Entre Cais - 23 Setembro 2007
Ainda Timor
Fernando Cabrita Moreira
Timor escolheu o seu caminho, com ou sem ajudas, falcatruas, golpes, com o fugitivo golpista Reinado a não querer ouvir falar em Justiça para ele porque, diz que ele é que é o povo timorense e o presidente e o primeiro-ministro que já foi presidente e, parece ter vendido a alma ao diabo, dizem que vão resolver tudo acima da lei...
Agora no ministério que trata do petróleo até abandonaram o português para o inglês mantendo o tétum... e ao mesmo tempo durante as visitas das autoridades portuguesas vão dizendo que o português continua como língua oficial e que até deve ser intensificada... pois pudera, Portugal é o maior país dador mais do que a Austrália vizinha que lá manda!
Não vou abandonar Timor mas vou afastar-me, entristecem-me muitas das notícias que de lá vêem ma continuarei a ir lá espreitar de vez enquando, tendo sempre no pensamento o que se passou em Nauru, ilha independente do Pacífico, rica em fosfatos explorados até à exaustão pelos australianos, ilha que viveu muito bem durante alguns anos e que agora está na miséria, tornou-se protectorado australiano que agora até serve de campo de concentração para os candidatos refugiados que a Autrália não quer na sua terra, mau presságio para Timor-Leste (ou já East-Timor?)
A Austrália, o país mais racista do mundo onde nunca admitiu, só se muito recentemente, imigrantes que tivessem nem que fosse uma só gota de sangue negro mesmo se tivessem a nacionalidade inglesa... é a cor que comanda!
Os Timorenses merecem muito mais do que têm e creio que o vão obter mas, ainda terão muito de lutar; o problema é que o povo contenta-se com pouco mas, sabe o que não quer, o pior é que as elites querem muito, até para o país mas, não sabem como fazer.
Liège (Bélgica) 23/09/2007
segunda-feira, setembro 24, 2007
O « Entre Cais » regressou de férias e vai mudar porque Timor mudou de rumo...
Por Malai Azul 2 à(s) 01:59
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário