domingo, setembro 17, 2006

De um leitor

A Comissão Especial de Inquérito da ONU vai publicar tudo isto. E não só. Eles receberam mais outras evidências e esperemos que o Parlamento Nacional e os Tribunais de Timor-Leste tomem as medidas necessárias para se fazer cumprir as recomendações.

A não ser que as demonstrações instigadas para os próximos dias consigam mesmo dissolver o Parlamento...


Nota: Uma das exigências dos organizadores da manifestação anunciada para os próximos dias, além da demissão do Governo e da dissolução do Parlamento, é o afastamento do Presidente do Tribunal de Recurso, Cláudio Ximenes...

Tudo encaixa...

.

De um leitor

Era importante que a Igreja timorense atentasse seriamente nas palavras sábias do papa Bento XVI: a fé é racional, e agir irracionalmente é agir em desobediência a Deus.

Para que a esperança não desapareça completamente e o povo não se entregue ao desespero, é importante que a Igreja neste momento de crise consiga estar à altura das suas responsabilidades.

As responsabilidade de estar em paz, de agir em paz, de promover a ordem e a obediência à lei.
Senhores bispos estar ao lado do povo é apelar à paz, à oração, à alegria da reconciliação e da esperança.

Em Itália, em Espanha ou no Brasil, grandes países católicos, os partidos ganham e perdem eleições, os políticos passam mas a igreja, porque não se envolve na política partidária, permanece ao lado do povo. Deus é um, a fé é universal pelo que não releva se a pessoa é do partido A, ou B, ou C ou D. E se é o partido A ou B que está no Governo ou na oposição. O que importa é o povo, todo ele nas suas múltiplas diferenças e convicções políticas Igreja tem de trabalhar com todos. Com todos, E com todos os que, em cada momento estão no poder.
Para cumprir a sua missão não se deve envolver na política partidária. Não deve fomentar a divisão mas a união, não o conflito, mas a harmonia, não a vingança, mas o perdão, não a violência mas a amizade.

A espíritos verdadeiramente envolvidos na palavra de Deus não deveria ser necessário estar a lembrar isto.

Senhores bispos, a paz tem de começar na própria estrutura da Igreja: é inadmissível que padres apelem à desobediência, à vingança, ao ódio! Esqueceram a sua missão? A sua razão de existir?

A tragédia está em curso, e o colapso parece iminente. Senhores bispos, ponham ordem na hierarquia da Igreja.

As manifestações agora vão redundar em mais violência e em mais sofrimento e em mais violência e em mais perdas e em mais dor e em mais ódio.

Pela paz e em nome da palavra de Deus, senhores bispos, deixem a política para os políticos e concentrem-se tão só na evangelização que é já uma tarefa, se encarada com seriedade, tão ambiciosa.

O que é importante neste momento tão grave é a paz. PAZ.

No dia que a casa do General Matan Ruak foi atacada...

No dia 24 de Maio de 2006. Alguns dos nossos posts:


O cúmulo do cinismo...

Reunião no Palácio das Cinzas

O presidente Xanana Gusmão, o primeiro-ministro Mari Alkatiri e o presidente do Parlamento nacional, Francisco Lu-Olo, estiveram reunidos no Palácio das Cinzas. A reunião contou com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, do Ministro da Defesa, do Ministro do Interior e do Comandante da Polícia.

No final, o Presidente Xanana proferiu algumas palavras e comunicou que continuaria o diálogo com o major Reinado apesar das críticas que lhe fez sobre a sua actuação ontem contra as FDTL.

# posted by Malai Azul : 12:09
http://timor-online.blogspot.com/2006/05/reunio-no-palcio-das-cinzas.html


Declarações do Presidente Xanana

Lusa - Xanana Gusmão condenou actos de violência

# posted by Malai Azul : 12:23
http://timor-online.blogspot.com/2006/05/declaraes-do-presidente-xanana.html


A violência encomendada ao mais alto nível...

Tiroteio em Lahane e nos montes por cima de Taibessi

Testemunhas dizem que assaltantes vindos de Marabia atacaram a casa do Chefe de Estado Maior General Matan Ruak e do Ministro da Defesa Roque Rodrigues.

As mesmas testemunhas desmentem que a casa do General tenha sido queimada.
Neste momento ainda se ouvem tiros esporadicamente.

# posted by Malai Azul : 13:04
http://timor-online.blogspot.com/2006/05/ataque-casa-do-general-matan-ruak.html

Tiroteio em Lahane e nos montes por cima de Taibessi
Novo tiroteio a sul de Díli

Díli, 24 Mai (Lusa) - Residentes em Díli disseram hoje à Lusa que se ou vem disparos na estrada para Aileu, na saída sul de Díli, no segundo foco de com bates depois do ataque ao quartel-general das forças armadas timorenses.

A fonte contactada pela Lusa indicou que vários homens, alegadamente da facção rebelde, "estavam a efectuar disparos" cerca das 14:30 (06:30 em Lisboa) .

A estrada para Aileu conduz à zona de Marabia, onde se situa a residênc ia do comandante das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), brigadei ro-general Taur Matan Ruak.

Este novo incidente segue-se aos ataques às primeiras horas da manhã (h ora local) contra o quartel-general das F-FDTL, em Taci Tolo, a oeste de Díli.

EL.

# posted by Malai Azul : 14:50
http://timor-online.blogspot.com/2006/05/tiroteio-em-lahane-e-nos-montes-por_24.html


Ataque a casa do General Matan Ruak

Segundo fonte próxima, os filhos do General Taur Matan Ruak encontravam-se em casa quando se deu o ataque.

# posted by Malai Azul : 15:43
http://timor-online.blogspot.com/2006/05/tiroteio-em-lahane-e-nos-montes-por.html


E por fim...

Declaraçóes do Presidente da República

O Presidente da República acaba de fazer uma declaração ao RESG das Nações Unidas e ao corpo diplomático acreditado em Timor-Leste, e faz pedido de ajuda às Nações Unidas para o envio por parte de Portugal e da Malásia de forças policiais, Austrália e à Nova Zelândia de forças militares.

# posted by Malai Azul : 15:58
http://timor-online.blogspot.com/2006/05/declaraes-do-presidente-da-repblica.html

.

Editorial - Jornal Nacional Semanário

16.09.2006
Porque Pecamos?

Quando falamos de reconciliação não podemos saturar o termo. A reconciliação deve imperar sobre a não conciliação, mas não deve ser palavra e forma para apagar as asneiras. Seja dizer que não poderemos ancorar sempre os maus actos com base numa resolução de reconciliação.
Numa sociedade de direito democrático, onde as regras estão definidas e claras através da Constituição da República e das Leis que a encorpam, não se pode permitir que se atropele a Lei com base na “Reconciliação”. A nossa sociedade só o conseguirá ser se afirmado o “edifício da democracia”. A lei e ordem têm de ser cumpridas por todos sem excepção. Num sistema democrático a ignorância da Lei significa um passo para se entrar na ilegalidade do sistema..

Logo, na questão da reconciliação, sobressairá sempre a permanente duvida sobre a força rectificativa do resultado alcançado. A reconciliação deixa efeitos retroactivos que a seu tempo se farão sentir – isto se não for alcançada com o caminho da justiça e da paz.

No termo em si, Reconciliação, remete-nos para “a ideia de reatamento das relações, ou do diálogo, entre duas pessoas que supostamente são ou estão inimigas”. “A Reconciliação deve ser o momento de encontro do amor de Deus, amor misericordioso que nos impele ao compromisso de não mais pecar”, então qual a razão de continuarmos a pecar? Simplesmente pela razão de usarmos e abusarmos da Reconciliação. Nem mais. A reconciliação deve surgir em momentos certos da nossa vida e não como remendo para o dia-a-dia da vida. A Reconciliação não pode conduzir-nos à facilitação de repetição do erro, como lavagem da consciência. Quem promover a falsa reconciliação terá o ónus das falhas seguintes. A cada repetição a gravidade sobe de tom.

Numa Democracia plena a Reconciliação é necessária, mas não poderá nunca servir para esquecer a crueldade do erro propositado ou negligente. O nosso país só dará passos em frente quando em definitivo aprender e respeitar o significado de Democracia para que aí sim se aplique nos domínios relacionados com a reconciliação, como sendo a justiça e a paz.

Como tal precisamos de Justiça e de Paz. Desta forma teremos a reconciliação no fortalecimento de um sistema Democrático e no encontro imediato com o perdão.

JNSemanário.

.

No Bloguítica

15.9.06

TIMOR, UMA VEZ MAIS

«Violence that ran over four days in May in East Timor and led to the resignation of Prime Minister Mari Alkatiri was part of a plan instigated by the President Xanana Gusmao, according to new claims in Dili.

A statement by the former vice-commander of Dili district police, Abilio "Mausoko" Mesquita, alleges that Mr Gusmao ordered him to carry out an attack on the house belonging to army Brigadier Taur Matan Ruak.»

«Claim that Gusmao ordered Dili's days of rage», por John Martinkus (THE AGE, 16.9.2006).

1. Não tenho a mais pequena dúvida de que os amantes das teorias da conspiração encontrarão, seguramente, uma explicação. Encontram sempre, por mais inverosímil que possa parecer...

Se bem me recordo, na opinião destes, a imprensa australiana tinha estado ao serviço do seu Governo com o intuito de demitir Mari Alkatiri. Xanana Gusmão era a sua marioneta.

Agora, a mesma imprensa, deixou de estar ao serviço do seu Governo? Ou foi o seu Governo que, agora, deixou de ter interesse na marioneta?

Afinal, foi a Polícia Federal Australiana que prendeu Abilio "Mausoko" Mesquita...

Então, os australianos não se decidem?

2. Adiante. Confesso, de imediato, a minha enorme curiosidade. Aqueles que se apressaram a dar credibilidade às acusações contra Mari Alkatiri, proferidas por personagens desconhecidos, irão assumir, agora, a mesma postura?

Será que desta vez também irão exigir uma investigação independente, para apurar se as acusações de que Xanana Gusmão é alvo têm, ou não, razão de ser?

3. A FRETILIN, claro, não deixará de dar o devido destaque às acusações de Mesquita. Mas até onde é que está disposta a ir?

Esperemos que a prudência seja a palavra de ordem, apesar de existir, seguramente, muita gente com vontade de ajustar contas.

Como reagirá Alkatiri?

4. A situação política em Timor-Leste parece conter todos os ingredientes para um bom thriller. Há heróis e vilões. Heróis que, afinal, são vilões e vilões que, na realidade, são heróis. Manobras súbitas e inesperadas que alteram por completo o curso dos acontecimentos. Drama, perigo, violência, mortos. Romance. Mas terá um final feliz?

# posted by PG : 23:32 http://bloguitica.blogspot.com/

.

Oposição pode manifestar-se amanhã contra Ramos Horta

Austrália avisa que tensão política em Timor pode aumentar nos próximos dias.

17.09.2006 - 10h26 Reuters, PUBLICO.PT

O governo australiano recomendou este fim-de-semana aos seus cidadãos que reconsiderem a necessidade de viajar para Timor-Leste, devido à possibilidade de aumento da tensão política devido à eventual realização de manifestações na capital nos próximos dias.

"O potencial de protestos anti-governo, manifestações de rua e outros tipos actividade de instabilidade civil deve aumentar durante o período de 17-19 de Setembro e na semana seguinte", diz o aviso do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comércio, que nada adianta sobre os motivos para as datas serem problemáticas.

"Aconselhamo-vos a reconsiderar a necessidade de viajar para Timor Leste nesta altura", diz a diplomacia australiana, que acrescenta que os visitantes da antiga colónia portuguesa devem evitar edifícios governamentais e ajuntamentos públicos.

Desde o início do Verão que Timor Leste está mergulhado numa crise política que forçou a deslocação de mais de cem mil pessoas e ao envio de uma força de manutenção de paz de 2500 homens.

Na quarta-feira passada, o primeiro-ministro José Ramos Horta manifestou-se disposto a demitir-se se o povo já não o quiser no lugar de chefe do executivo, no qual substituiu o contestado Mari Alkatiri. As suas palavras surgiram na sequência de rumores de que os seus opositores iriam realizar um protesto no dia 20 para tentar que resignasse e exigir a dissolução do Parlamento.

.

Segundo jornal australiano, Xanana acusado de golpe contra Alkatiri

17 de Setembro 2006

O presidente Xanana Gusmão é acusado de instigar a crise em Timor-Leste e poderá ter estado envolvido no derrube do antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri – noticiou ontem o jornal australiano ‘The Age’, que cita declarações de um responsável da Polícia timorense, actualmente detido. Na notícia, sob o título ‘Alegação de que Gusmão ordenou os dias de raiva em Díli’, são citadas declarações de Abílio Mesquita (‘Mausoko’), antigo vice-comandante da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) no distrito de Díli, segundo o qual Xanana Gusmão lhe terá ordenado que atacasse a casa do brigadeiro-general Taur Matan Ruak, comandante das Forças Armadas timorenses.

Xanana é acusado de ter instigado a violência que, em Maio, contribuiu para a resignação – cerca de um mês depois – de Mari Alkatiri, como parte de um plano que incluiu pelo menos uma reunião na residência do presidente, em Balibar, em Março. A notícia tem por base declarações alegadamente proferidas por Mesquita em Bécora (Díli), na sequência da sua detenção, em 19 de Junho, por militares australianos.

Nessas declarações, que o jornal refere terem sido escritas na prisão de Bécora e entregues na embaixada dos EUA em Díli, “como um meio para Mesquita garantir a sua libertação”, o antigo quadro da PNTL refere que “durante o confronto entre a PNTL e as F-FDTL [Forças Armadas] quem ordenou o tiroteio contra a casa do brigadeiro Matan Ruak foi o comandante supremo, o senhor Xanana”. Segundo o jornal, Mesquita terá informado previamente Matan Ruak e quatro comandantes das Forças Armadas das ordens que o presidente lhe deu.

Além disso, Mesquita refere que informou ainda o responsável da missão da ONU em Timor, Sukehiro Hasegawa, que “o visitou na cadeia”, e a quem denunciou repetidamente o alegado envolvimento de Xanana na crise. Ainda de acordo com o ‘The Age’, também o actual primeiro-ministro, José Ramos-Horta, foi informado quando, alegadamente, visitou Mesquita na prisão, a 13 de Agosto. O jornal acrescenta que, se for verdade, as declarações implicam Xanana num golpe armado para derrubar Alkatiri, “devido às suas alegadas simpatias comunistas”.

Mesquita está ainda preso em Bécora, de onde o major revoltoso Alfredo Reinado e 56 outros prisioneiros fugiram a 30 de Agosto. Recorde-se que o CM noticiou a 1 de Junho que Portugal tinha sido informado sobre uma aquisição excessiva de armas por parte do governo timorense.

Paulo Madeira com agências.

.

Xanana terá estado envolvido na queda de Mari Alkatiri

DN, 17/09/06

O diário australiano The Age revela, na sua edição de ontem, o alegado envolvimento do Presidente Xanana Gusmão no derrube do primeiro-ministro Mari Alkatiri. Para o efeito, o jornal cita declarações de um antigo responsável da polícia timorense, detido em Díli.

"Alegação de que Gusmão ordenou os dias de raiva em Díli" é o título do artigo, cuja base são as declarações de Abílio Mesquita "Mausoko", antigo vice-comandante da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) no distrito de Díli. Segundo "Mausoko", Xanana ter-lhe-á ordenado o ataque à casa de Taur Matan Ruak, comandante das forças armadas timorenses.

O diário, citado pela agência Lusa, acusa Xanana de ter instigado a violência de Maio que contribuiu para a resignação, um mês depois, de Alkatiri. Detido, por posse de armas automáticas, a 19 de Junho por militares australianos,"Mausoko" registou as suas declarações por escrito, as quais fez entregar na embaixada dos EUA em Díli.

É nesse texto, segundo The Age, que "Mausoko" revela ter sido Xanna quem deu o comando e as ordens para o tiroteio "durante o confronto entre a PNTL e as F-FDTL (forças armadas)" e o ataque à casa de Matan Ruak."Mausoko" diz também que, antes da operação, informou Matan Ruak e quatro comandantes das forças armadas.

A história foi contada já ao responsável da missão da ONU em Timor-Leste, Sukehiro Hasegawa, quando este visitou "Mausoko" na prisão.

The Age, ainda a citar "Mausoko", revela a realização de uma reunião, em Março, no gabinete de Xanana, durante a qual este "debateu a necessidade de se livrar do governo do senhor Alakatiri devido às suas consideradas simpatias 'comunistas". Presentes no encontro terão estado o comandante-geral da PNTL, Paulo Martins, Ramos-Horta, e o bispo de Baucau, D. Basílio do Nascimento. Reunião confirmada por outras fontes, segundo o diário.

.

Austrália alerta para possibilidade de aumento da tensão política

Díli, 17 Set (Lusa) - O governo australiano recomendou este fim-de-semana aos seus cidadãos que reconsiderem a necessidade de viajar para Timor-Leste, devido à possibilidade de aumento da tensão política, com a eventual realização de manifestações na capital ao longo dos próximos dias.

.

Dos leitores

Tradução da Margarida.


É fácil confirmar esta história.

Arranje um jornalista para visitar a prisão de Becora e tenha uma conversa com Abilio Mesquita.

Abilio foi o comandante operacional da polícia de Dili. Só para confirmar se ele fez estas declarações ou não. Se ele fez, então pode mover-se para confirmar a sua história.

Arranje uma entrevista com os dois bispos. São os homens de Deus que prometeram ter uma vida pia e dizer a verdade. Não mentirão. E arranje uma entrevista com o próprio Xanana para confirmar.

Entreviste também TMR, Koliaty, Ular, Falur e Lere para confirmar a sua história, se realmente ele lhes telefonou nesse dia.

Ou, a melhor coisa é talvez esperar pela conclusão da investigação da ONU.

.

A verdade dói. A todos.

Engraçado, como para uns, as declarações de um comandante da PNTL têm menos valor do que as declarações de um arruaceiro como o Railos.

O facto é que o autor destas declarações que acusam directamente o PR, comandou o ataque violento a casa do General Matan Ruak.

E não é a única testemunha que confirma as reuniões de preparação do golpe de Estado em casa do PR.

Nem Mari Alkatiri, nem Taur Matan Ruak mereciam esta traição. Muito menos o povo de Timor-Leste.

Esperemos que a Comissão de Investigação das Naçõe Unidas tenha a coragem de assumir o dever que tem perante o povo e a História de Timor-Leste.

Sem justiça não há reconciliação.


.

Dos leitores

It' easy to confirm this story.

Get a journalist to visit Becora prison and have a chat to Abilio Mesquita.

Abilio was the operational commander of Dili police. This is just to confirm whether he made those statements or not. If he did, the you can move to confirm his story.

Get an interview with the two bishops. They are men of God who have vowed to take a pious life and will tell the truth. They would not lie. And get an interview with Xanana himself to confirm.

Also interview with TMR, Koliaty, Ular, Falur and Lere to confirm his story, whether he really called them on that day.

Or the best thing may be to wait untill the conclusion of the UN's investigation.

.

Dos leitores

Tradução da Margarida.

Se isto tudo for oficialmente confirmado,será realmente um prazer poder ver os senhores tão ilustres em Becora.

Tudo o que eles fizeram, principalmente o homen eleito para um dos principais pilares da soberania e que jurou defender a constitucionalidade de actos políticos, além de grave violação de preceitos legais, como o sejam alta traição, golpe de estado, instigação à destruição de propriedade privada, perigo que as vidas humanas corriam subsequentemente, alienação da propriedade privada, cobertura a desertores e criminosos, culpa indirecta em assassínios, êxodo da população civil, etc... etc..., extendem-se ainda ao moral e aos sentimentos que pessoas decentes tenham.

É choquante, é nojento, é repugnante, é baixo....

é horrendo! ...



Não é necessário que John Martinkus relate (isso) realmente, porque toda a gente em Dili já sabe da declaração de Abilio, agora os Australianos saberão o que os Timorense já sabiam.

Porque é que pensa que o Abílio não fugiu da Prisão...quando facilmente o podia ter feito...Abílio como toda a gente em Dili já está farto, é tempo para se saber a verdade.

Uma outra coisa. Alfredo mencionou que Horta estava com medo que se pudesse saber a verdade. Bem, se Horta esteve nessa alegada reunião de amotinados, outras verdades se virão a saber.

"crimes do Mari, do Rogério e do Domingos Sarmento"

Que leis temos nós contra gente que organiza um golpe contra o Estado, um crime do mais alto nível?

De qualquer modo tudo se está a desatar não está … sim a verdade é difícil de engolir e a verdade dói.



E não esqueçamos que dentro da casa do Comandante das F-FDTL, aquando do ataque, estavam os seus dois filhos pequenos, um ainda bébé!

São cinco e vinte da manhã. O golpe continua.

Exaustos. Tristes. Cínicos. Mas não desistimos.

Até já.


.

Golpe de Estado, Traição, etc?... Não. Lei da Selva...

“… antigo vice-comandante da polícia do distrito de Dili, Abilio "Mausoko" Mesquita, alega que o Sr Gusmão lhe deu ordens para atacar a casa do Brigadeiro Taur Matan Ruak.”

“Contou repetidamente a Mr Hasegawa que Xanana foi o autor da crise.”

“… refere-se a uma reunião no gabinete do Presidente antes da crise, onde, na presença de líderes locais, incluindo o chefe da polícia Paulo Martins, o Sr Ramos Horta e o Bispo de Baucau, foi alegado que o Presidente discutiu a necessidade de se livrar do governo do Sr Alkatiri por causa das suas entendidas simpatias "comunistas".”

“Outras fontes da organização dos veteranos confirmaram, independentemente, que foram convidados para uma reunião com o Presidente na sua residência nas montanhas por cima de Dili em Março, onde foi discutido um plano para remover o Sr Alkatiri.”


“As Investigações a individuos envolvidos nos três ataques principais em Maio contra as Forças de Defesa de Timor-Leste mostram que cada um deles foi dirigido por líderes que desde então reconheceram a sua fidelidade ao Presidente.

Os que lideraram os outros dois ataques principais às forças armadas, nomeadamente o Major Reinado e Vicente de Conceição, declararam repetidamente o seu apoio ao Sr Gusmão.”

-

Não perca. Próximos episódios.

Próxima quarta-feira, mais do mesmo, pelos mesmos. Manifestação anunciada.

Até lá assista aos "gangs" na rua, nos locais habituais. Não perca, todos os dias, à mesma hora, a


Lei... da Selva.


(com os artistas convidados da Companhia do Golpe)


.

E Railos continua à solta...

Apesar de ser do conhecimento das forças australianas por onde anda, incluindo nas reuniões dos ditos "renovadores" da FRETILIN, Railos sob o qual pende um mandado de captura, também continua à solta.

A aterrorizar, a ameaçar a exercer violência e, nada.


Lei... da Selva.

.

Lembramos que já lá vão mais de 16 dias...

E nada. Reinado e 56 reclusos evadidos continuam à solta.


Lei... da Selva.

.

Jornal australiano noticia alegado envolvimento Xanana na crise

Díli, 16 Set (Lusa) - O alegado envolvimento do Presidente Xanana Gusmão no derrube do antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri foi hoje noticiado pelo jornal australiano The Age, que cita declarações de um responsável da polícia timorense, actualmente detido numa prisão timorense.

Sob o título "Alegação de que Gusmão ordenou os dias de raiva em Díli", The Age cita declarações de Abílio Mesquita "Mausoko", antigo vice-comandante da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) no distrito de Díli, segundo o qual Xanana Gusmão lhe terá ordenado que atacasse a casa do brigadeiro-general Taur Matan Ruak, comandante das forças armadas timorenses.

Reportando o que alega serem "novas revelações", o jornal acusa Xanana Gusmão de ter instigado a violência que em Maio contribuiu para a resignação, cerca de um mês depois, de Mari Alkatiri, como parte de um plano que incluiu pelo menos uma reunião na residência do Presidente, em Balibar, nas montanhas a sul da capital, em Março.

Mas a alegação do jornal assenta nas declarações que Abílio Mesquita "Mausoko" alegadamente fez já em Bécora, na sequência da sua detenção, em 19 de Junho passado, por militares australianos, na posse de várias armas automáticas.

Nessas declarações, que 'The Age' reporta terem sido escritas na prisão de Bécora, em Díli, e entregues na embaixada norte-americana em Díli, "como um meio para Mesquita garantir a sua libertação", o antigo quadro da PNTL em Díli refere que "durante o confronto entre a PNTL e as F-FDTL [forças armadas] e o tiroteio contra a casa do Brigadeiro, o Comandante Supremo, o Senhor Xanana deu o comando e as ordens para o tiroteio".

Antes da operação, Abílio Mesquita "Mausoko" terá informado Taur Matan Ruak e quatro comandantes das forças armadas das ordens que o Presidente lhe deu", acrescentou o jornal.

Abílio Mesquita "Mausoko" "refere na declaração que contou a história ao responsável da missão da ONU em Timor-Leste, Sukehiro Hasegawa, que o visitou na cadeia depois da sua prisão", a quem denunciou repetidamente o alegado envolvimento de Xanana Gusmão na crise em Timor-Leste.

As acusações foram também feitas ao actual primeiro-ministro José Ramos-Horta, quando este "alegadamente o visitou na prisão, a 13 de Agosto", prossegue o jornal.

O ataque contra a casa de Taur Matan Ruak ocorreu a 25 de Maio, e segundo The Age existem registos filmados que comprovam a participação de Abílio Mesquita "Mausoko" no ataque.

"Se for verdade, a declaração implica o Presidente no que foi efectivamente um golpe armado para criar as condições para a resignação do legalmente eleito Primeiro-Ministro (Mari Alkatiri)", continua o jornal.

Continuando a citar Abílio Mesquita "Mausoko", 'The Age' reporta a realização de uma reunião no gabinete de Xanana Gusmão, antes do eclodir da crise, onde na presença, designadamente, do comandante-geral da PNTL, Paulo Martins, do então chefe da diplomacia e actual primeiro-ministro, Ramos-Horta, e do Bispo de Baucau, D.

Basílio do Nascimento, o Presidente da República "debateu a necessidade de se livrar do governo do Senhor (Mari) Alkatiri devido às suas consideradas simpatias 'comunistas'".

The Age cita também fontes no seio dos veteranos da luta contra a ocupação indonésia, mas sem as identificar, como tendo confirmado a realização, em Março, de um encontro em Balibar em que terá sido debatido o plano para afastar Mari Alkatiri da chefia do governo.

A Agência Lusa tentou obter um comentário a estas alegações junto do gabinete de Xanana Gusmão, mas o seu porta-voz não devolveu as várias chamadas telefónicas efectuadas.

EL-Lusa/Fim

Dos leitores

É muito grave esta notícia.

O Presidente da República ordena ataques às Forças Armadas do Estado Timorense?! As FDTL/Falintil?!!!

É uma irresponsabilidade.

É uma loucura!

O próprio Presidente da República apela à desobediência civil, ao caos, à desordem!?
Os resultados estão à vista...

É triste demais!É grave de mais! É trágico demais!
XANANA É O GRANDE RESPONSÁVEL PELOS REFUGIADOS EM DILI E ARREDORES!
Pelo sofrimento do povo!!
Triste fim vai ter Xanana.
Deus queira que com o seu colapso não fique também comprometida a independência de Timor Leste!

Dos leitores

Pois é, Xanana. Xanana mais Xanana. Ramos Horta e o Bispo Basilio do Nascimento. Paulo Fátima Martins e os seus. Todos de Xanana!

Olhando para trás podemos ver nos arquivos deste blog, como também poderemos observar em órgãos de informação portugueses e dos quatro cantos do mundo, a forma como Xanana, Horta e a Igreja Católica foram intervindo na questão.

Passo a passo, Xanana ia ficando à mostra. Até as declarações da sua mulher foram e são incriminatórias de Xanana.

Há muitos nomes sonantes da história recente de Timor-Leste que terão de pagar os seus altos crimes contra o Estado que por jure se comprometeram em defender e não lesar.

Se a comissão da ONU que investiga e pretende identificar os autores da crise jamais poderão passar ao lado dos nomes que o polícia Abílio refere. Abílio não refere, acusa prontamente.

Esta é a verdade que não interessa que seja tornada pública. Xanana e Horta serão alvo de protecção de bom nme pelos amigos americanos e australianos.

Mas para quem conhece o povo de Timor como nós conhecemos sabemos que a verdade será sempre a vitória sobre a mentira.

Taur Matan Ruak já havia confirmado em circuito fechado junto dos poucos em quem confia que tinha sido avisado por Abilio do ataque a sua casa.

Agora resta esperar, esperar pela verdade que vai vindo ao de cima, devagar mas segura.

O golpe nunca foi apenas teoria nas reuniões e encontros secretos do Xanana, rapidamente se materializou.

A prisão de Bécora vai ter de se engalanar para receber tão ilustres hóspedes...

.

Declaração que Gusmão ordenou os dias de raiva em Dili

Tradução da Margarida.

John Martinkus
The Age
Setembro 16, 2006

A violência que durante quatro dias percorreu Timot-Leste em Maio e levou à resignação do Primeiro-Ministro Mari Alkatiri foi parte de um plano instigado pelo Presidente Xanana Gusmão, de acordo com novas revelações em Dili.

Uma declaração do antigo vice-comandante da polícia do distrito de Dili, Abilio "Mausoko" Mesquita, alega que o Sr Gusmão lhe deu ordens para atacar a casa do Brigadeiro Taur Matan Ruak.

Mesquita foi detido pela Polícia Federal Australiana em 19 de Junho com várias espingardas automáticas. Foi filmado na cena do ataque à casa do Brigadeiro em 25 de Maio, que foi alegado ter liderado.

Na sua declaração a partir da Prisão Becora em Dili, Mesquita diz: "Durante o confronto entre a PNTL (a polícia) e as F-FDTL (as forças armadas) e o tiroteio contra a casa do Brigadeiro, o Comandante Supremo, o Sr Xanana, deu o comando e ordenou o tiroteio."

Mesquita diz na declaração que contou a história ao responsável da missão da ONU em Timor-Leste, Sukehiro Hasegawa, que o visitou na cadeia depois da sua prisão.

Diz que antes de desencadear o ataque, tinha notificado Taur Matan Ruak e quatro comandantes de topo das forças armadas das ordens que o Presidente lhe deu.

Contou repetidamente a Mr Hasegawa que Xanana foi o autor da crise.

Mesquita diz que repetiu estas revelações ao Primeiro-Ministro José Ramos Horta quando alegadamente visitou Mesquita na prisão em 13 de Agosto.

Se for verdade, a declaração implica o Presidente no que foi um golpe armado para criar as condições para a resignação do legalmente eleito Primeiro-Ministro.

O Sr Gusmão não pôde ser contactado ontem à noite para comentar.

A declaração também detalha a visita de dois majores das forças armadas Australianas que interrogaram Mesquita sobre o seu papel na violência e sobre as suas fidelidades políticas.

Mesquita ainda está na prisão de Becora, da qual o líder amotinado Major Alfredo Reinado e 56 outros saíram em 30 de Agosto.

Foi dito que a declaração foi escrita na prisão e entregue na Embaixada dos USA em Dili como um meio para Mesquita garantir a sua libertação.

A declaração refere-se a uma reunião no gabinete do Presidente antes da crise, onde, na presença de líderes locais, incluindo o chefe da polícia Paulo Martins, o Sr Ramos Horta e o Bispo de Baucau, foi alegado que o Presidente discutiu a necessidade de se livrar do governo do Sr Alkatiri por causa das suas entendidas simpatias "comunistas".

Outras fontes da organização dos veteranos confirmaram, independentemente, que foram convidados para uma reunião com o Presidente na sua residência nas montanhas por cima de Dili em Março, onde foi discutido um plano para remover o Sr Alkatiri.

As Investigações a individuos envolvidos nos três ataques principais em Maio contra as Forças de Defesa de Timor-Leste mostram que cada um deles foi dirigido por líderes que desde então reconheceram a sua fidelidade ao Presidente.

Os que lideraram os outros dois ataques principais às forças armadas, nomeadamente o Major Reinado e Vicente de Conceição, declararam repetidamente o seu apoio ao Sr Gusmão.

http://www.theage.com.au/articles/2006/09/15/1157827163239.html

.

Xanana acusado de envolvimento

O alegado envolvimento do Presidente Xanana Gusmão no derrube do antigo Primeiro-ministro Mari Alkatiri foi noticiado pelo jornal "The Age".

16/09/2006

(17:06) A fonte australiana cita declarações de um responsável da polícia timorense, actualmente detido numa prisão timorense.

Sob o título "Alegação de que Gusmão ordenou os dias de raiva em Díli", "The Age" cita declarações de Abílio Mesquita "Mausoko", antigo vice-comandante da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) no distrito de Díli, segundo o qual Xanana Gusmão lhe terá ordenado que atacasse a casa do brigadeiro-general Taur Matan Ruak, comandante das forças armadas timorenses.

.

Dos leitores

You don’t need John Martinkus to report it really because everyone Dili already knows about Abilio's statement, now Australian will know what Timorese already know.

Why did you think Abilio didn’t run away from Prison...when he could of easily done so...Abilio like everyone in Dili has had enough, its time for the truth to come out.

Another thing. Alfredo mentioned that Horta was scared the truth might come out. Well if Horta was at that alleged mutinous meeting what other truths lie ahead.

"crimes do Mari, do Rogerio e do Domingos Sarmento"

What laws do we have against people who organise a coup against the state, a crime of the highest order?

Anyway its all unravelling isn’t it…yes the truth is hard to swallow and truth hurts.

.

Xanana Gusmão acusado de ordenar violência

Notícias Lusófonas
16.09.2006

O alegado envolvimento do Presidente Xanana Gusmão no derrube do antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri foi hoje noticiado pelo jornal australiano The Age, que cita declarações de um responsável da polícia timorense, actualmente detido numa prisão timorense, noticia a Lusa.

Sob o título «Alegação de que Gusmão ordenou os dias de raiva em Díli», The Age cita declarações de Abílio Mesquita «Mausoko», antigo vice-comandante da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) no distrito de Díli, segundo o qual Xanana Gusmão lhe terá ordenado que atacasse a casa do brigadeiro-general Taur Matan Ruak, comandante das forças armadas timorenses.

Reportando o que alega serem «novas revelações», o jornal acusa Xanana Gusmão de ter instigado a violência que em Maio contribuiu para a resignação, cerca de um mês depois, de Mari Alkatiri, como parte de um plano que incluiu pelo menos uma reunião na residência do Presidente, em Balibar, nas montanhas a sul da capital, em Março.

Mas a alegação do jornal assenta nas declarações que Abílio Mesquita «Mausoko» alegadamente fez já em Bécora, na sequência da sua detenção, em 19 de Junho passado, por militares australianos, na posse de várias armas automáticas.

.

Claim That Gusmao Ordered Dili's Days of Rage

The Age (Melbourne)
Saturday, September 16, 2006

by John Martinkus


VIOLENCE that ran over four days in May in East Timor and led to the resignation of Prime Minister Mari Alkatiri was part of a plan instigated by the President Xanana Gusmao, according to new claims in Dili.


A statement by the former vice-commander of Dili district police, Abilio "Mausoko" Mesquita, alleges that Mr Gusmao ordered him to carry out an attack on the house belonging to army Brigadier Taur Matan Ruak.


Mesquita was arrested by the Australian Federal Police on June 19 with several automatic rifles. He was filmed at the scene of the attack on the brigadier's house on May 25, which he was alleged to have led.


In his statement taken from Dili's Becora prison, Mesquita says: "During the confrontations between PNTL (the police) and FDTL (the army) and the shooting at the brigadier's house, the Supreme Commander, Mr Xanana, gave the command and ordered the shooting."


Mesquita says in the statement that he told his story to the UN head of mission in East Timor, Sukehiro Hasegawa, who visited him in the prison after his arrest.


He says that before carrying out the attack, he had notified Taur Matan Ruak and four senior commanders in the army of his orders from the President.


He repeatedly told Mr Hasegawa that Xanana was the author of the crisis.


Mesquita says he repeated these claims to Prime Minister Jose Ramos Horta when he allegedly visited Mesquita in jail on August 13.


If true, the statement implicates the President in what was effectively an armed coup to create the conditions for the resignation of the legally elected Prime Minister.


Mr Gusmao could not be contacted last night for comment.


The statement also details the visit of two Australian army majors who questioned Mesquita on his role in the violence and about his political allegiances.


Mesquita is still in the Becora jail, from which rebel leader Major Alfredo Reinado and 56 others walked out on August 30.


The statement was said to have been written in the prison and delivered to the US embassy in Dili as a means for Mesquita to secure his release.


The statement refers to a meeting at the President's office before the crisis, where, in the presence of local leaders, including chief of police Paulo Martins, Mr Ramos Horta and the Bishop of Baucau, it is alleged that the President discussed the need to get rid of the government of Mr Alkatiri because of its perceived "communist" sympathies.


Other sources within the veterans' organisation independently confirm that they were invited to a meeting with the President at his residence in the hills above Dili in March, where a plan to remove Mr Alkatiri was discussed.


Investigation of the individuals involved in the three main attacks on the East Timor Defence Force in May shows that every one of them was led by leaders who have since publicly acknowledged their allegiance to the President.


Those who led the other two major attacks on the army, namely Major Reinado and Vicente de Conceicao, have repeatedly declared their support for Mr Gusmao.

Jornal australiano noticia alegado envolvimento Xanana na crise

Díli, 16 Set (Lusa) - O alegado envolvimento do Presidente Xanana Gusmão no derrube do antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri foi hoje noticiado pelo jornal australiano The Age, que cita declarações de um responsável da polícia timorense, actualmente detido numa prisão timorense.
.

Declaration from Abilio Mausoko

Sent through XXX.

On the 28 June 2006 Abilio Mausoko’s wife went to meet President Xanana, at Dare with the objective of freeing her husband in Becora Jail. Abilio’s wife who is 6 months pregnant reached Halilaran at Taibessi (maluk in the sense that from the same district) from Loromono attacked and beat her and told her that her husband is an assassin who has made them suffer during this crisis. After this incident Mausoko’s wife went to met President Xanana at Dare and asked Xanana: Mr President can you release your young brother that is now in Becora Prison?

The President responded that: Mausoko is now loyal to FRETILIN and Mari Alkatiri and that he has no confidence now to release him from prison. Mausoko’s wife passed on the message immediately after to her husband at Becora Prison.

The 11 th June two majors form Australia went to see Abilio Mausoko at Becora Prison investigating him and asked” Abilio are you loyal to President Xanana or to Mari A. “Malai” (the foreigner) asked him three times and Mausoko responded: I am loyal to all of them Xanana because he is the Head of State and Mari because he is the Sec Gen of FRETILIN, but personally I am loyal to Mari because he is the Sec Gen of F, my dad died for F. and I am a person of F. – They major continued because they knew Mausoko was a person of the Party F. They left for Dare.

16 June (Date not clear) Mr Hasegawa went to visit the Prison and meet Mausoko.

He asked Abilio Mausoko:

Is it true? Did you receive US$5000 from Mari to take the rebels to start this crisis?

Abilio replied that: I never received money from Dr Mari but I recognise that, during the confrontations between PNTL and FDTL and the shooting at the Brigadier’s house; the Supreme Commander Mr Xanana gave the command and ordered the shooting, but before we exchanged fire against the FFDTL I telephoned first to Brigen Taur, Cmdr Falur, Cmdt Lere, Comdt Koliaty, Cmdt Ular. Mausoko continued to say that the author of the crisis in Timor is President X.

The 13 August 2006 the PM Horta visited Becora Prison and asked Mausoko:

Where are you from and why are you here?

Mausoko replied: I am Abilio Audian, I am Operational commander for PNTL in Dili district, at this moment the PNTL institution gave me the gun for me to keep security to the city of Dili bu after the Supreme Commander XG ordered my group of seven at Marabia my residence to shoot at the Brigadiers house.

I was able to shoot but I warned the FFDTL that the orders were from the Supreme Commander. But at the end the Government through the International forces disarmed me and said I was a criminal in this crisis. They said the guns that I had was illegal, said Mausoko.

Before the crisis the President organised a meeting at his residence at Dare (note: Balibar is also know to Timorese as Dare) at this moment there was present the Bishop of Dili and Baucau, Mr Paulo Martins, Mr Ramos Horta and opposition leaders were there too. At that time the President recommended to remove/overthrow the Government led by Mari and FRETILIN because they were applying Communism to Timor L, to FFDTL through Cuba. This attitude was against our Culture and Timorese tradition. This is why the Churches presence at that time was important in order to contribute to development to Timor Future.

Abilio M, asked X. the question if removing MA will cause blood shed?

The President turned around and tapped Mausoko in the shoulder and said a boy can remove the man easily don’t be scared.

At that time the Xan. Gus guaranteed that Horta will serve as the new PM. Mausoko did not reveal the date of the meeting. And said that Xan. Dreamed of destroying everything and later build it up again so then he could be seen internationally more over as the charismatic figure.

Jornal australiano envolve Xanana na crise

O alegado envolvimento do Presidente Xanana Gusmão no derrube do antigo
primeiro-ministro Mari Alkatiri foi hoje noticiado pelo jornal australiano
The Age, que cita declarações de um responsável da polícia timorense,
actualmente detido numa prisão timorense.

Sob o título «Alegação de que Gusmão ordenou os dias de raiva em Díli», The Age cita declarações de Abílio Mesquita «Mausoko», antigo vice-comandante da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) no distrito de Díli, segundo o qual Xanana Gusmão lhe terá ordenado que atacasse a casa do brigadeiro-general Taur Matan Ruak, comandante das forças armadas timorenses.

Reportando o que alega serem «novas revelações», o jornal acusa Xanana Gusmão de ter instigado a violência que em Maio contribuiu para a resignação, cerca de um mês depois, de Mari Alkatiri, como parte de um plano que incluiu pelo menos uma reunião na residência do Presidente, em Balibar, nas montanhas a sul da capital, em Março.

Mas a alegação do jornal assenta nas declarações que Abílio Mesquita «Mausoko» alegadamente fez já em Bécora, na sequência da sua detenção, em 19 de Junho passado, por militares australianos, na posse de várias armas automáticas.

Nessas declarações, que o The Age reporta terem sido escritas na prisão de Bécora, em Díli, e entregues na embaixada norte-americana em Díli, «como um meio para Mesquita garantir a sua libertação», o antigo quadro da PNTL em Díli refere que «durante o confronto entre a PNTL e as F-FDTL [forças armadas] e o tiroteio contra a casa do Brigadeiro, o Comandante Supremo, o
Senhor Xanana deu o comando e as ordens para o tiroteio
».

Antes da operação, Abílio Mesquita terá informado Taur Matan Ruak e quatro comandantes das forças armadas das ordens que o Presidente lhe deu, acrescentou o jornal.

Abílio Mesquita «refere na declaração que contou a história ao responsável da missão da ONU em Timor-Leste, Sukehiro Hasegawa, que o visitou na cadeia depois da sua prisão», a quem denunciou repetidamente o alegado envolvimento de Xanana Gusmão na crise em Timor-Leste.

As acusações foram também feitas ao actual primeiro-ministro José Ramos-Horta, quando este «alegadamente o visitou na prisão, a 13 de Agosto», prossegue o jornal.

O ataque contra a casa de Taur Matan Ruak ocorreu a 25 de Maio, e segundo The Age existem registos filmados que comprovam a participação de Abílio Mesquita «Mausoko» no ataque.

«Se for verdade, a declaração implica o Presidente no que foi efectivamente um golpe armado para criar as condições para a resignação do legalmente eleito Primeiro-Ministro (Mari Alkatiri)», continua o jornal.

O jornal descreve ainda a realização de uma reunião no gabinete de Xanana Gusmão, antes do eclodir da crise, onde na presença, designadamente, do comandante-geral da PNTL, Paulo Martins, do então chefe da diplomacia e actual primeiro-ministro, Ramos-Horta, e do Bispo de Baucau, D. Basílio do Nascimento, o Presidente da República «debateu a necessidade de se livrar do governo de Mari Alkatiri devido às suas consideradas simpatias comunistas».

Diário Digital/Lusa

.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.