segunda-feira, setembro 24, 2007

GNR inicia instrução de unidade de elite da Polícia Nacional

Notícias Lusófonas
24.09.07

A Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciou hoje o primeiro Curso de Ordem Pública a 30 elementos da Unidade de Intervenção Rápida (UIR), a força de elite da Polícia Nacional timorense.

Uma cerimónia no quartel do Subagrupamento Bravo da GNR, em Díli, serviu para apresentar o curso, que terá a duração de cinco semanas.

O curso inicia-se com uma parte teórica sobre operações de ordem pública, utilização de armas de fogo e a natureza dos distúrbios civis em diferentes cenários, desde os eventos desportivos a manifestações de rua.

Neutralização de barricadas, técnicas de entrada em edifício, utilização de armas não letais, desactivação de engenhos explosivos improvisados, técnicas de emergência médica, técnicas de intervenção táctica, escoltas, cerco e rusgas são algumas das matérias que a GNR vai ensinar aos elementos da UIR.

O Presidente da República, José Ramos-Horta, e o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, declararam nos últimos dias a preferência das autoridades timorenses pela GNR para acompanhar e formar a PNTL.

O curso hoje iniciado pela UIR é semelhante ao que oficiais da GNR deram este ano pela primeira vez a unidades especiais da Polícia angolana, estando actualmente a decorrer a instrução de um segundo grupo em Luanda.

Morreu o deputado Jacob Fernandes

Palácio das Cinzas, 24 Setembro 2007

Comunicado da Imprensa

Condolências à Família do Saudoso

Em nome de S.E o Presidente da República e de todo o pessoal da Presidência, apresentamos condolências à ex.ma família de S.E., o ex-Vice-Presidente e Deputado ao Parlamento Nacional, Sr. Jacob M. dos Reis Fernandes, pelo seu trágico falecimento.

No passado dia 27 de Agosto deslocou-se a Darwin, para receber tratamento no “Darwin Royal Hospital”, onde veio a falecer, no passado sábado, dia 22 de Setembro de 2007.

Rezamos ao Nosso Senhor Deus, para que descanse em Paz. AMEN.

DISCRIMINATING BETWEEN THOSE RESPONSIBLE FOR CRIMES AND THE VICTIMS

Once Again it has been shown that the TFC (Truth and Friendship Commission) is neither credible nor transparent.

This is shown the closure to the public of the hearing for the evidence to be given by Mr. Kay Rala Xanana Gusmao today, 24 September 2007 at Hotel Timor, Dili, Timor-Leste.

The closure to the public of the hearing is a repeat of the hearings already held for evidence by Mr. Habibie and Mr. Horta.

The closure of the hearings to the public demonstrates that the TFC undertakes its functions and operates in a manner that removes itself from International Human Rights law.

This is despite Secretary General Kofi Anan having stated in his report to the UN Security Council dated 26 July 2006 that the TFC process has to be credible and transparent.

Credibility has to be demonstrated through applying/promoting International Human Rights Law and the general principles of seeking truth and justice, above all the rights of victims to access information and the truth regarding crimes committed against them.

However, this evidence is being given in hearings closed to the public. This shows the dishonesty of our leaders to our people, most of all to the victims of crimes involving violations of human rights in Timor-Leste.

It is clear that closed hearings for Mr. Xanana Gusmao and other top leaders (Habibie and Ramos Horta) as top leaders who were leaders in those times when there were occurrences of human rights violations, then such hearings which are closed to the public violate the principle of rights of the victims, above all the rights of victims to the truth, justice and for reparations.

Hearings involving top leaders of this nation that are closed to the public is clear evidence that the TFC is an instrument for impunity and a means to set aside accountability to victims.

However, in reality there have been only a few victims who have given their evidence and they did so in public hearings without any consideration given to the question of security for the extreme vulnerability of victims. This is discrimination in action stemming from a conspiracy between the government of Indonesia, the government of Timor-Leste and the TFC.

For these reasons we set out our position as follows:

We reject the TFC and call a halt to all activity by it that carries the title of "seeking the truth".
To the government of Indonesia and the government of Timor-Leste to implement the recommendations of the CAVR and to resume the prosecution of those responsible for crimes against humanity.

The TFC should not receive any evidence by witnesses that is given in closed hearings from Mr. Habibie, Mr. Ramos-Horta, Mr. Xanana Gusmao and to include any other leaders who are still to give evidence in the hearings which as re closed to the public.

Dili, 24 September 2007

Association HAK, FOKUPERS, JSMP, ESPADA, HCTL Front Mahasiswa, ETCRN, Forum Asia, Kontras, HRWG, Sec. FONGTIL, ICTJ-Timor-Leste, Lao Hamutuk, SCM-TL, Luta Hamutuk.

UNMIT – MEDIA MONITORING - Monday, 24 September 2007


"UNMIT assumes no responsibility for the accuracy of the articles or for the accuracy of their translations. The selection of the articles and their content do not indicate support or endorsement by UNMIT express or implied whatsoever. UNMIT shall not be responsible for any consequence resulting from the publication of, or from the reliance on, such articles and translations."

National Media Reports

UN, asking Alfredo to submit his weapons

Acting SRSG Eric Huck Gim Tam said that the United Nations Integrated Mission in Timor-Leste (UNMIT) wants Reinado and his men to relinquish its weapons and to submit to justice.

Speaking to the journalist at the weekly press briefing at Obrigado Barracks on Thursday (20/9) Mr. Tan said that the police have a role in solving the issue and UNPol Commissioner Rodolfo Tor will be involved in the task force to secure security during negotiations.

“Our concern has always been to see Reinado return the weapons and submit himself to justice,” said Mr. Tan. (DN)

Hasegawa, to be Special Counselor of Ramos-Horta

The President of the Republic, Dr. José Ramos-Horta, announced today that he has appointed Dr. Sukehiro Hasegawa as his Special Adviser for Good Governance and Democracy.

“Dr. Sukehiro Hasegawa is an outstanding expert on governance and development issues with 30 years of service in the UN system in many countries of the developing world”, said President Ramos-Horta.

“Secondly, he is very committed to the well-being of the people of Timor-Leste. Also, Dr. Hasegawa is a national of Japan, a country with which Timor-Leste maintains very strong bi-lateral ties with. So I am very pleased that Dr. Hasegawa, now retired from the UN, has agreed to serve as my Special Advisor”, the President of the Republic said.

“He will also be available to assist the Government and National Parliament”, President Ramos-Horta added.

Dr. Hasegawa was Special Representative of the Secretary-General and Resident Coordinator for many years until August 2006, having served in two UN Missions in Timor-Leste, first with UNMISET and later as head of UNOTIL.

(TP, STL and DN)

Ramos-Horta: CTF should not be worried about UN position on amnesty

The United Nations has questioned the Commission of Truth and Friendship on the possibility of giving amnesty to the actors of human rights violations in Timor-Leste under the occupation of Indonesia.

The UN said that the Commission violates international principles in respect of the amnesty provision.

The Indonesian Chief of the Commission Benjamin Mangkoedilaga said on Sunday (23/9 in Dili that President José Ramos-Horta has asked the CTF not to be concerned with the statement by the Secretary-General of UN.

According to President Ramos-Horta, as quoted by Mr. Mangkoedilaga, the statement is by the Secretary-General, not an official mandated position of the General Assembly through the Security Council.

Mr. Mangkoedilaga will meet President Ramos-Horta in Denpasar next week to discuss the matter. (TP)

PSD criticizes, Alkatiri for boycotting the Government

The Social Democratic Party (PSD) has criticised the statement of the Secretary General of Fretilin, Mari Alkatiri who plans to organize boycott the the Alliance led by Xanana Gusmão.

“There are leaders who say they plan to boycott the activities of the government because they say it is an illegal government,” said the PSD MP Fernando Gusmao.

According to the MP, the act that will be taken by the leaders of Fretilin will harm the state, especially Timorese people. (STL)

F-FDTL, ready to face security situation

The F-FDTL is ready to cooperate with the PNTL and International Stabilization Forces (ISF) to face any security situation that may arise in Timor-Leste.

“The F-FDTL is ready to collaborate with PNTL, UNPol and ISF to secure the security of the country, especially in Baucau and other places.

If the situation is serious, the PNTL will need the F-FDTL to assist in controlling it,” said Major Haksolok.

According to Major Haksolok, the F-FDTL will fulfill its mandate to control any conflicts which threaten the security. (STL)

Illegal, the presence of Australian Defence Forces

The independent watchdog Aid/Watch said that the Australian Defense Forces (ADF) are operating illegally.

The ADF presence is considered illegal as the agreement has not yet been ratified by the new National Parliament.

“This is one example of how John Howard’s gives little respect to the laws of the neighboring countries, which is increasing tension in the Pacific region,” said Co-Director Aid/Watch, Flint Duxfield.

Furthermore, Dr Tim Anderson, a member of Aid /Watch said that the only way to end this illegal arrangement is to place the ADF under United Nations (UN) or withdraw it from Timor-Leste. (STL)

Honesty is needed to solve the Reinado problem

The National Unity Party (PUN) says honesty is needed to fine a solution for the problem of Alfredo Reinado and his men.

“The state and Reinado should be serious and honest if they are to end this problem,” said the MP Fernanda Borges.
(STL)

Aniceto, judges to be the instrument for the dialogue between Alfredo and the State

Member of HAK Association and Human Rights Observer, Aniceto Neves said that judges should hold the dialogue between Alfredo Reinado and the state to solve the problem quickly.

“Judges will also provide the opportunity for Reinado to talk about justice.

The 12 F-FDTL members have already submitted themselves to justice regarding last year’s crisis and their role in weapon distribution. Reinado should also submit himself to justice,” said Mr. Neves on Friday (21/9). (DN)

CTF to hold fifth hearing amid criticism

September 24, 2007
Desy Nurhayati, The Jakarta Post, Jakarta

The joint Indonesia-Timor Leste Truth and Friendship Commission (CTF) is scheduled to hold its final hearing today, which could see Timor Leste Prime Minister Xanana Gusmao testify, along with several other key witnesses.

In a statement made available to The Jakarta Post over the weekend, the CTF said that several people had replied to a summons and had agreed to give their testimony.

They are Thomas Acquino Goncalves, Rui Emiliano Teixeira Lopes, Teotonio Assis, Francisco Lopes de Carvalho, Jhony Marques, Jhony Franca, Marcus Baquin and Sancho Ramos de Reisureicao.

However, the commission could not provide further details on their identities.

"Details about them, including their status, either as a suspect, witnesses or victim, will be explained by our co-chairmen prior to the session," CTF spokesperson Krishna Hanan told the Post on Sunday.

The fifth phase of the hearing, the first to be held in Dili, will run from Monday to Thursday and will be attended by commissioners from both countries.

Monday's hearing will be a closed session only attended by commissioners, with Timor Leste Prime Minister Xanana Gusmao and Timor Leste Armed Forces chief Taur Matan Ruak scheduled to testify.

Krishna confirmed that Xanana would give his testimony Monday during a visit by CTF commissioners to the prime minister. The commission has yet to confirm the schedule for Taur's hearing.

The CTF also questioned former president B.J. Habibie at the Habibie Center in a closed session on March 27.

During the open session from Tuesday to Thursday, the CTF will hear testimony from historical actors, alleged perpetrators, witnesses and victims.

Jamsheed Marker, the former United Nations Secretary General's special envoy for Timor Leste reconciliation, has also been summoned by the CTF but has yet to reply to the invitation.

If Marker is absent, the CTF would once again fail to present a UN official in its hearing sessions.
In the fourth session on July 23, it failed to present five UN officials involved in the 1999 referendum that led to the bloody attacks by the Indonesian Military-backed militias on supporters of East Timor's secession from Indonesia.

The officials were former UN secretary-general Kofi Annan, former head of the UN Mission for East Timor Ian Martin, former general prosecutor for serious crimes Siri Frigraad and former UN civilian police commander Allan Mills.

The CTF's investigation on the 1999 violence has not received support from the UN, which criticized the commission for providing amnesty for those who violated human rights.

UN Secretary General Ban Ki Moon has prohibited UN officials from testifying at the commission.

Many have criticized the CTF's performance and questioned whether its findings will have any credibility with the victims or the international community since no one has been found guilty.

Krishna said that during the visit to Dili, CTF commissioners would also visit Timor Leste's political leaders and government officials, including the attorney general, to obtain more documents in connection to the 1999 riots.

After the hearing, the CTF will also hold a workshop themed "Finding the Truth and Fostering Relationship" in an attempt to get input on how Indonesia and Timor Leste can promote reconciliation and the relationship between the two countries.

East Timor fears Lobato may dodge jail

The Age
September 24, 2007 - 7:04PM

East Timor's government fears a jailed former minister, allowed to leave the country for medical care, won't return to serve his sentence for arming hit squads during last year's unrest.

The government has also flagged a possible corruption inquiry related to the case of the former Fretilin government's interior minister Rogerio Lobato.

Days before the Fretilin government lost power in August, a judge ordered his release from a Dili prison for urgent medical treatment in Malaysia.

The order was made despite only one of three doctors who examined Lobato saying he needed overseas medical care.

The other two - including an Australian doctor - had said he could receive adequate care in East Timor.

Before Lobato left the country early last month, East Timor's new government had expressed concern he might seek to remain overseas.

But East Timor's new justice minister Lucia Lobato - a younger cousin of Rogerio Lobato - said he was allowed to leave because the government could not be seen to overrule the courts.

"We could not interfere with the courts. It's a sensitive and confused situation," Ms Lobato said this week.

But she admitted her government remained "very worried" that Lobato would flee.

Lobato was convicted earlier this year of manslaughter and supplying arms to civilian hit squads tasked with eliminating government opponents in 2006.

Some 37 people were killed in the unrest, which brought the nation to a standstill.

Lobato was allowed to leave East Timor after a legal agreement was reached, saying he must return immediately after treatment.

In his court order allowing overseas treatment, Judge Ivo Rosa said the constitution enshrined the right of prisoners to adequate medical care.

But the former interior minister did not leave jail like an average felon.

Justice minister Lucia Lobato said he was allowed out of jail without a single document being shown to its director. He then flew to Kuala Lumpur on August 8 in a Kuwaiti-owned Lear jet.

He had with him $US30,000 ($A35,250) from the Timorese treasury for "expenses" paid by then Fretilin prime minister Estanislau da Silva after a request from his then justice minister, Domingos Sarmento.

The newly-elected government of Xanana Gusmao may hold an inquiry to examine possible corruption charges.

Lucia Lobato raised questions about the nature of Lobato's medical condition.

She queried why he had been operated on for a back complaint rather than the prostate and heart problems one doctor said he had.

She said Judge Rosa had also said three experts recommended treatment abroad when in fact only one did.

Of three examining doctors in Dili hospital, only Cuban Aniceto Cabeza Suarez recommended overseas treatment.

An Australian surgeon specifically stated that his various complaints were not life threatening and could be treated in East Timor.

A third doctor, a Chinese urologist, simply said Lobato should be given new medication for a benign prostate condition.

Timorese ambassador Juvencio Martins has said Lobato had a spinal disc operation in Kuala Lumpur on August 21 and has since been discharged to recover in a rented apartment.

Lucia Lobato said she was particularly concerned that Malaysia had so far not responded to East Timor's requests that it must ensure Lobato does not leave Malaysia.

© 2007 AAP

UNMIT - Security Situation - Monday 24 September 2007

This is a broadcast of the UN Police in Timor-Leste to provide you with information about the security situation around the country.

The security situation in Timor-Leste has been generally calm.

Earlier today in Dili, UNPol attended five incidents, including a disturbance outside of the Department of Solidarity. UNPol responded and discovered that the confrontation was caused by a disagreement between an employer and former employee. The employee was referred to Dili District Police Headquarters to lodge a complaint.

On Sunday in Dili, police received a report of fighting near the Comoro Roundabout. Upon arrival, police encountered seven youths armed with machetes and iron bars, and fired one warning shot whilst trying control the situation. One person was arrested, and two iron bars were recovered.

Separately, three people were arrested in Fatuhada for rock throwing.

In Ermera on Sunday, two people sustained minor stab wounds in the market area of Ermera town and were taken to Gleno hospital. The injuries were inflicted as they tried to stop a group of youths from stealing from their stall.

The Police advise to avoid travelling during the night to the most affected areas. Please report any suspicious activities. You can call 112 or 7230365 to contact the police 24 hours a day, seven days a week.

Gusmao to front commission

The Age
September 24, 2007 - 2:21PM

East Timor's prime minister and military boss were set to testify today to a commission seeking to shed light over deadly violence surrounding East Timor's 1999 independence vote.

The Indonesia-East Timor Commission of Truth and Friendship (CTF), which has no prosecution powers but is instead aimed at reconciliation, was set up in 2005 and has already heard testimony from dozens of witnesses.

Hearings are being held this week for the first time in East Timor.

"This time, there will be eight people who will take part in the public hearings, one from Indonesia and seven from Timor-Leste, including Prime Minister Xanana Gusmao and Armed Forces Commander Taur Matan Ruak," said Dioniso Babo, the East Timorese co-chairman of the CTF.

Timor-Leste is East Timor's formal name.

Speaking to reporters shortly before Gusmao was to address the commission, Babo said that Gusmao and Matan Ruak would give their statements behind closed doors at their request.

"Xanana Gusmao and Taur Matan Ruak ... will give their declarations not as victims or players, but they will come as witnesses in the historical context of what caused the 1999 incidents," Babo said.

East Timor, which was a Portuguese colony before Indonesia invaded in 1975, held an independence referendum in 1999. The population voted overwhelmingly to break away from Jakarta.

Militia gangs -- which the United Nations says were recruited and directed by Indonesia's military -- went on an arson and killing spree before and after, killing about 1,400 people and destroying much of East Timor's infrastructure.

The tiny half-island nation gained independence in May 2002.

Prior hearings of the CTF, which is modelled along the lines of South Africa's post-apartheid Truth and Reconciliation Commission, were held in Bali, where the CTF is headquarters, and the Indonesian capital Jakarta.

The UN threatened in July said it would boycott hearings unless the CTF rules out recommending amnesties for rights crimes, but the commission has shrugged off the world body's concerns.

AFP

1ª Edição do Mercado de Plantas Ornamentais de Timor-Leste

EMBAIXADA DE PORTUGAL EM DÍLI

Informação

No próximo dia 29 de Setembro, realizar-se-á a 1ª Edição do Mercado de Plantas Ornamentais de Timor-Leste, iniciativa desenvolvida no quadro das actividades do PADRTL – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Rural em Timor-Leste.

Este evento tem como objectivo levar ao conhecimento do público em geral a variedade de plantas ornamentais existentes em Timor-Leste, bem como apoiar os produtores deste tipo de plantas, através da comercialização das mesmas.

O Mercado terá lugar no Jardim do Fomento (em frente à Tiger Fuel), podendo ser visitado a partir das 10h00m.

Todos mais fracos, graças a um roubo ganancioso de petróleo

Tradução da Margarida:

Smh.com.au
Paul Cleary
Setembro 24, 2007

Para um país que controla uma região marítima de 15 milhões de quilómetros quadrados – mais de duaz vezes o tamanho da sua massa terrestres – a Austrália tem poderes limitados para parar a exploração ilegal de criaturas como as baleias e peixes em perigo, e os recursos que se encontram por debaixo do leito do mar.

Este é um dos legados das tácticas usadas pelo Governo Howard nas suas lidações com o país mais pobre na nossa região - Timor-Leste – na disputa sobre o petróleo e o gás do Mar de Timor.

Em Março de 2002, dois meses antes de Timor-Leste se tornar independente, o Ministro dos Estrangeiros Alexander Downer, com o Procurador-geral , Daryl Williams, anunciou "mudanças aos termos sobre os quais a Austrália aceita mecanismos de resolução de disputas internacionais" para disputas marítimas, incluindo fronteiras. O que parecia uma declaração maçadora tinha implicações profundas para a conduta da Austrália no disputado Mar de Timor e em todo o lado.

O Governo sabia que Timor-Leste tinha uma razão forte sobre os recursos do petróleo que valiam no mínimo $120 biliões no lado norte da linha mediana entre os dois países.

Na altura deste anúncio o Governo Howard tinha dado o acordo a um tratado interino que dava a Timor-Leste uma parte de 40 por cento. Sabia que Timor-Leste tinha direito a muito mais quando se tornou uma jovem nação, por isso o anúncio dois meses antes da independência, que se destinava a negar o recurso legal ao novo país.

A "declaração" assinada por Downer fez retirar a aceitação pela Austrália da jurisdição do Tribunal Internacional da Justiça para disputas marítimas, e o procedimentos de resolução de disputas sob o Tribunal Internacional para a Lei do Mar. Isto incluía matérias "relativas à exploração de qualquer área disputada ou adjacente em qualquer zona marítima pendente de delimitação".

Na sua declaração à imprensa, Downer afirmou que a mudança foi feita como resultado de reclamações da fronteira marítima feitas pelo Nova Zelândia e França. Mas o alvo era Timor-Leste, que não foi mencionado no comunicado. As minutas de uma reunião do Departamento dos Negócios Estrangeiros e Comércio e funcionários das Nações Unidas no final de 2000 revelou como a retirada do Governo tinha por objectivo Timor-Leste e foi descrita por um funcionário de topo dos negócios estrangeiros , Michael Potts, como um "cartão-para-sair-da-prisão".

Na altura do anúncio a Austrália estava a meter no bolso cerca $1 milhão por dia em rendimentos de taxas do campo de petróleo Laminaria-Corallina, operado pela Woodside, que está situado duas vezes mais perto de Timor-Leste que da Austrália. A retirada significava que a Austrália negava rendimentos ao novo país que podiam ter sido usados para criar empregos e formação para os gangs de atiradores de pedras de hoje .

É significativo que o líder do Labor, Kevin Rudd, tenha tacitamente endossado a retirada na Conferência nacional do partido Labor em 2004. Foi deliberadamente omitido um regresso a esses procedimentos da resolução sobre a disputa do Mar de Timor que Rudd apresentou à conferência como porta-voz dos negócios estrangeiros.

Agora a disputa está arrumada, o porta-voz do Labor para o ambiente, Peter Garrett, sugeriu que a Austrália pode usar procedimentos do Tribunal Internacional para a Lei do Mar prevenir a caça à baleia no Oceano do Sul. Quando interrogado se a Austrália tinha o poder para usar acção legal para prevenir a cala à baleia no Oceano do Sul, um porta-voz do Procurador-Geral, Philip Ruddock, disse que o Governo Howard preferia medidas diplomáticas.

"A questão da aceitação da jurisdição pela Austrália ser aplicável a qualquer disputa, incluindo uma disputa envolvendo baleias nas águas da Antártica, dependerá do detalhe específico dessa disputa. Conquanto o Governo não tenha descartado nenhuma acção diplomática ou legal viável para aplicar pressão sobre o Japão para acabar com a chamada caça 'científica' às baleias, é opinião do Governo que nesta altura a acção diplomática dá mais perspectivas de sucesso."

A acção para a Austrália é que o oportunismo ganancioso a curto prazo não é de interesse para ninguém, muito menos para um rico país Ocidental que devia ser um modelo de valores democráticos, da aplicação da leu e da parceria comprometida com os seus vizinhos empobrecidos .

Paul Cleary é o autor de Shakedown - Australia's Grab for Timor Oil (Allen & Unwin). Foi um conselheiro para o Governo de Timor-Leste para as negociações do Mar de Timor.

Desafios de Gusmão e Horta

Blog Lian Estudante - Sábado, 22 de Setembro de 2007

Pelo visto nada se resolve com os dois no poder. Ao derrubar o Governo da Fretilin sempre foi o objectivo dos dois, bom o que está em causa é que como vão reunir condições para trazer de volta a paz e estabilidade no país, como se vê meus amigos; eles nem têm planos e programas para executar, nem sabem por onde devem começar. Há dias foi aprovado no parlamento nacional o programa do governo que também foi considerado como um programa polémico, o Sr Gusmão nem sabe defender os seus programas, meus amigos estes são fenómenos negativos para o futuro do país.

Perante os problemas pendentes como; o caso de Reinaldo, Rai los, peticionários, refugiados e divisão étnica (loromuno e lorosae), no meu ponto de vista será muito difícil os dois resolverem esses problemas, pois são eles a origem destes problemas.

Meus amigos, como vão implementar os seus programas enquanto esses problemas ainda não estão resolvidos? sem a estabilidade e a paz será muito difícil o governo de Gusmão implementar os seus programas. Por tanto no meu ver, será um grande desafio para o sr Gusmão e Horta trazer de volta a paz para a sociedade timorense.

Nesta altura os timorenses vão pensar, afinal o que eles querem para Timor, e eu creio que a Fretilin ganhará novamente a confiança do povo e sairá como vencedor desta batalha.

Publicada por Lian Estudante

O « Entre Cais » regressou de férias e vai mudar porque Timor mudou de rumo...

Entre Cais - 23 Setembro 2007
Ainda Timor
Fernando Cabrita Moreira

Timor escolheu o seu caminho, com ou sem ajudas, falcatruas, golpes, com o fugitivo golpista Reinado a não querer ouvir falar em Justiça para ele porque, diz que ele é que é o povo timorense e o presidente e o primeiro-ministro que já foi presidente e, parece ter vendido a alma ao diabo, dizem que vão resolver tudo acima da lei...

Agora no ministério que trata do petróleo até abandonaram o português para o inglês mantendo o tétum... e ao mesmo tempo durante as visitas das autoridades portuguesas vão dizendo que o português continua como língua oficial e que até deve ser intensificada... pois pudera, Portugal é o maior país dador mais do que a Austrália vizinha que lá manda!

Não vou abandonar Timor mas vou afastar-me, entristecem-me muitas das notícias que de lá vêem ma continuarei a ir lá espreitar de vez enquando, tendo sempre no pensamento o que se passou em Nauru, ilha independente do Pacífico, rica em fosfatos explorados até à exaustão pelos australianos, ilha que viveu muito bem durante alguns anos e que agora está na miséria, tornou-se protectorado australiano que agora até serve de campo de concentração para os candidatos refugiados que a Autrália não quer na sua terra, mau presságio para Timor-Leste (ou já East-Timor?)

A Austrália, o país mais racista do mundo onde nunca admitiu, só se muito recentemente, imigrantes que tivessem nem que fosse uma só gota de sangue negro mesmo se tivessem a nacionalidade inglesa... é a cor que comanda!

Os Timorenses merecem muito mais do que têm e creio que o vão obter mas, ainda terão muito de lutar; o problema é que o povo contenta-se com pouco mas, sabe o que não quer, o pior é que as elites querem muito, até para o país mas, não sabem como fazer.

Liège (Bélgica) 23/09/2007

Horta e Xanana importam "bons governadores"

Blog Timor Lorosae Nação - 23 de Setembro de 2007
Ana Loro Metan
Perceberam, ou querem importar um explicador?!

A moda está a pegar. Eis que agora também importamos conselheiros, consultores e mestres em como se é presidente ou primeiro-ministro de um país rico em petróleo e gás natural, sândalo, teca, café…

O meu vizinho, que repara motos e bicicletas, frigoríficos, ventoinhas e muitas outras coisas, já anda a pensar em também empregar um consultor para o aperto de porcas e parafusos, o mesmo se passando com a sua mulher, que lhe sugeriu uma consultora para o Boa Governação da casa e do trato dos filhos, dos porcos e de umas galinhas que têm.

Isto, se a moda pega, não tarda e cada timorense importa um consultor para isto ou para aquilo. Até para como se deve andar nos passeios – poucos - e caminhos esburacados e conspurcados de Díli. Um consultor para o Bom Caminho e Passos Seguros que nos Livre de Políticos Safados!

Com mais ou menos exagero. Com mais ou menos boa disposição e ironia, o que parece certo é que afinal os timorenses elegeram um Presidente da República que não sabe o que está a fazer, que sabia não saber ao que ia, que não sabe exercer o cargo convenientemente – ao contrário daquilo que disse na campanha eleitoral. Tanto não sabe que arranjou um especialíssimo consultor, professor, explicador ou lá o que for, para a Boa Governação e Democracia.

Na realidade sabemos que o défice democrático de Horta é enorme, mas o que admira é ele ser capaz de admitir que afinal não sabe patavina daquilo a que se propôs. Daquilo que disse saber, nas promessas eleitorais. Daquilo que quer aparentar saber mas não sabe, preferindo escudar-se por detrás da velha arrogância que já na escola usava para ocultar as más notas e dificuldades na aprendizagem. Há pessoas que não mudam e fazem cumprir o adágio: “O berço lhe deu, a tumba lhe há-de tirar”.

Aplica-se a este arrogante cidadão, agora PR.

Como se não baste sustentarmos um Presidente que não sabe exercer o cargo vamos agora ter de sustentar uma panóplia de professores do Presidente, Como se isso não bastasse, também temos de sustentar professores do Primeiro-Ministro. Como eles acham que isso não é demais, que não é abusarem da nossa paciência, ainda vão recrutar estrangeiros que levam o couro e o cabelo por umas explicaçõezitas que certamente não são do nosso interesse, do interesse do país, devido a serem indivíduos suspeitos - se considerarmos que as suas nacionalidades são coincidentes com as de países com bastos interesses económicos, políticos e geoestratégicos relativos a Timor.

É caso para perguntar se não haveria outra solução para evitar todas estas despesas adicionais que a ignorância mal oculta de Xanana e Horta nos quer obrigar a suportar.

É caso para perguntar o que quer dizer Ramos Horta, Presidente da República, com Boa Governação. Mas compete a Ramos Horta governar? Porque terá de vir um japonês governar-nos quando até nem é ao presidente que compete governar? Concluiu que o primeiro-ministro não sabe governar? Então porque o nomeou? Então porque não o demite? Que se passa?

Uma coisa é certa, para quem tem o privilégio de fazer parte da plebe não é difícil perceber que já existem convencimentos e inquietações reprováveis destas tendências para tanto estrangeirismo e amiguismo internacionalista de cidadãos que representam países que negoceiam sugar-nos – caso da Austrália e Japão.

Já se diz que se houve na Fretilin quem se amanhasse e metesse ao bolso o que é de todos, pelo menos esses são timorenses, são de cá e nós damos por isso, mas que com os estrangeiros ficamos sem ver que enriquecem à nossa custa, realidade de que já estamos muito fartos.
Perceberam, ou querem importar mais uns explicadores?!

PR de Timor meteu explicador

Blog Timor Lorosae Nação - 23 de Setembro de 2007

A opinião de Orlando Castro, publicada no Alto Hama, sobre a nova aquisição de Ramos Horta, que nos enviou e que não resistimos de divulgar, agradecendo ao autor pela oportuna partilha.

Japonês ensina a Ramos Horta a arte da boa (?) governação e democracia

Não tenho dúvidas de que Timor-Leste está no bom caminho. Embora seja, na minha opinião, um caminho sem saída. É uma estrada larga, bem asfaltada mas que não leva a lado algum. Fiquei (mais) esclarecido quando hoje se ficou a saber que o presidente do país, José Ramos-Horta, nomeou o japonês Sukehiro Hasegawa, chefe de duas missões internacionais no país, seu consultor especial para a Boa Governação e Democracia.

«Sukehiro Hasegawa é um reconhecido especialista em matérias de governação e desenvolvimento, com 30 anos de serviço na ONU, durante os quais trabalhou num grande número de países em desenvolvimento», afirmou Ramos-Horta sem, contudo, esclarecer se a “boa governação e democracia” se fará em inglês ou em bahasa, já que em português não me parece.

E o presidente, ex-primeiro-ministro, sabe do que fala. Aliás, para escolher um japonês para consultor especial para a Boa Governação e Democracia é porque no universo lusófono não havia quem chegasse aos calcanhares de Sukehiro Hasegawa.

O presidente timorense também justificou a nomeação de Hasegawa por se tratar de «uma pessoa muito empenhada no bem-estar do povo de Timor Leste». Obviamente que sim e certamente mais do que qualquer outro lusófono.

Sukehiro Hasegawa chefiou duas missões sucessivas entre 2002 e 2006, a Administração Transitória das Nações Unidas em Timor Leste (UNTAET) e a Missão Integrada da ONU em Timor (UNOTIL) como representante especial do secretário-geral da organização e coordenador residente.

Recorde-se que o Presidente da República timorense fez parte do seu discurso de tomada de posse no Parlamento Nacional, a 20 de Maio, em bahasa, para gáudio dos jornalistas indonésios presentes na cerimónia, admitindo-se que para a próxima o fará em japonês, e em breve em mandarim…

O ditador está na calha e vem rolando

Blog Timor Lorosae Nação - 21 de Setembro de 2007
Gonçalo Tilman Gusmão

Em despacho de à cerca de meia-hora, a Lusa dá a saber em exclusivo, que as operações contra o ex-major Alfredo Reinado estão congeladas.

As afirmações são a reprodução de palavras de Ramos Horta, Presidente da República de Timor-Leste, em entrevista á agência de notícias portuguesa.

Ramos Horta especifica que todas as operações militares ou políciais contra o ex-major fugitivo, Reinado, "estão congeladas".

A entrevista que Horta deu à Lusa ainda não foi divulgada de forma a que tenhamos acesso, por enquanto. mas também não deve conter grandes revelações, pelo menos em relação à posição presidencial relativa ao caso do evadido Reinado.

A protecção prestada por este PR ao foragido vem na sequência da protecção que o PR anterior lhe dispensava, o que indicia até que ponto estavam em sintonia.

Novidade também não é a intromissão de Ramos Horta, presidente, nos canais da Justiça. Teimando em interferir inconstitucionalmente no Poder Judicial.

Quando um Presidente da República, aqui ou noutro país qualquer, faz da Constituição papel de embrulho, ou higiénico, denuncia os propósitos esconsos, marginais, antidemocráticos e ditatoriais.

Sabe Horta que ninguém está em posição de lhe fazer frente efectiva. Foi exactamente com esse objectivo que ambos, ele e Xanana, patrocinaram o golpe de estado do ano passado, que este ano continua até consolidarem de vez o poder ditatorial que já se vai percebendo e sentindo.

A entrevista à Lusa só poderá demonstrar, mais uma vez, que o ditador está na calha e vem rolando.

Entrevista a Murteira Nabo, Bastonário Ordem dos Engenheiros e Presidente da Galp

Diário de Notícias - Domingo, 23 de Setembro de 2007

[apenas segmento relevante a Timor-Leste]

...
DN: A parceria com a Eni levou a Galp a estar presente no off-shore de Timor-Leste. A mudança de Governo e a instabilidade política naquele país preocupam-no?
MN: Não. Repare que entre as primeiras prospecções e a extracção de petróleo decorrem, em média, dez anos. E, ainda por cima, somos um parceiro muito pequeno no consórcio criado. A instabilidade é sempre preocupante, mas até agora não sentimos qualquer mudança de política quanto ao processo de prospecção do petróleo em Timor-Leste.
...

Governo estabelecerá o Banco de Desenvolvimento Nacional - João Saldanha : “Porque é que não desenvolve o Instituto Micro Finanças (IMF)”

Jornal Nacional Semanário - 22 de Setembro de 2007

O Governo através do Ministério da Economia e Desenvolvimento (MED) estebelecerá um Banco de Desenvolvimento Nacional para promover o investimento no País e dar apoios aos empresários timorenses.

Foram as declarações do Ministro da Economia e Desenvolvimento, João Gonçalves, ao Jornal Nacional Semanário, no “Uma Fukun” Parlamento Nacional, quando acompanhou o Primeiro-Ministro na apresentação do Programa do IV Governo Constitucional no Parlamento.

João Gonçalves afirma que o referido Banco dará apoio a todos os sectores que desejem criar emprego, incluindo empresários internacionais.

«Muitas vezes alguns empresários internacionais em Timor-Leste trazem um capital mínimo, insuficiente. Portanto o Governo poderá atribuir-lhes créditos para criar campos de trabalho para os timorenses» destacou João Gonçalves.

Por outro lado, em relação aos créditos atribuídos aos empresários internacionais, segundo Gonçalves, através de vários investimentos no País, o Governo cobrará impostos para aumentar as receitas da Nação.

«Todas as empresas que necessitem de apoio do Governo para criar um investimento que possa contribuir para o crescimento económico, criar campos de trabalho e outras actividades para desenvolver a economia e reduzir a pobreza penso que o Governo dará o seu apoio», garante o ex-deputado da primeira legislatura.

Porque é que o Governo não desenvolve o Instituto Micro Finanças (IMF)?

Por outro lado, o analista de Economia, João Mariano Saldanha afirma que o Governo deve criar fundos para dar apoio às actividades de investimento nacional.

O analista económico sugere que o Governo, neste caso, o Ministério da Economia e Desenvolvimento (MED), deve reforçar o Instituto Micro Finanças (IMF).

Porque, segundo ele, o Governo deve estabelecer um banco com um objectivo claro, um banco competitivo que não trabalhe apenas com fundos do Governo.

Por sua parte apoia o programa do Governo em relação ao estabelecimento do Banco de Desenvolvimento Económico com o objectivo desenvolver o crescimento económico da Nação.
Pedido o seu comentário sobre a ideia do Presidente da Comissão C para Assuntos de Economia, Finanças e Anti Corrupção, Manuel Tilman no “Uma Fukun” Parlamento Nacional, disse que após a alteração da Lei de Investimento deve ser aumento o capital mínimo para investidores estrangeiros, o Presidente do Partido Republicano afirmou que, preferencialmente, o capital mínimo para investidores estrangeiros neste momento é suficiente. Porque se não os investidores nacionais continuam a ser dependentes do Governo e por outro lado, a entrada de investidores estrangeiros em Timor-Leste poderá criar campos de trabalho para os timorenses.

Lú-Olo: “O Governo enfrentará problemas na implementação do Programa”

Jornal Nacional Semanário - 22 de Setembro de 2007

O ex. Presidente do Parlamento Nacional e actual Presidente do Partido Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (FRETILIN), Francisco Guterres “Lú-Olo”, afirmou que os votos de confiança dos Deputados atribuídos ao Governo demonstram que o Programa do Governo foi aprovado no Parlamento Nacional, mas refere que o novo problema que o Governo irá enfrentar será a implementação do Programa.

«Com o apoio dos deputados claro que o Programa foi aprovado, mas o novo problema que o Governo irá enfrentar será a sua implementação. Para a implementação do Programa é necessário uma co-participação, ou seja, a participação de todo o povo para que a implementação do programa do Governo seja até à base. Sem a participação de todos, apesar do Governo ter boas intenções, o programa não terá uma boa implementação no terreno, e o povo não vai sentir o que é que este Governo deseja realizar na base», afirmou Lú-Olo ao Jornal Nacional Diário, na “Uma Fukun”, no Parlamento Nacional, quando acompanhou o debate sobre o Programa do IV Governo Constitucional.

O ex. Presidente do Parlamento Nacional salientou que o Programa do Governo é muito genérico, o que significa que não há uma explicação específica. Além disso, a maioria do conteúdo do programa tem referências ao Programa do Governo anterior, havendo programas adicionais nas áreas da reforma da assistência social.

«Não citaram uma grande diferença, como a projecção do futuro de Timor-Leste na área de economia, em essencial como é que Timor-Leste se tornou um Estado sustentável com o seu próprio orçamento e a sua própria capacidade de desenvolver o País», explicou Lú-Olo.

Segundo o antigo Chefe do Órgão Legislativo, apesar de terem dito que vão falar sobre o assunto na apresentação do orçamento, no Programa devia ter sido citado também para que as pessoas pudessem ter conhecimento sobre o que é que Timor-Leste deseja desenvolver no seu futuro. Na área da educação, o Governo dá mais prioridades aos sectores privados. O Governo dará subsídio ou apoio financeiro a estes sectores para que estes sejam autónomos e não estejam dependentes do sector público, e se possam criar campos de trabalho. O mesmo acrescentou que dar incentivo não significa dar apoio.

«Em relação à atribuição de incentivos, os critérios devem ser claros. Qual é o modelo do sector cooperativo? No seguimento desta questão, a relação com a área de investimento nacional e estrangeiro não é clara. Mas, a resposta dada foi apresentada como apenas uma intenção do Governo» explicou Lú-Olo. O mesmo admitiu que se o Programa fosse aprovado, se veria depois a sua implementação. Lú-Olo acrescentou que a aprovação do documento é uma coisa e que a sua implementação é outra totalmente diferente.

O Programa do Governo está, geralmente, dividido em duas partes: uma a curto prazo e outra correspondente à duração do mandato do Governo. «Em relação ao curto prazo, citaram seis meses, mas não sabemos se conseguem implementar o programa neste curto prazo, pois será complicado. Ainda não sabemos qual é o número de orçamento a ser gasto em seis meses e, também, não sabemos o orçamento do ano seguinte» explicou.

Na ocasião, o ex. Presidente do PN salientou que ao longo do debate sobre o Programa, que durou três dias, ocorreram várias falhas. «No debate sobre o Programa do Governo e na sessão plenária normal ocorreram várias falhas na mesa parlamentar, porque a mesa não conseguiu dominar o tempo, tendo permitido que os deputados falassem à vontade. Quando os deputados acabavam de falar é que a mesa retomava o tempo. As outras falhas são referentes às perguntas e às críticas que precisavam de explicação da mesa, em especial, do Primeiro-Ministro, pois estes assuntos não obtiveram resposta. Portanto, posso afirmar que houve algumas falhas normais neste debate sobre o programa», afirmou.

Apesar das falhas, o debate do segundo dia decorreu bem, o Presidente do Parlamento deu oportunidade a todos os Deputados para apresentarem as suas críticas, sugestões e propostas a fim de se corrigir o Programa do Governo.

Emília Pires: “Orçamento transitório estimado no valor de 110 milhões de dólares”

Jornal Nacional Semanário - 22 de Setembro de 2007

A Ministra do Plano e das Finanças, Emília Pires, afirmou que o orçamento transitório de três meses, enquanto se aguarda o Orçamento do Ano Fiscal 2008-2009, terá o valor de 110 milhões de dólares. «O orçamento transitório é uma medida que tomei e cujo cálculo total ronda os 110 milhões de dólares» afirmou Emília Pires ao Jornal Nacional Semanário, na “Uma Fukun”, no Parlamento Nacional, quando a mesma comentou sobre a estimativa do orçamento transitório.

Segundo ela, o Orçamento Transitório irá ser enviado ao Parlamento para aprovação após a aprovação do Programa do Governo. O Parlamento tem de aprovar em primeiro lugar a mudança de Ano Fiscal para Ano Civil e, só depois disso, é que o Governo apresentará o orçamento transitório ao Parlamento para aprovação. Antes da aprovação no Parlamento, o Conselho de Ministros deve discutir e determinar a alocação do orçamento para as áreas prioritárias.

Segundo ela, o orçamento será discutido na quarta-feira, da semana corrente, no Conselho de Ministros, e só depois é que será apresentado ao Parlamento Nacional para a aprovação.
As prioridades do orçamento serão discutidas no Conselho de Ministros, porque o referido orçamento é referente ao prazo de três meses. Enquanto o Parlamento não aprovar a Lei de Mudança do Ano Fiscal para o Ano Civil, naturalmente que o orçamento transitório chegará até Dezembro, para se entrar no ano civil de 2008.

Ex. Primeiro-Ministro, Eng.º Estanislau Aleixo da Silva : “Ser Primeiro-Ministro é uma ambição que deve ser assumida com responsabilidade”

Jornal Nacional Semanário - 22 de Setembro de 2007

O Ex-Primeiro-Ministro do Terceiro Governo Constitucional, Eng.º Estanislau Aleixo da Silva afirma que ser Primeiro-Ministro ou Ministro é ambição de toda a gente, em especial dos jovens, toda a gente tem direito a essa ambição e ideia para o futuro. Mas quando temos ambição, devemos também prepararmo-nos para assumir essa função com capacidade, competência e dignidade para ganhar a confiança do povo.

Estanislau Aleixo da Silva referiu-se a esta questão na entrevista exclusiva com o Jornal Nacional Semanário, quando fez o seu comentário sobre a sua experiência como Primeiro-Ministro do III Governo Constitucional porque há líderes políticos neste País com grande ambição pelo cargo de Primeiro-Ministro. Acompanhamos em seguida a entrevista completa conduzida pelos jornalistas José Gabriel e Júlio Bere Mali com o ex-Primeiro-Ministro, Eng.º Estanislau Aleixo da Silva.

JNS : Quais os desafios enfrentados quando assumiu o cargo de Primeiro-Ministro?

EAS : Como Primeiro-Ministro enfrentámos vários desafios, não é fácil, porque devemos ter uma visão global da administração, na administração pública, uma visão global sobre o futuro do País e sobre o que deve ser realizado para cumprir uma missão no plano de desenvolvimento nacional.

É um enorme desafio, quero dizer que assumi o cargo de Primeiro-Ministro durante três meses assumindo antes disso o cargo de Vice Primeiro-Ministro durante um ano. Durante quase um ano trabalhei com Ramos Horta e recebi delegações do estrangeiro para cooperações na área económica, desenvolvimento, finanças e infra-estrutura.

É um grande desafio que exige experiência, conhecimento e capacidade na tomada de decisão. Quando é tempo de tomar uma decisão, devemos tomá-la. Não devemos aguardar que os outros tomem decisões e depois as apreciamos. Devemos tomar decisões para servir os interesses da Nação e não servir os interesses de indivíduos ou de partidos, a fim de melhorar a vida do povo no País.

JNS : Qual era o programa prioritário de desenvolvimento nacional na altura?

EAS : Sim, o programa de prioridades como vocês sabem que o mandato do Governo da FRETILIN foi ao longo de cinco anos, desde o Primeiro Governo Constitucional, Segundo Governo Constitucional e o Terceiro Governo Constitucional. O Quarto Governo Constitucional cumpriu o que nós próprios aprovámos no Parlamento Nacional, segundo o Plano de Desenvolvimento Nacional e ordenar o Governo para elaborar programas e projectos que serão implementados do plano de desenvolvimento nacional. Como um país enfrentámos vários desafios porque iniciámos o Governo do País com recursos limitados, como recursos humanos e financeiros. Temos recursos financeiros bastante limitados, portanto muita coisa não foi feita por não termos orçamento suficiente.

Com o orçamento fizemos grandes investimentos na área da educação e saúde, não conseguimos realizar tudo. O Governo deseja implementar mais programas mas não tem orçamento suficiente. Além do orçamento insuficiente, temos recursos humanos limitados, a nossa capacidade de abserção para servir também é limitada. Portanto implementámos os nossos planos, com grandes dificuldades, não é facil ultrapassá-las principalmente na área dos recursos humanos e recursos financeiros que fomos dependentes dos doadores. Só a partir de 2006 é que entrou o orçamento próprio na conta bancária do Estado, proveniente do fundo petrolífero.

Portanto em 2006 o Governo desejava implementar um grande programa, mas como todos sabemos que a crise não deu oportunidade para implementar os programas a fim de atender às necessidades do povo.

O Plano de Desenvolvimento aprovado no Parlamento Nacional e depois o “Road-Map” retiro e depois o Plano de Programa de Investimento Sectorial. Cada área de desenvolvimento tem o seu programa de investimento sectorial. Todos os programas têm ligação com todos os Ministérios e cada Ministério com o seu programa de desenvolvimento. Há Ministérios relevantes: o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Ministério do Plano e das Finanças por causa do orçamento e também o Ministério do Interior.

O novo programa estava previsto a sua implementação em 2006 mas foi perturbado pela crise.
Anualmente elaboramos o plano de acção que o Governo deve implementar segundo o orçamento e esse orçamento é regularizado pela lei de orçamento para evitar o desentendimento de fundos.

Quero dizer que há opiniões que não havia auditorias para as contas dos Governos anteriores, isso não é verdade, anualmente houve auditoria de contas do Estado e do Governo. A auditoria foi realizada todos os anos. Porque é que o Governo todos os anos convocava uma auditoria internacional? A razão é que ainda não temos Tribunal de Contas. Porque deseja transparência, o Governo abriu uma auditoria internacional que visita o nosso País duas vezes por ano a fim de fazer contas e apresentar o relatório.

Desejo afirmar que o que fizemos durante cinco anos, fizemos com consciência, com as nossas capacidades para realizar o desenvolvimento. Portanto, sendo positivo ou negativo, foram estabelecidas as Instituições ao longo de cinco anos.

JNS : Como ex-Ministro da Agricultura, o que acha ser necessário para o povo?

EAS : Bom, o desenvolvimento neste momento é enorme, podemos dizer que a agricultura é a base da economia no nosso País. Digo isto porque a agricultura dá campos de trabalho para muita gente. Muitos investimentos criámos no Ministério da Agricultura mas como tinha dito que queremos fazer muita coisa mas não conseguimos tudo por não termos orçamento suficiente. Apesar disso fizemos muita coisa, o que fizemos durante cinco anos ultrapassou o que a Indonésia tinha feito nos tempos da ocupação em Timor-Leste.

Reabilitámos irrigações, demos formação aos agricultores, apoio aos agricultores, estabelecemos centros de investimento, demos formação aos agricultores para utilizar os tractores, etc. Foram estabelecidos centros de formação de agricultura que são importantes para desenvolver os nossos recursos humanos, combater a pobreza, o que não significa dar de comer ao povo, mas dar também atenção à questão da saúde e da educação.

O Governo anterior realizou a campanha de alfabetização que incluiu nessa área a redução da pobreza. Reabilitar centros de saúde nos Distritos até aos Sucos, dar assistência aos chefes de sucos para apoiar o desenvolvimento nacional. Desejamos produzir produtos alimentares para o consumo de todos mas quero dizer que a nossa agricultura é uma agricultura de subsistência, ou seja uma produção suficiente para o consumo. Quando produzimos para o mercado, temos que criar mercados e infra-estruturas, o que hoje em dia não existe, portanto devemos pensar antes de falar. O que foi feito deve ser analisado passo por passo que o povo não pode produzir para o mercado, mas se queremos produzir devemos produzir todos os meses e anos. Porque os compradores dos nossos produtos querem produtos em grande quantidade. Segundo o nosso ponto de vista o que realizamos foi um desenvolvimento sustentável o que de repente não pode ser desenvolvido por falta de meios.

JNS : Qual é a sua opinião em relação ao Programa do IV Governo Constitucional apresentado recentemente no Parlamento Nacional?

EAS : Tenho preocupação com esse Programa que não é um documento qualquer, um documento com linhas mestras para a governação contendo todos os programas que o Governo irá realizar nos próximos cinco anos e tem uma enorme implicação para o País, no desenvolvimento do País.

A estrutura do programa não dá garantias, contém várias promessas mas não se sabe como implementá-las. O orçamento vai sair deste programa, portanto exigimos saber como realizar o processo macro-económico, questionamos onde irão buscar orçamento para implementar estas actividades.

O Governo disse que irá reduzir os impostos, dar subsídios e não significa que não pode dar subsídios mas deve dizer o mais concreto possível para termos conhecimento, porque não está claro neste programa. Portanto temos direito de apresentar as nossas dúvidas em relação ao financiamento desses programas, aonde irão buscar o orçamento. Falamos só do Fundo Petrolífero, o nosso País não pode ser dependente apenas do Fundo Petrolífero. Neste programa não se fala do crescimento económico, qual é a percentagem do crescimento económico, qual é o número de emprego, estas situações não estão claras no programa.

JNS : Não estão claras porquê?

EAS : Não estão claras porque não foi efectuado um levantamento sobre o Estado da Nação “State of the Nati on”, não conseguem fazê-lo por terem muita coisa no Programa. Até há alguns erros, porque falam da ligação de rede telefónica nos Distritos, mas os Distritos têm as suas ligações telefónicas, querem elaborar uma Lei de Carantina, mas já temos a Lei de Carantina. Isto significa que não sabem o que é que foi feito, para depois projectar e o que ainda não foi feito e como melhorar o desenvolvimento económico. O que foi apresentado foi um esboço de programa para apresentar ao Parlamento e ser corrigido pelo Parlamento, não é?

O Governo apresenta o Programa e nós queremos conhecer bem o programa, nós queremos ser claros, qual é o número de investimento para o sector público, não queremos o número de orçamento mas a percentagem do investimento público, qual é a percentagem para a educação, saúde. No Governo anterior havia uma combinação entre os sectores da saúde e educação que rondava os 34 porcentos do Orçamento do Estado enquanto no actual Governo não temos conhecimento disso.

Falando das estradas, qual é a prioridade, as estradas nacionais, estradas rurais ou estradas distritais? As estradas nacionais são importantes para o desenvolvimento do País que deve ser claro.

JNS : Vendo a apresentação do Programa, há possibilidade do Governo AMP recorrer a empréstimos. Qual é a sua opinião?

EAS : O empréstimo não será decidido só pelo Governo mas é da competência do Parlamento. A competência do Governo é apresentar a proposta e o Parlamento é que vai tomar a decisão. Será que é necessário fazer empréstimos? Antes disso é necessário saber a utilização do orçamento de empréstimo. Se não sabemos como utilizar o orçamento, não sabemos se o orçamento é suficiente ou não suficiente, então é um erro.

JNS : O Programa do Governo AMP dá mais prioridade para a área segurança e estabilidade, qual é o seu comentário?

EAS : Sim, a segurança é importante. Penso que qualquer Governo deve dar prioridade para a área da segurança, mas como é obvio, a segurança tem relações com outras áreas, a segurança não pode caminhar sozinha, quando não há participação do povo. Portanto a participação do povo é importante para desenvolver a segurança.

Temos que criar condições para que a comunidade possa cooperar com as nossas Forças de Segurança e garantir a segurança no nosso País.

JNS : Colaborará com o novo Governo para resolver os problemas do País?

EAS : Neste momento sou deputado representando o meu Partido, a posição do Partido em relação a esse Governo é clara, portanto vamos ver no futuro.

JNS : O Partido FRETILIN continua a considerar o actual Governo como ilegal?

EAS : A FRETILIN considera que a decisão do Presidente da República politicamente é irracional porque não respeitou as expectativas dos eleitores no dia 30 de Junho. Tínhamos a experiência dos cinco anos e queremos desenvolvê-la. Portanto temos que cooperar, não vamos marginalizar o maior Partido ou o Partido mais votado. Como político devemos analisar se queremos desenvolver o nosso País.

JNS : Pessoalmente continua a colaborar com o Primeiro-Ministro, Xanana Gusmão?

EAS : Depois de deixar o cargo de PM entreguei todas as facilidades a Xanana Gusmão, quando chegou ao meu Gabinete. Todos nós desejamos o desenvolvimento do País, portanto devemos dar as mãos uns aos outros. Não vamos aguardar só a FRETILIN. A FRETILIN apresentou várias propostas que não foram consideradas, puseram de lado porque querem marginalizar a FRETILIN. Portanto penso que não é justo se desejamos avançar juntos.

JNS : Houve acusações contra o Governo anterior por não ter entregue os equipamentos de serviço, qual é o seu comentário?

EAS : Esse assunto foi falado na imprensa. Não tenho conhecimento sobre a perda de alguns equipamentos. Devemos ter em conta que o actual Governo está a criar mais Secretarias de Estado que não existiam no anterior Governo, se não existiam no Governo anterior com certeza que não irão receber equipamentos do Governo anterior. Portanto quem nomeou estas Secretarias de Estado é que deve arranjar os equipamentos de serviço. Dou um exemplo, no anterior Governo não tínhamos a Secretaria de Estado da Pecuária, Vice-Ministro da Agricultura, tínhamos o Vice-Ministro de Agricultura e Florestas. O actual Governo tem a Secretaria de Estado da Pecuária, Secretaria de Estado da Agricultura, Secretaria de Estado das Pescas. Estas Secretarias de Estado não têm Gabinete, quem as nomeou é que deve arranjar computadores e equipamentos de serviços para os mesmos, penso que não vamos questionar isso.

Se alguns equipamentos desapareceram, aconselho os novos Ministros a contactarem os directores e perguntarem porque é que estes equipamentos não existem ou onde é que estão os referidos equipamentos, o que é que foi entregue e o que é que ainda não foi entregue e ver o que é que deve ser feito. Se não como alguns tinham falado, prometeram muita coisa mas não concretizaram, penso que não é favorável para o problema de gestão de problemas, competência e capacidade para lidar com a situação. Portanto antes de falar não analisamos bem a situação nos Departamentos para depois ver o que é que se deve fazer.

JNS : Significa que a acusação sobre a perda de equipamentos é falsa?

EAS : Sobre a perda de equipamentos devemos tomar atenção que na situação de crise no País houve assaltos aos Ministérios, aos armazéns do Governo, como do Ministério da Agricultura e do Ministério da Educação foram saqueados, como é que vamos falar sobre isto, recolhemos novamente os equipamentos? Penso que é impossível. Agora temos que pensar é como cada Ministério pode fazer nova aquisição de equipamentos.

O armazém do Ministério do Plano e das Finanças perdeu o orçamento, por volta de 6 ou 8 milhões de dólares e equipamentos roubados. O edifício do Ministério da Agricultura foi saqueado, os computadores que estavam dentro do meu Gabinete desapareceram.

JNS : Os equipamentos saqueados podem ser novamente recolhidos ?

EAS : Penso que é possível através de uma operação de casa em casa, mas penso que é difícil.
JNS : Qual é a sua opinião sobre a estrutura do Governo AMP?

EAS : A estrutura do actual Governo não é igual à estrutura do anterior. O Primeiro-Ministro Xanana Gusmão é que deve dar explicações sobre as estruturas.

JNS : Após ter deixado o cargo de Primeiro-Ministro, além de deputado, realiza outras actividades?

EAS : Ao deixar o cargo de Primeiro-Ministro neste momento sou um cidadão normal. Quando era Primeiro-Ministro não tinha segurança à noite na minha casa. Não tinha segurança na minha casa porque ninguém me ameaçava, neste momento sou deputado, trabalho para o meu Partido, falo com os jovens, desloco-me para os Distritos e falo com os membros da FRETILIN para manterem a calma e não praticarem a violência para que o processo de desenvolvimento no nosso País possa decorrer bem para uma vida melhor.

Faço isto porque desejo contribuir para o País, vou continuar fazê-lo e dar a minha contribuição no Parlamento para ajudar o processo de desenvolvimento do País.

Xanana : “Já tinha pedido desculpas” - Devia responder em Tribunal

Jornal Nacional Semanário - 22 de Setembro de 2007

O Primeiro-Ministro do IV Governo Constitucional e ex. Presidente da República, José Alexandre Kay Rala Xanana Gusmão admitiu que, como responsável do Estado, já tinha pedido desculpas da sua parte ao Povo de Timor-Leste em particular ao Povo da parte leste do País, porque o seu discurso, do dia 13 de Março de 2006 na televisão, provocou a deslocação de populações para os campos de deslocados na Capital, em Díli, e fora de Díli.

O actual Primeiro-Ministro fez esta declaração ao público durante a apresentação do Programa do Governo, no segundo dia no “Uma Fukun”, no Parlamento Nacional, quando respondeu à pergunta do deputado Osório Florindo, relativamente ao problema dos deslocados, que ainda não tinha sido citado no Programa de Governo.

Na sua intervenção, o Deputado da Bancada FRETILIN afirmou que o Programa do Governo não fala do problema dos deslocados, dos peticionários e do Alfredo. Porque é que o Governo não mencionou esses assuntos no seu Programa? A sua dúvida é que o actual Governo tenha medo de falar dos deslocados.

«Não sabem que os deslocados que permanecem debaixo das tendas em vários locais, se deve ao discurso do Estado do dia 13 de Março de 2006, na televisão, quando citou Leste e Oeste, aliás, “Lorosae” e “Loromonu”. Apesar da intenção não ser dividir o País, como as expressões do então PR foram bastante genéricas, algumas pessoas questionaram-se e surgiram, então, actos de violência em várias localidades: destruíram-se e incendiaram-se casas, e muitas populações tiveram de se deslocar para os campos de deslocados», salientou Osório.

Ao comentar sobre esta questão, o Chefe do Governo afirmou que, pessoalmente, já tinha pedido desculpas ao Povo. «Fiz uma declaração de pedido de desculpas ao Povo, quando era Presidente da República. Mas, se quiserem, diariamente, farei uma “ mea culpa ”. Quando for à missa, posso fazê-la. Eu, pessoalmente, como Presidente da República, não consegui controlar a minha emoção por causa de provocações provenientes de outras partes. Mas, como Presidente da República, já tinha pedido desculpas. Não dividi o povo, mas repeti as declarações dos peticionários, quando falei ao público. Estou de acordo com isto. Não digo como “líder” mas como responsável do País, aceitei esta crítica, prostro-me a todos, em particular às populações da parte leste, que não conheço, pois não permaneci lá e não lutei lá», afirmou o Primeiro-Ministro.
Observação do Jornal Nacional Diário, no terreno, após a crise no País, quando milhares e milhares de populações abandonaram as suas casas e se deslocaram para os campos de refugiados na cidade de Díli ou fora da cidade de Díli, como Tibar, Metinaro, Hera, Baucau e outros locais. Estas pessoas permanecem há quase dois anos nos campos de deslocados e não têm esperança de poder regressar às suas casas.

Responder em Tribunal

Relativamente a esta questão, o ex. Primeiro-Ministro e actual Secretário-Geral do Partido Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (FRETILIN), Mari Alkatiri, afirmou que o pedido de desculpas é importante, mas que foi feito tarde demais. O melhor é Xanana preparar-se para responder em Tribunal.

«Acusavam-me de ser o mais culpado e por isso demiti-me do cargo de PM. Foi, simplesmente, por causa de uma alegação, agora este caso não é uma alegação. Portanto quero declarar, mais uma vez, que Xanana Gusmão deve responder em Tribunal. Porquê? Porque usou uma Força ilegal, para matar elementos em Same. As Forças Australianas em Timor-Leste eram ilegais, porque o acordo anterior ainda não tinha sido ratificado. Xanana Gusmão deve-se preparar para responder em Tribunal» afirmou Mari Alkatiri aos jornalistas no Aeroporto Internacional Presidente Nicolau Lobato, em Comoro, em Díli, no sábado, dia 16 de Setembro, após a sua visita à Indonésia durante uma semana.

O Secretário-Geral da FRETILIN e a sua comitiva chegaram ao Aeroporto às 13h00, no avião da “Merpati”, e foram recebidos pelo Adjunto do Secretário-Geral, José Manuel Fernandes, e alguns membros da Comissão Política Nacional (CPN). Nessa ocasião, encontrou-se com o ex. Representante Especial do Secretário-Geral da ONU em Timor-Leste, Sukehiro Hasegawa.
Na chegada ao Aeroporto, os representantes dos deslocados do Aeroporto, do Jardim Colmera e do Bairro Betó içaram a bandeira do Partido FRETILIN e receberam a comitiva da liderança do Partido Histórico com “Vivas”, gritando e expressando os seus sentimentos de orgulho.

Tomada de Posse ao Conselho Superior de Defesa e Segurança

Presidência da República - Comunicado da Imprensa - 21 Setembro 2007

Pelas 14H00, no dia 20/9, Quinta-Feira, efectuou-se (teve lugar) a cerimónia de tomada de posse dos 12 membros do Conselho Superior de Defesa e Segurança.

S. E. Sr. Presidente da Republica, nas suas breves palavras disse:

“Apresento a todos os meus agradecimentos pela disponibilidade como aceitaram o convite de serem – voz membros Conselho Superior de Defesa e Segurança. O Conselho Superior de Defesa e Segurança e um Órgão de consulta política do Presidente, previsto na Constituição de Timor-Leste. Espero que com o vosso apoio como órgão de consulta política, posamos desenvolver e servir melhor o Povo de Timor-Leste.

Os membros empossados foram:

1. Sr. Kay Rala Xanana Gusmao Primeiro Ministro
2. Sr. Dr. Zacarias Albano da Costa Ministro dos Negócios Estrangeiros
3. Sra. Dra. Maria Lucia Lobato Ministra da Justiça
4. Sr. Dr. Julio Tomas Pinto Secretario de Estado da Defesa
5. Sr. Dr. Francisco Guterres Secretario de Estado da Segurança
6. Sr. Taur Matan Ruak Comandante F-FDTL
7. Sr. Afonso de Jesus Comandante Geral Interino PNTL
8. Sr. Dr. Fernando Lasama de Araujo Membro eleito pelo Parlamento
9. Sr. David Dias Ximenes Membro eleito pelo Parlamento
10. Sr. Dr. Alcino Barris Membro designado pelo Presidente
11. Sr. Dr. Roque Rodrigues Membro designado pelo Presidente

Após a tomada de posse, seguiu-se imediatamente a Primeira reunião do Conselho Superior de Defesa e Segurança, pelas 14H30 e S. E. o Sr. Presidente nomeou S. E. Sr. Secretario de Estado para Segurança, Sr. Dr. Francisco Guterres, como porta-voz do Conselho Superior de Defesa e Segurança.

Ensinar português em Timor II

Público - Quinta-feira, Setembro 20, 2007
João Paulo Esperança

«Posso ter a minha opinião sobre muitos temas, sobre a maneira de organizar a luta; de organizar um partido; uma opinião que se formou em mim, por exemplo, na Europa, na Ásia, ou ainda em outros países da África, a partir de livros, de documentos, de encontros que me influenciaram. Não posso porém pretender organizar um partido, organizar a luta, a partir das minhas ideias. Devo fazê-lo a partir da realidade concreta do país.»

Amílcar Cabral (citado no livro “Cartas à Guiné-Bissau – Registo de uma experiência em processo”, de Paulo Freire, [p. 9])

O ensino do português em Timor andaria melhor se fosse organizado ouvindo as opiniões de quem está no terreno e conhece a situação real do país, mas muitas vezes os apelos e sugestões dos professores que lá labutam há muitos anos caem nos ouvidos moucos de técnicos de gabinete agarrados em Lisboa às rotinas que criaram noutras eras e noutros cenários (como p.ex. Angola e Moçambique, que são contextos muito distintos) e mais preocupados com o protagonismo das suas instituições do que com o futuro dos timorenses. As declarações do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, João Gomes Cravinho, que esteve recentemente em Timor em contactos com o actual Governo do país, parecem indicar que as autoridades portuguesas estão empenhadas em que isso mude. O governante referiu-se nomeadamente, de acordo com os jornais, à necessidade de os professores aprenderem tétum, o que parece demonstrar intenção de promover a aquisição de competências específicas para o labor docente destes e para uma melhor integração na sociedade timorense.

Um dos maiores obstáculos à eficácia dos esforços de ensino da língua portuguesa em Timor tem sido o paroquialismo das instituições envolvidas, o arreigado hábito lusitano de “cada um puxar a brasa para a sua sardinha”. Quando cheguei a Timor há seis anos, ao serviço de uma instituição lusa para dar aulas na universidade nacional pública, o “rival” era o Ministério da Educação português, que tinha uma centena e meia de docentes no terreno e se tinha disponibilizado para ceder alguns para darem aulas aos universitários. O Instituto Camões (ICA) é que em Portugal tem a responsabilidade de promover o português no ensino superior no estrangeiro, pelo que houve que recrutar rapidamente aqui um grupo de professores para irem dar aulas para a UNTL, a recibos verdes. Pouco depois o “adversário” passou a ser a Fundação das Universidades Portuguesas (FUP), que arrancou com um conjunto de cursos superiores leccionados por docentes idos de universidades daqui, por períodos de dois meses, incluindo um curso de formação de professores de português. Como o Instituto Camões também apoiava um curso com os mesmos objectivos, passaram a existir ao mesmo tempo, na mesma faculdade, dois cursos superiores apoiados por Portugal e leccionados por portugueses para formar docentes timorenses de português, que funcionavam em portas contíguas, mas de costas voltadas. Esta caricata situação só terminou alguns anos mais tarde quando alguém no Governo, em Lisboa, decidiu que só haveria financiamento para um curso e que as instituições tinham que se entender umas com as outras. A coordenação científica do novo curso foi entregue à professora Mariette Bolina da FUP, que trouxe uma inovadora e benvinda postura dialogante para as reuniões, e que conseguiu uma coisa nova importante: exames de selecção de candidatos que permitem excluir os piores, mas mantendo a possibilidade de os jovens que não dominam ainda o português poderem frequentar um ano propedêutico, onde adquirem as bases que lhes permitirão depois passar nas provas para ingresso na licenciatura. Actualmente as cadeiras de língua portuguesa do curso são leccionadas por docentes do ICA, e as restantes (linguísticas, literaturas, didácticas,...) por professores da FUP. Ah!, e entretanto ao longo destes anos, deixou de haver “veto” sobre a presença de docentes do Ministério da Educação português a ensinar na universidade. Agora há finalmente uma boa cooperação entre as instituições, mas muita energia foi inutilmente desperdiçada antes de se chegar a este ponto.

Situação actual da língua portuguesa e do seu ensino

Em Timor a situação real da língua portuguesa é bastante melhor do que dizem os australianos e pior do que gostam de pensar os portugueses (a wikipédia em português diz que 25% da população fala a língua! hahaha!). Todos os timorenses têm pelo menos algum grau de conhecimento passivo do idioma da lusofonia devido à grande quantidade de empréstimos lexicais do português que entraram para o tétum e para as outras línguas timorenses através dos séculos, mas há uma diferença entre compreender vagamente o assunto de um discurso e ser capaz de ler um livro. É um facto que se fala agora muito mais português do que quando lá cheguei, mas oito anos depois da saída dos indonésios os sucessos estão muito aquém do que seria de esperar tendo em conta o investimento que foi feito. Como diz Flávia Ba no editorial de um Várzea de Letras recente, há uma realidade nova que é o “o aparecimento de jovens que falam a língua portuguesa e que a aprenderam já depois do fim da ocupação indonésia” e “uma geração nova nas escolas primárias timorenses que, principalmente na montanha, não fala já fluentemente a língua dos ocupantes”, uma vez que “no interior do país há muitas crianças que fizeram toda a escola primária em tétum e português e que da língua da integrasi e da otonomi não sabem mais do que algumas palavras”. Porém, esses jovens são em percentagem ainda muito reduzida (boa parte deles alunos nos cursos da FUP e do ICA na UNTL). Poderiam ser mais se não tivesse havido durante bastante tempo nos cursos de formação de professores uma aposta clara (e a meu ver inadequada) num público-alvo de velhos lusófilos. Muitos destes timorenses mais idosos são pessoas extraordinárias (mesmo que o aproveitamento de alguns nas diferentes disciplinas deixe frequentemente bastante a desejar) que mantiveram a língua portuguesa viva em Timor apesar de todas as pressões dos indonésios. Bastantes deles têm até um certo prestígio nas suas comunidades por serem os que sabem português, e sentem-se particularmente embaraçados quando ao voltarem à escola como alunos depois de trinta anos ou mais acabam por não conseguir passar de ano, porque não basta falar razoavelmente um idioma para tirar um curso superior. Talvez a solução fosse preparar cursos especiais de reciclagem para estes aprendentes, com objectivos distintos dos outros. Parece-me que se deveria olhar seriamente para as estatísticas do corpo discente dos diversos projectos de formação de professores que Portugal patrocina, uma grande percentagem dos formandos estará reformada daqui por cinco anos. Todos os graduados até agora como professores nos dois cursos abertos em 2001 pelo ICA e pela FUP são, com uma única excepção, pessoas de idade madura, todos já falavam português antes de entrarem para a UNTL, e a grande maioria já dava aulas desse idioma antes de iniciar esta formação académica. Serão agora talvez melhores docentes, e fizeram um percurso de valorização pessoal importante, pelo que merecem ser elogiados. Mas em relação ao problema global de escassez de professores a sua graduação não resolveu muita coisa. Não seria boa ideia apostar preferencialmente na formação de jovens, mesmo que entrem para os cursos sem saber nada de português? O currículo teria que ser adequado para esse público. Um aluno em Portugal pode entrar para um curso superior que forma professores de italiano, por exemplo, sem saber nada desse idioma; a ideia é que o aprenda durante o curso.

Elites culturais, cena literária, livros e bibliotecas

Os graduados que mencionei fazem parte de uma elite cultural e intelectual leste-timorense, a mesma a que pertence grande parte dos principais líderes políticos actuais, uma geração de quadros cuja formação de base é lusófona. O curso não foi desperdiçado neles, já que vários estão na linha da frente do combate pelo português, acumulando empregos e ajudando a formar novas fornadas de falantes. Mas há outra elite em Timor, que vêm da geração educada sob influência indonésia e que vai controlar as rédeas do país a curto-prazo, à medida que forem desaparecendo de cena os líderes históricos. Alguns portugueses não confiam neles, acham que eles estão só à espera de uma oportunidade para tirar o estatuto oficial à língua portuguesa. Alguns líderes timorenses da velha-guarda também não os apreciam muito, o ex-Primeiro Ministro Mari Alkatiri referia-se a eles nos jornais como “sarjana super-mi”. O super-mi é uma massa instantânea indonésia a que basta juntar água quente, é muito barato e também se consome imenso em Timor, portanto a expressão pode traduzir-se mais ou menos por “licenciados massa instantânea”. Os adversários de Mari Alkatiri retorquiam que o ensino universitário em Moçambique – onde ele se formou – também não prima pela excelência. De qualquer maneira, a razão porque ele lhes chamava isso tem a ver com a má qualidade e corrupção que existe nas universidades indonésias, onde esses quadros se formaram. Mas nem tudo é mau no ensino superior indonésio, também aí há gente bem formada, e existem instituições onde muitos docentes têm doutoramentos feitos em algumas das melhores universidades dos Estados Unidos, Austrália ou União Europeia. E há a vivência académica fora das aulas, que teve um papel importante na formação política e pessoal de muitos jovens quadros timorenses. Recordemos que esses eram os tempos da militância em organizações como a Renetil e a Impettu, e de concertação de estratégias com o movimento indonésio pró-democracia que veio a varrer o país, e principalmente as universidades, numa mobilização sem precedentes contra o regime de Suharto.

Contrariamente ao que alguns portugueses pensam, a Indonésia não é um deserto cultural. Antes tem uma cena artística e literária pujante, onde coexistem colectivos e grupos literários alternativos que organizam sessões públicas de declamação de poesia e leitura de contos ou representação de peças teatrais com cadeias de edição, distribuição e venda de livros que cobrem o país, como a Gramedia (do tipo FNAC). Ofereci a amigos em Timor vários exemplares da tradução indonésia de “O Nome da Rosa” de Umberto Eco, que de resto são vendidos a um preço bastante inferior ao da edição portuguesa. Também ofereci dois exemplares da tradução indonésia do “The Da Vinci Code”. Escritores indonésios como Ayu Utami chegam a vender mais de 100.000 exemplares de um livro. Alguns jovens timorenses que estudavam na Indonésia durante a ocupação moviam-se nesses meios de activistas políticos apreciadores e produtores de literatura alternativa, e viveram nesse país o equivalente do que foi a experiência da geração da Casa dos Estudantes do Império para os movimentos independentistas dos PALOP. Alguns vieram a congregar-se em Díli em organizações como o Sahe Institute for Liberation, a Yayasan HAK, a (entretanto extinta) revista Talitakum, e o partido PD. O Instituto Sahe publicou em língua indonésia alguma literatura política ligada aos países lusófonos, nomeadamente uma tradução de uma obra de Samora Machel sobre poder popular e uma outra de um livro de Ronald H. Chilcote sobre Amílcar Cabral. Na mega-Feira do Livro que o Instituto Camões organizou em Díli em 2003, que foi um enorme sucesso, encontrei um destes jovens activistas à procura de livros. Trazia na mão para comprar um exemplar do “Creole” (tradução inglesa do “Nação Crioula” de José Eduardo Agualusa) e um do “The first global village – How Portugal changed the world” de Martin Page. O moço não falava português e por isso o evento tinha pouco para lhe oferecer. Parece-me que os esforços portugueses na área da educação lusófona e da cultura se têm concentrado principalmente na terceira idade e, a um nível diferente, nas crianças. Esta geração foi bastante esquecida, e é bom lembrar que eles serão os próximos líderes de Timor.

Havia estudantes timorenses na Indonésia que faziam de vez em quando coisas como dizer orações em português um ao outro em ritmo de conversa para fazer crer aos colegas indonésios que dominavam a língua. O objectivo era marcar a diferença cultural. Vários tentavam aprender alguns rudimentos de português com recurso a velhos catecismos ou qualquer outro texto a que deitassem as mãos. Esses jovens davam uma grande importância simbólica à língua de Xanana e dos seus comunicados. Hoje em dia muitos são adultos com menos disponibilidade do que nos tempos da mocidade, sem tempo para frequentar assiduamente e com aproveitamento os cursos de língua portuguesa que aparecem, e consomem principalmente produtos culturais indonésios, porque a lusofonia não coloca à sua disposição produtos culturais oriundos da CPLP em formato que possa ser consumido por eles. Falo de filmes e telenovelas legendados em tétum (ou mesmo em indonésio, formalmente destinados à divulgação no país vizinho mas disponibilizados também em Timor), de literatura lusófona traduzida… Por isso compram parabólicas para ver os canais indonésios, e a elite lê livros de autores de língua inglesa, espanhola, etc… traduzidos para indonésio. Os filhos e sobrinhos deles andam na escola primária, onde muitos já não aprendem indonésio, e falam mais português do que eles, mas quando chegam a casa toda a família se senta a ver a telenovela venezuelana dobrada em língua indonésia.

De vez em quando o programa da RTP Internacional “Timor Contacto” mostrava umas reportagens sobre peças de teatro em português organizadas por portugueses ou brasileiros em Timor, e era deprimente ver como o público era quase inteiramente constituído por malais, com uma ou outra entidade timorense a marcar presença. Eram literalmente “para malai ver”. E nos eventos organizados por timorenses em tétum também era raro aparecer público português. Uma excepção a isto era o jornal literário “Várzea de Letras”, que publicava textos originais em português e tétum e traduções de excertos de obras lusófonas para tétum. Foi fundado por Sóstenes Rego como um jornal de parede para publicar trabalhos dos seus alunos na UNTL, e depois deu um passo em frente sob a orientação de Flávia Ba e, com patrocínio do Instituto Camões, passou a ser publicado em papel como jornal literário do Departamento de Língua Portuguesa da UNTL. Sinto-me orgulhoso de ter contribuído também com textos para o “Várzea” enquanto por lá andei. Creio que a Flávia Ba está de partida, espero que isso não signifique a morte do projecto. Quando estava prestes a vir para Portugal fui contactado por um investigador galego que queria saber mais sobre a cena literária local, sugeri-lhe que conversasse com o poeta timorense Abé Barreto, que frequentemente está ligado à organização de eventos como noites de declamação de poesia, e com a Mara do Instituto Camões, uma das poucas pessoas da comunidade portuguesa que frequenta habitualmente estes meios.
Faltam livros em Timor. Livros em português são necessários e úteis, mas é preciso também um investimento sério na publicação de livros em tétum. Urge um Plano Nacional de Leitura para Timor, bilingue, com uma forte componente em tétum, com livros escolhidos por quem tem experiência no terreno, com base não nas leituras preferidas dos organizadores mas sim naquilo que os aprendentes são capazes de ler. E faz muita falta uma biblioteca em Díli. Uma biblioteca de qualidade, não os muitos quase depósitos de livros que por lá há. Numa área de poucas centenas de metros quadrados no centro da capital timorense há duas bibliotecas do Instituto Camões, uma mediateca do BNU/CGD, a biblioteca da Faculdade de Ciências da Educação da UNTL com livros oferecidos por Portugal (e que passa uma boa parte do tempo fechada)…
porém nenhuma delas tem bibliotecários. Há vários funcionários zelosos, que têm normalmente outras responsabilidades na área da gestão e contabilidade, mas seria desejável formação específica de biblioteconomia. A pessoa que na prática toma conta da biblioteca pode ter sido contratada, por exemplo, para fazer limpezas e falar muito pouco português, apesar de noventa e nove por cento dos livros estarem nesse idioma. Quando um utente entra na biblioteca não há um apoio adequado para o orientar (e note-se que a maior parte dos utilizadores não tem experiência prévia nenhuma a lidar com livros e bibliotecas). A minha sugestão? Fechar estas bibliotecas todas (estão a três minutos a pé umas das outras!) e concentrar todo o acervo numa única grande biblioteca da Cooperação portuguesa, num edifício suficientemente grande, transferindo para lá os funcionários administrativos, de limpeza, motoristas, etc… Depois contratar bibliotecários ou dar formação adequada a alguns dos que já existem. Dado que mexer em livros é uma vocação, que não nasce de repente só porque há uma vaga para trabalhar numa biblioteca, poderia ser feita a selecção de candidatos entre os finalistas dos cursos que a FUP, Ministério da Educação português e ICA mantém em Timor, e poderia preparar-se um curso intensivo de biblioteconomia de um semestre a ser leccionado pela BAD (Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas) ou pela própria FUP (muitas universidades portuguesas têm hoje cursos de biblioteconomia). Depois era só dar-lhes um salário suficientemente atractivo para eles não terem que acumular empregos e para não irem rapidamente trabalhar para alguma outra instituição.


Falar com todos ou só com alguns?

Procuro habitualmente falar português com os meus alunos, mesmo fora das aulas (há alguns que são excepção a isto porque nos tornámos amigos antes de eles aprenderem português e agora é estranho mudar da língua doméstica para um idioma mais formal – uma questão de hábito), porém nas aulas de iniciação à língua portuguesa repetia as explicações em tétum e quando eles me abordavam nos corredores com alguma dúvida esclarecia-os nessa língua quando o português impedia a comunicação. Acontecia-me com alguma frequência haver estudantes que me vinham pedir que lhes explicasse em tétum alguma coisa que um colega meu tinha acabado de leccionar em português noutra disciplina e que eles não tinham compreendido.

Falo em tétum com os taxistas, e com as tias que vendem no bazar, e com as empregadas de mesa (a não ser que eles tomem a iniciativa de usar o português) – o que me evita muitos mal-entendidos. As moças que trabalham nos restaurantes são um dos grupos de jovens que mais rapidamente aprendem a desenrascar-se na língua de Camões (só são ultrapassadas pelos putos que vendem CDs e isqueiros nas ruas), por necessidade, porque uma percentagem grande da clientela é constituída por gente lusófona. A aprendizagem do português é necessária para a estabilidade no emprego, ou para poder mudar para um estabelecimento com mais nível, e com melhor salário. Assim, é perfeitamente correcto que os portugueses se dirijam a elas neste idioma. Menos correcta é a atitude intolerante e mesquinha a que infelizmente se assiste de vez em quando nos restaurantes de Díli quando algum “cooperante” pouco disposto a cooperar provoca cenas constrangedoras repreendendo alarvemente em voz alta as empregadas por não compreenderem um pedido, esquecendo-se de que não está num restaurante chique de Cascais (ou quiçá de Freixo de Espada à Cinta) e de que o português que as raparigas sabem tem vindo a ser aprendido numa de formação contínua “on the job”, como agora se diz. Invariavelmente a moça acaba por se retirar resmungando entre dentes palavrões em tétum contra a arrogância do malai. Nos Correios de Díli falo normalmente português porque há lá umas senhoras simpáticas que dominam a língua, mas uma vez em que lá estava entrou um americano do “Peace Corps” a falar tétum pelos cotovelos e a senhora que me estava a atender começou a dizer que todos os malais aprendiam a língua nacional timorense menos os portugueses, de forma que continuei a conversa em tétum para lhe mostrar que há excepções. Mas na vez seguinte que lá fui continuei a usar o português, claro. Como falo bem tétum e não tenho aspecto de australiano nem faço os “r” esquisitos da pronúncia deles, os timorenses costumam perguntar-me se sou brasileiro – não estão habituados a que os cooperantes portugueses aprendam a língua daqueles com quem cooperam…

Os professores portugueses, principalmente os que labutam nos distritos fora da capital, devem ser louvados pelo seu sacrifício e esforço. Trabalham frequentemente em lugares de difícil acesso, a muitas horas de viagem da capital, fazem muitos quilómetros por más estradas para cobrir as diversas escolas da sua zona de actuação, não têm acesso fácil a bibliografia adequada… Além de tudo isso, quando a situação se torna mais complicada, como aquando dos confrontos do ano passado, não reagem com pânico histérico e não fazem evacuações relâmpago, como fizeram os australianos e os americanos. Os timorenses em geral gostam deles. Para melhorar mais ainda o seu desempenho, creio que será útil dar-lhes as condições para que aprendam tétum e incentivá-los a que o façam. Não apenas porque isso tem reflexos nas competências profissionais específicas para o exercício da sua função em Timor (ainda que haja às vezes uma tendência para o ensino do português no estrangeiro privilegiar o professor-turista em vez do professor-especialista, o volume de investimento em Timor justifica que as coisas sejam feitas com uma abordagem diferente), mas também porque isso os tornará pessoas mais felizes. Muitos dos docentes portugueses são jovens e é normal que gostem de fazer amigos entre pessoas da mesma faixa etária, ora, se não souberem tétum não poderão facilmente socializar de forma normal com timorenses que tenham menos de cinquenta anos. Saber tétum promove uma melhor integração. E ninguém gosta de viver sozinho numa ilha. Um professor de línguas, como um tradutor, é um construtor de pontes entre culturas.

Contenção dos Abusos de Horta e Xanana deve começar dentro da AMP

Blog Timor Lorosae Nação - 21 de Setembro de 2007
Tibério Lahane

Avançou a Lusa com uma entrevista a Ramos Horta em que afirma que Alfredo Reinado continua em estado de graça, impune, a coberto do duo maravilha que em 2006 teve de se envolver num golpe de estado para fazer prevalecer as suas vontades.

Também na entrevista, Horta volta a “descascar” na Fretilin, referindo que a polícia estava a ser “politizada nos últimos anos”. Cá está, “nos últimos anos”.

Pois claro, nos últimos anos a polícia estava a ser politizada – por certo pela Fretilin. Agora não. Presentemente a polícia não está a ser politizada, partidarizada, instrumentalizada à imagem e semelhança das conveniências deste duo maravilha que vai consolidando o seu projecto de sociedade segundo as suas conveniências.

Este duo maravilha, Horta e Xanana, tem recebido a espantosa ajuda de duas personalidades que representam dois extremos da sociedade timorense. Mário Carrascalão e Fernando Lasama Araújo.

Se um já está na idade das sopas e descanso, tendo experimentado inúmeras formas de exercer o seu poder e influência – coisa em que é mestre – o outro é jovem e ainda agora está a começar a aprender a exercer cargos de maior representatividade e responsabilidades nacionais.
Não pondo em dúvida que Carrascalão sabe perfeitamente que Xanana sem ele, sem o PSD, não é coisa que muito valha, o mesmo não se pode afirmar sobre Fernando Lasama Araújo, por ser inexperiente e facilmente manipulável.

Enquanto que um tem calo no rabiosque e consegue perceber quando o estão a enganar - sobrepondo-se ao engano dos outros e tirando vantagem se necessário - o mesmo não se pode esperar de Lasama.

Certo é que Horta e Xanana viram os seus planos eleitorais frustrados através da expressiva condenação que os eleitores manifestaram em relação a Xanana. Os eleitores não queriam Xanana a governar o país, nem queriam um Presidente da República sabido e de contornos preconcebidos, que iria contrariar a sua vontade de voto.

Tivesse o eleitorado essa percepção e actualmente não seria Horta o PR mas sim Lu-Olo ou, muito provavelmente, Lasama.

O eleitorado está farto do xananismo, tanto ou mais do que do fretilinismo.

Os timorenses querem mudar. Querem honestidade na governação e nos actos políticos daqueles em que vota. Não querem práticas opacas nem jogos de bastidores como os de Horta e Xanana.

Se para muitos mortais tudo isto é evidente mais deve ser para Mário Carrascalão e para Lasama. São eles que têm a obrigação de perceber que está para breve o momento de tirar o tapete debaixo dos pés de Xanana e Horta para que mostrem aquilo que realmente pretendem para este país, ou para eles, e assim se desmascarem de vez.

Porque um, PSD, e outro, PD, representam a real sustentação da permanente intentona Horta-Xanana, compete-lhes estarem muito atentos aos ventos que vão soprando dos lados do duo maravilha, sob pena de serem engolidos e atirados para o lixo como descartáveis que serão face á concretização e controle do Poder absoluto que ambos querem alcançar.

Quer dizer: se o PD e o PSD não exercerem uma permanente fiscalização e controle da situação, deixando Horta e Xanana fazerem o que quiserem, a seu modo, podem crer que maus tempos para ambos os partidos virão.

Quando Xanana afirma que gosta de ter uma oposição actuante, dura, atenta… não podemos esquecer o seu débito de honestidade política.

Ele sabe que se tiver o cego apoio do PSD e do PD mete a oposição no bolso, ganhará terreno, ganhará a possibilidade de guardar os louros só para ele – como o fez na resistência - e abafará tudo e todos, cumprindo aquilo que há muito persegue.

Por estas razões e indícios, não se compreende que um e outro partido, PSD e PD, não saibam fazer perceber ao PR e ao PM que o caso Alfredo Reinado é um caso de polícia e tribunais. Que não é um caso para ser tratado por instâncias que constitucionalmente não têm competência para tal. Por isso, não devem intrometer-se.

Não só no caso Reinado estes partidos da Aliança devem saber fazer sentir ao duo poderoso instituído que pretendem o máximo de transparência na presidência e na governação, porque outros casos há e outros surgirão em que os abusos pretenderão prevalecer e se não os cortarem de raíz, adeus democracia, adeus actividades partidárias saudáveis, adeus Timor-Leste livre e independente.

Também é no interior da AMP que este duo maravilha deve ser fiscalizado e contido nos abusos, sentindo que não é só a Fretilin oposição.

Ramos Horta: Polícia Foi "Politizada Nos Últimos Anos"

Notícias Lusófonas - 21 de Setembro de 2007

O Presidente da República timorense, José Ramos-Horta, considerou hoje, em entrevista à Agência Lusa que "houve politização da Polícia Nacional (PNTL) ao longo dos últimos anos", patente na recente onda de violência no leste do país.

"Houve elementos escolhidos ou promovidos, não pela sua experiência profissional e formação, mas pela sua lealdade político-partidária", acrescentou o Presidente da República, numa entrevista em que analisou a situação de segurança no país.

"Posso compreender que muitos polícias tenham sido militantes e quadros da Fretilin no passado e que é difícil passar do activismo no partido para a neutralidade como polícia", notou José Ramos-Horta. "Por isso é preciso mais intervenção da liderança para despolitizar a PNTL", defendeu o chefe de Estado, que aplaudiu a recente operação da Unidade de Intervenção Rápida (UIR) da polícia no leste do país.

Oito suspeitos, incluindo seis elementos da PNTL, foram detidos pela UIR no distrito de Viqueque em relação com os incidentes graves que acompanharam a indigitação de Xanana Gusmão como primeiro-ministro.

Para José Ramos-Horta, "a UIR deu prova de profissionalismo, mas o que se passou em Viqueque em Agosto expõe também os problemas muito graves dentro da PNTL". "A PNTL, numa situação complexa e sensível em que devia ser muito mais isenta e profissional, fez parte do problema", acusou José Ramos-Horta.

Pelo contrário, o Presidente timorense considerou que "as F-FDTL (Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste) estão despolitizadas" e afirmou que "não foi uma surpresa" o distanciamento com que os militares actuaram durante a recente crise.

Na crise de 2006, as F-FDTL ficaram conotadas com os timorenses originários dos distritos de leste, de maior implantação da Fretilin. "Lidei com as F-FDTL durante a crise de 2006, quando a sua moral baixou muito, e eles revelaram gradualmente muito sentido de disciplina", explicou José Ramos-Horta.

"Mas a diferença grande entre PNTL e F-FDTL está na liderança", frisou o Presidente da República. "Nas F-FDTL tiveram problemas graves de disciplina, que resultaram nos peticionários, mas têm uma liderança histórica que vem da luta, com muito sentido patriótico, sentido de disciplina e orgulho, e têm muita autoridade política e moral", declarou José Ramos-Horta. "Nos locais pontuais mais difíceis de Uatulari, Venilale e Viqueque, as F-FDTL tiveram um papel central de apaziguamento da situação". "Em particular, o brigadeiro-general Taur Matan Ruak fez-se de mediador, usando diplomacia e firmeza para os elementos mais radicais se retirarem", exemplificou.

Numa viagem a Nova Iorque e Berlim, para onde partiu hoje, o Presidente da República falará da crise de Agosto como "um capítulo bastante negativo" no processo de estabilização.

"No entanto, a liderança da Fretilin foi rápida em tentar acalmar as suas hostes mais radicais", acrescentou. "Estas hostes radicais são pequenas e só existem com mais persistência no distrito de Viqueque", afirmou José Ramos-Horta, notando que "no Suai, onde a Fretilin também ganhou, não houve qualquer incidente e os elementos da Fretilin na administração pública estão a trabalhar com o novo governo".

José Ramos-Horta considerou que "a paz continua frágil e precária" na sequência da crise política e militar de 2006. O Presidente da República vai insistir, em Nova Iorque, durante a Assembleia-Geral, terça-feira, numa "presença persistente das Nações Unidas em Timor-Leste, pelo menos até 2012".

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
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