sexta-feira, setembro 22, 2006

Comunicado - FRETILIN

FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE
FRETILIN



O PM DEVE SER MAIS CAUTELOSO NAS SUAS DECLARAÇÕES , DIZ A FRETILIN

COMUNICADO À IMPRENSA

Quinta-feira, 21 de Setembro de 2006


O partido no governo, FRETILIN, emitiu um comunicado à imprensa relembrando que apenas o partido com a maioria no Parlamento tem o direito de escolher o Primeiro-Ministro do país.

“Em termos constitucionais, o Primeiro-Ministro não é escolhido pelo Presidente”, disse o porta-voz da FRETILIN, Cipriana Pereira - deputada e membro da Comissão Política Nacional do partido.

“Queremos relembrar à todos que o Primeiro-Ministro é escolhido democraticamente pelo partido que ganha as eleições, obtendo a maioria de assentos no Parlamento ”.

A Sra Cipriana respondeu às declarações à imprensa do Primeiro-Ministro, Ramos Horta, em que este afirmou que as pessoas poderiam escrever ao Presidente da República se quisessem candidatar-se ao cargo de Primeiro-Ministro.

“O Primeiro-Ministro deveria ser mais cauteloso nas suas declarações”, disse Cipriana. “Na qualidade de Primeiro-Ministro, Ramos Horta deve ajudar as pessoas a compreender a Constituição da RDTL. Este tipo de declarações pode fazer com que as pessoas fiquem confusas.”.

A Sra Cipriana disse ainda: “O cargo de Primeiro-Ministro é um dos mais importantes no país. Este não é um cargo que pode ser assumido através de cartas dirigidas ao Presidente ou pelo Presidente. A FRETILIN, o partido com maioria no Parlamento Nacional deu o seu aval para que o Sr. Ramos assumisse o cargo de Primeiro-Ministro.

“É um desrespeito ao Parlamento e aos eleitores sugerir formas de escolha do Primeiro-Ministro que sejam contrárias à Constituição da RDTL”.

“Timor-Leste é actualmente um país independente e democrático”, disse a Sra. Cipriana. “No nosso país, os lideres não tomam decisões entre eles”. Esta seria uma política antiga – a política do colonialismo e de ditadura. Nós lutamos pela democracia para que o povo possa escolher os seus líderes. Os líderes não escolhem a si próprios, não escolhem um ao outro”.

“Nós compreendemos a frustração do Primeiro Ministro em relação aos seus opositores”. Muitas pessoas têm tempo para falar mas não para trabalhar. Trata-se de um trabalho difícil, o de construir um novo país, reconstruir um país. O destino deste país está nas mãos do povo, e todos aqueles que assumem cargos governamentais, têm de ajudar as pessoas a compreender e assumir o novo sistema - democracia”.

.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.