reflecte a realidade de Timor-Leste, por isso, questionou se valeu a pena pagar-lhes para virem trabalhar no país.

O Japão doou medicamentos no valor de US1.7 milhão

O governo do Japão, através da sua Embaixada em Timor-Leste, doou medicamentos para mães e crianças no valor de US1.7 milhões. Os bens foram entregues ao Ministro da Saúde Rui de Araújo na Quinta-feira. O governo doou ainda computadores e outros equipamentos ao Gabinete do Inspector Geralpara assistir o trabalho de combater a corrupção.

Desde 2003-2007 o governo do Japão doou um total de US 10.2 a Timor-Leste principalmente para centros de saúde comunitários, treino e saúde de mães e crianças.

Montagem de transmissores

A televisão e rádio nacionais está a montar mais transmissores para facilitar a disseminação de informação à população nas áreas remotas, especialmente durante as eleições. A companhia Indonésia LAM está a apoiar o projecto, que se focará nas áreas de Viqueque, Aileu, Manatuto. Os transmissores para Dili, Baucau, Lospalos, Covalima, e Oecussi serão montados no mês de Maio e serão financiados por Portugal.
.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.