segunda-feira, setembro 24, 2007

Contenção dos Abusos de Horta e Xanana deve começar dentro da AMP

Blog Timor Lorosae Nação - 21 de Setembro de 2007
Tibério Lahane

Avançou a Lusa com uma entrevista a Ramos Horta em que afirma que Alfredo Reinado continua em estado de graça, impune, a coberto do duo maravilha que em 2006 teve de se envolver num golpe de estado para fazer prevalecer as suas vontades.

Também na entrevista, Horta volta a “descascar” na Fretilin, referindo que a polícia estava a ser “politizada nos últimos anos”. Cá está, “nos últimos anos”.

Pois claro, nos últimos anos a polícia estava a ser politizada – por certo pela Fretilin. Agora não. Presentemente a polícia não está a ser politizada, partidarizada, instrumentalizada à imagem e semelhança das conveniências deste duo maravilha que vai consolidando o seu projecto de sociedade segundo as suas conveniências.

Este duo maravilha, Horta e Xanana, tem recebido a espantosa ajuda de duas personalidades que representam dois extremos da sociedade timorense. Mário Carrascalão e Fernando Lasama Araújo.

Se um já está na idade das sopas e descanso, tendo experimentado inúmeras formas de exercer o seu poder e influência – coisa em que é mestre – o outro é jovem e ainda agora está a começar a aprender a exercer cargos de maior representatividade e responsabilidades nacionais.
Não pondo em dúvida que Carrascalão sabe perfeitamente que Xanana sem ele, sem o PSD, não é coisa que muito valha, o mesmo não se pode afirmar sobre Fernando Lasama Araújo, por ser inexperiente e facilmente manipulável.

Enquanto que um tem calo no rabiosque e consegue perceber quando o estão a enganar - sobrepondo-se ao engano dos outros e tirando vantagem se necessário - o mesmo não se pode esperar de Lasama.

Certo é que Horta e Xanana viram os seus planos eleitorais frustrados através da expressiva condenação que os eleitores manifestaram em relação a Xanana. Os eleitores não queriam Xanana a governar o país, nem queriam um Presidente da República sabido e de contornos preconcebidos, que iria contrariar a sua vontade de voto.

Tivesse o eleitorado essa percepção e actualmente não seria Horta o PR mas sim Lu-Olo ou, muito provavelmente, Lasama.

O eleitorado está farto do xananismo, tanto ou mais do que do fretilinismo.

Os timorenses querem mudar. Querem honestidade na governação e nos actos políticos daqueles em que vota. Não querem práticas opacas nem jogos de bastidores como os de Horta e Xanana.

Se para muitos mortais tudo isto é evidente mais deve ser para Mário Carrascalão e para Lasama. São eles que têm a obrigação de perceber que está para breve o momento de tirar o tapete debaixo dos pés de Xanana e Horta para que mostrem aquilo que realmente pretendem para este país, ou para eles, e assim se desmascarem de vez.

Porque um, PSD, e outro, PD, representam a real sustentação da permanente intentona Horta-Xanana, compete-lhes estarem muito atentos aos ventos que vão soprando dos lados do duo maravilha, sob pena de serem engolidos e atirados para o lixo como descartáveis que serão face á concretização e controle do Poder absoluto que ambos querem alcançar.

Quer dizer: se o PD e o PSD não exercerem uma permanente fiscalização e controle da situação, deixando Horta e Xanana fazerem o que quiserem, a seu modo, podem crer que maus tempos para ambos os partidos virão.

Quando Xanana afirma que gosta de ter uma oposição actuante, dura, atenta… não podemos esquecer o seu débito de honestidade política.

Ele sabe que se tiver o cego apoio do PSD e do PD mete a oposição no bolso, ganhará terreno, ganhará a possibilidade de guardar os louros só para ele – como o fez na resistência - e abafará tudo e todos, cumprindo aquilo que há muito persegue.

Por estas razões e indícios, não se compreende que um e outro partido, PSD e PD, não saibam fazer perceber ao PR e ao PM que o caso Alfredo Reinado é um caso de polícia e tribunais. Que não é um caso para ser tratado por instâncias que constitucionalmente não têm competência para tal. Por isso, não devem intrometer-se.

Não só no caso Reinado estes partidos da Aliança devem saber fazer sentir ao duo poderoso instituído que pretendem o máximo de transparência na presidência e na governação, porque outros casos há e outros surgirão em que os abusos pretenderão prevalecer e se não os cortarem de raíz, adeus democracia, adeus actividades partidárias saudáveis, adeus Timor-Leste livre e independente.

Também é no interior da AMP que este duo maravilha deve ser fiscalizado e contido nos abusos, sentindo que não é só a Fretilin oposição.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.