(Tradução da Margarida)
UNMIT – Monitorização dos Media
Relatos dos Media Nacionais
Lobato provável ser sentenciado a mais de 30 anos
Procuradores avisaram que com base na evidência de testemunhas, o antigo Ministro do Interior Rogério Lobato é provável que seja sentenciado a mais de 30 anos em prisão. O Procurador Bernardo Fernandes e Felismino Cardoso disseram que com base nas acusações que Rogério Lobato quebrou três artigos do código penal (Indonésia) e os regulamentos da UNTAET correntemente aplicáveis.
Está a ser acusado de usar e distribuir armas a civis, apropriação ou uso de bens do Estado sem justificação e de tentativa de homicídio. As acusações foram feitas verbalmente no tribunal e o caso recomeça em 7 de Março para permitir que o tribunal analise antes de dar o veredito final. (DN, TP)
Pinto: Horta e Taur devem ser honestos
O observador político Júlio Tomás Pinto disse que declarações feitas pelo Brigadeiro General Taur Matan Ruak e pelo Primeiro-Ministro Ramos-Horta eram mais de natureza política do que baseadas na justiça. Pinto disse que ambos deviam falar sobre o que sabem acerca da distribuição de armas, anotando que a declaração de Taur tinha deixado muita gente triste e pessimista acerca do processo da justiça.
De acordo com Júlio Pinto as declarações dos dois líderes Timorenses não só defendem Rogério Lobato mas os políticos da elite e podem ser também interpretadas como dizer-se que a justiça é somente para os pequenos/gente comum. Disse também que as pessoas que queriam apoiar Horta para as eleições Presidenciais retiraram o apoio depois da sua declaração no tribunal, e no caso da declaração de Taur, deixou desiludidos muitos (dos que) estão envolvidos no processo da justiça, dado que se pode assumir que Taur não se quer confrontar com os apoiantes de Rogério Lobato, e também a sua declaração no tribunal é totalmente o oposto da declaração que deu à Comissão Internacional de Inquérito. Por isso, diz o observador politico, é imperativo que sejam honestos e que afirmem o que sabem sobre a distribuição de armas por Rogério Lobato ou que enfrentem que não têm a confiança do povo para levar a nação para a frente. (TP, DN, STL)
Companhia protesta y Protest Cancellation Of Tourist Visit
Estava previsto o desembarque de cerca de 400 turistas em Dili, na Quinta-feira, por algumas horas para visitar a capital e outros lugares simbólicos, mas foram impedidos por ordens da UNPOL devido a razões de segurança. Zacarias Costa, o director da companhia de viagens de turismo Mega Tours protestou pelo cancelamento da visia que tinha sido organizada há vários meses juntamente com o departamento de turismo do governo, anotando que a companhia sofreu perdas financeiras, já para nem mencionar o desencorajamento a futuros turistas para viajarem para Timor-Leste. Da Costa disse que muitos oficiais da UNPOL estavam no porto para prestar segurança mas que nada podiam fazer dado que a decisão já tinha sido tomada por alguns oficiais da UNPOL e que não se pôde negociar mais visto que o capitão do cruzeiro decidiu continuar a viagem rumo a Darwin. (TP, STL)
O PSD não apoiará Ramos-Horta nas eleições
Mario Carrascalão, Presidente do PSD disse que o seu partido retirou o apoio à candidatura de Ramos-Horta para as eleições Presidenciais por não se ter comportado como pessoa independente e como laureado do Nobel durante a crise, relatou na Sexta-feira o Timor Post.
Carrascalão disse que a declaração no tribunal de Ramos-Horta em relação à distribuição de armas que alegadamente foram distribuídas por Rogério Lobato influenciou a decisão do seu partido quanto ao apoio à sua candidatura. (TP)
RTTL Títulos das Notícias
Quinta-feira 15-02-2007
PPT apoiará o melhor candidato
Francisco Xavier (PPT) disse que o seu partido não apresenta candidate às eleições presidenciais mas que apoiará o candidato com melhor programa para a população. Entretanto, o Presidente da UDC/PDC Antonio Ximenes, disse que o seu partido elegeu dois membros para concorrer às eleições residenciais.
A legislação não reflecte a realidade
Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Fr. Martinho Gusmão disse que alguma da legislação produzida por conselheiros Portugueses na CNE não reflecte a realidade de Timor-Leste, por isso, questionou se valeu a pena pagar-lhes para virem trabalhar no país.
O Japão doou medicamentos no valor de US1.7 milhão
O governo do Japão, através da sua Embaixada em Timor-Leste, doou medicamentos para mães e crianças no valor de US1.7 milhões. Os bens foram entregues ao Ministro da Saúde Rui de Araújo na Quinta-feira. O governo doou ainda computadores e outros equipamentos ao Gabinete do Inspector Geralpara assistir o trabalho de combater a corrupção.
Desde 2003-2007 o governo do Japão doou um total de US 10.2 a Timor-Leste principalmente para centros de saúde comunitários, treino e saúde de mães e crianças.
Montagem de transmissores
A televisão e rádio nacionais está a montar mais transmissores para facilitar a disseminação de informação à população nas áreas remotas, especialmente durante as eleições. A companhia Indonésia LAM está a apoiar o projecto, que se focará nas áreas de Viqueque, Aileu, Manatuto. Os transmissores para Dili, Baucau, Lospalos, Covalima, e Oecussi serão montados no mês de Maio e serão financiados por Portugal.
.
sábado, fevereiro 17, 2007
UNMIT – Revista dos Media Diários - 16 Fevereiro 2007
Por Malai Azul 2 à(s) 00:55
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário