domingo, setembro 17, 2006

Golpe de Estado, Traição, etc?... Não. Lei da Selva...

“… antigo vice-comandante da polícia do distrito de Dili, Abilio "Mausoko" Mesquita, alega que o Sr Gusmão lhe deu ordens para atacar a casa do Brigadeiro Taur Matan Ruak.”

“Contou repetidamente a Mr Hasegawa que Xanana foi o autor da crise.”

“… refere-se a uma reunião no gabinete do Presidente antes da crise, onde, na presença de líderes locais, incluindo o chefe da polícia Paulo Martins, o Sr Ramos Horta e o Bispo de Baucau, foi alegado que o Presidente discutiu a necessidade de se livrar do governo do Sr Alkatiri por causa das suas entendidas simpatias "comunistas".”

“Outras fontes da organização dos veteranos confirmaram, independentemente, que foram convidados para uma reunião com o Presidente na sua residência nas montanhas por cima de Dili em Março, onde foi discutido um plano para remover o Sr Alkatiri.”


“As Investigações a individuos envolvidos nos três ataques principais em Maio contra as Forças de Defesa de Timor-Leste mostram que cada um deles foi dirigido por líderes que desde então reconheceram a sua fidelidade ao Presidente.

Os que lideraram os outros dois ataques principais às forças armadas, nomeadamente o Major Reinado e Vicente de Conceição, declararam repetidamente o seu apoio ao Sr Gusmão.”

-

21 comentários:

Anónimo disse...

Não vejo grande questão. Pelo contrário, parece-me que qualquer partido da oposição deve ter tido conversas para verem como poderiam afastar do Poder um senhor como Mari Alkatiri. Ou o estado do país real seria uma completa continuação do avanço da corrupção no aparelho do Estado? Os alertas não foram dados ao longo do tempo? Que fez o partido maioritário no Poder para olhar para a realidade? Nada! O seu bom trabalho deve-se sobretudo a que quando um país nada tem, qualquer acção em frente seja vista como uma imensa conquista. Ainda bem que assim é. Agora o problema é ver que afinal este mesmo partido se acha no direito absoluto, mesmo que democraticamente eleito para a Assembleia Constituinte, leve avante a arregimentação e colocaçã estratégica dos seus peões para disfrutarem de uma governção secular. Secular é a tradiçã timorense que não vê com bons olhos a prepotência seja lá de que Poder for.

Anónimo disse...

A Fretilin tem o direito que ganhou nas caixas de votos de governar até 2007. E se em 2007 ganhar novamente as eleições tem o direito de governar até 2012. E assim sucessivamente.

Em 75 anos de democracia na Suécia, o partido social-democrata local esteve no poder 65 anos, contudo ninguém na Suécia se lembraria sequer de montar um golpe por causa disso. E no México com o PRI passou-se exactamente o mesmo, ou pior aí estiveram mais de 60 anos SEGUIDOS, no poder, porque foi assim que o voto popular o decidiu.

A tradição “secular timorense” é de ser colonizada. A democracia Timorense é mesmo a mais jovem do mundo, tem apenas cinco anos.

Anónimo disse...

Não foi montado golpe nenhum. O que se passou foi uma completa anormalidade em meter fora da estrutura militar questões que lhe diziam respeito interno e que não foram pelos governantes resolvidas. 40% menos em qualquer estrutura importante é suicídio!

O resto é obviamente resposta a tal posição!

Sim, em Portugal aconteceu também convulsão, é normal mas digo-o de uma completa anormalidade. Pelo que quem deveria ter resguardado o bem estar e paz deveria ter sido o próprio Poder, coisa que não o conseguiu fazer pelo que pediu ajuda. Obviamente!

Ser os australianos não sabiam o que se passava é de ingenuidade total. Se os States tanbém o não sabiam, idem aspas aspas. Pelo que só haverá que concluir que a coisa se tornou grave de facto.

Agora alinham-se as cartas.

Anónimo disse...

Nem toda a verdade será do conhecimento público mas para mim sempre foi evidente que XAMAMA estava implicado até ás orelhas na golpada arquitectada para derrubar um governo absolutamente legítimo.
Falta saber o que Horta terá a ver com este golpe de estado, se sim ou se não. Aguardemos.
Pela minha parte já tenho mágoa por o PR ser um uma desilusão escroquiana e, juro, não quero mesmo nada magoar-me nos "picos" que o Horta tiver nesta "roseira da golpada".
Em tempos referi que em Portugal já lhe chamavam XAMAMA GOSMA, afinal tinham razão, infelizmente, mas a mama está a acabar e ele vai ter de ir ser gosma para outro lado.
Para muitos o senhor Alexandre Gusmão é uma das maiores desilusões da vida, para mim também.
Porra, "homem"!

Anónimo disse...

É com grande tristeza que leio estas acusações. Por enquanto são apenas suspeitas, embora muito fortes, que pesam cada vez mais sobre Xanana, que aparentemente está a delapidar a boa reputação e o respeito que conquistou o longo dos anos. O que eu estranho é o seu silêncio comprometedor, pois seria de esperar algum comentário.

Xanana ainda tem uma oportunidade de se demarcar desta situação, de se arrepender e pedir desculpa ao povo (caso seja culpado), de incitar à paz e à concórdia. Tudo ainda é possível, porque a solução para a crise está na reconciliação e na unidade de todos para (re)construir a Nação dentro dos princípios democráticos. É pela persuasão e pelo discurso positivo que se consegue atingir este objectivo e não com guerras.

Anónimo disse...

O problema nunca foi o facto de a FRETILIN poder governar 50, 100, 150 ou mais anos. Se tudo for conseguido sem manipulacoes, tudo bem. A democracia manda que se respeite a vontade popular. O problema eh que nao eh a vontade popular que esta em causa, eh a falta de transparencia, as manipulacoes, as ameacas de morte, a formacao de esquadroes da morte, a destribuicao de armas, o autoritarismo e altismo de Alkatiri, o nepotismo, a corrupcao, a injustica, a interferencia do executivo no Parlamento e nos Tribunais, a montagem de uma maquina governamental para que a FRETILIN ganhe as eleicoeso, o monopolio, a negligencia em relacao ao estado social do povo, a falta de humanidade, etc. etc. etc. et. etc.. Bem podia eu estar aqui todo o dia a enumerar os porques da relutancia com que os timorenses veem a FRETILIN como um partido que quer o bem dos timorenses que continuaria a ter os meus apontamentos ainda intactos. Nao tenham a mania da perseguicao quando os perseguidos sao outros e...pelo Alkatiri e os seus muchachos/as tais como, Ana Pessoa, Estanislau, Jose Reis, R.Lobato, Lu Olo, Miranda Branco e amigos,Etc.Etc.
Todos os golpistas devem ir malhar os ossos na cadeia. Seja ele quem for.
Estamos entendidos?...

Anónimo disse...

Chame quadrupede aos seus camaradas. Aqui em Timor-Leste nao ha lei da swelva porque a selva eh o seu habitat. Valeu? Este malae selvagem assim nao consegue fazer lei no Timor-leste

Anónimo disse...

Concordo com os dois anonimos anteriores. O Malai Azul e a sua camarada estao a imiscuir-se demasiada e muito malcriadamente nos assuntos que so a Timorenses dizem respeito. Mas ainda se fossem honestos nas suas analises. O qu temos visto sao falacias e mais falacias.

Vao para o diabo esses malditos malais!

Anónimo disse...

Tanto Xanana , Mari rogerios e outros ditos implicados tem o direito de duvida ate a conclusao dum inquerito para que depois sejam chamados a responder a justica caso provem que estejam implicados. O que se esta a ver e que neste blog impera a lei da SELVA pois ja tem culpados so falta agora fuzilalos.

Tenham juizo e nao criem mais instabilidade e odio entre os Timorenses .

ARbiru

Anónimo disse...

Quem e Abilio Mausoko. Facam uma investigacao a fundo dede o dia que nasceu para poderem ter um ideia de quem e ele e se devem dar credibilidade a este macaco. Entao ele recebe orf\dens do Presidente e contacta a vitima antes de a atacar? Qual e a jogada como chegou ao posto da policia que ocupava? Facam isso e terao uma completa figura dum cinico.

Arbiru

Anónimo disse...

Então e o Railós não fez o mesmo segundo ele diz?

deixe-se lá de dois pesos e duas medias sua besta!

Anónimo disse...

The truth is hard to swallow isn't it?

A verdade é muito amargo para comer neh....

Muita gente em Timor já desconfiou o presidente desde o inicio. Por isso é que durante a manifestação anti governamental tiveram que arranjar gentes fora de Dili, e muitos deles eram antigos membros da milicia pro indonesia!!!! Os residentes de Dili na maioria nem tomaram parte nesta manifestação.

Eu acho que já é tempo o Sr. Xanana e os Srs. bispos de dizer a verdade para o povo. Timor não pertence a eles para fazerem o que quizer.

Anónimo disse...

agora ja sei quando o Alfredo Reinado disse so se entregava quando havia justica, porque sabia que se ele entregasse ele ia de cana, mais os protagonistas ficavan ben da vida...

Anónimo disse...

Nao so o mausoko avisou o alvo do seu ataque (TAUR MATAN RUAK) como depois foi refugiar-se no QG das F-FDTL em Metinaro??
Nao faz qualquer sentido!

Quanto ao Railos ele fez o contrario. Denunciou as ordens e entregou as armas. Agora a alegacao deste mausoko eh absolutamente absurda. Se ele avisou o Taur que tinha recebido ordens do Presidente para atacar a sua casa e porque tem simpatia com o Taur. Ora se tem simpatia com o Taur prossegue na mesma com o ataque quando os filhos de Taur ainda estavam em casa.

So um atrasado mental pode acreditar nessa historia. Resta agora saber qual foi o incentivo que o tal mausoko recebeu para fazer tal declaracao. Nao podemos tambem esquecer que ele eh membro da Fretilin. Dinheiro tem a Fretilin aos montes e na actual situacao de Timor e visto que o mausokozinho nao vai poder sustentar a sua familia por por muito longos anos um incentivo financeiro eh mais que suficiente para um homem que ja nao tem nada a perder.

Vao enganar a outros.
E mais! Nao fiquei nada admirado que tenha sido o John Martinkus a publicar esta historia primeiro. Quem nao lhe conhece que o compre!

Anónimo disse...

SOBRE O JOHN MARTINKUS

REASONS TO KILL

Australian journalist John Martinkus, captured by the brave Iraqi resistance, Googled his way to freedom:

Iraqi insurgents who took Australian journalist John Martinkus hostage carried out a Google search on the Internet to determine whether they should kill him.

When he turned out to be neither American nor CIA, but the author of a book about how the US is facing an uphill battle to beat the insurgents in Iraq, it almost certainly saved his life.

Possibly his Google-aware captors happened upon this. “The Australian, he is one of us!”

Mr Martinkus, 35, described his kidnapping as an "interesting" experience.

"These guys, they're not stupid. They are fighting a war but they are not savages - they're not actually killing people willy-nilly. There was no reason for them to kill me," he told reporters on his arrival at Sydney airport last night.

"There was a reason to kill (British hostage Kenneth) Bigley, there was a reason to kill the (two) Americans (kidnapped with Bigley). There was not a reason to kill me."

Andrew Bolt has more on this charming fellow.

UPDATE:

Kidnapped Australian journalist John Martinkus was attacked today by Foreign Minister Alexander Downer and former hostage Steve Pratt for appearing to say that Iraqi terrorists had a reason to kill some hostages.

Mr Downer said today it was pretty much the most appalling thing any Australian had said about the Iraq war.

"There is no mistaking the arrogance in his remarks - the disgusting disregard for the deaths of British hostage Ken Bigley and US civilians murdered by terrorists," Mr Pratt wrote in a letter the The Australian newspaper.

"There is no excuse for anybody hacking off those poor men's heads. But Martinkus seems to be making excuses for their executioners."

Anónimo disse...

Este Fulano do Martinkus acha que existem justificacoes para assassinar prisioneiros a sangue frio.

Anónimo disse...

Agora o Anónimo das 12:31:30 AM já que não consegue mandar a mensagem para debaixo do tapete faz fogo contra o mensageiro? Os boys estão a começar a ficar nervosos...

Anónimo disse...

Mandar o que para baixo da carpete?? O que um tal de mausoko disse?? Quero la saber o que disse! Enquanto nao conseguir apresentar provas do que disse ele nao fez senao uma alegacao que para mim mais parece mentira devido as inconsistencias da sua historia. Quanto mais esse mausoko que era um dos lideres de um gang de artes marciais envolvido em crimes de toda a especie e que toda a gente conhecia em Dili. Se passou para vice comandante operacional da policia so pode ter a haver com o facto de que a Fretilin eh o unico partido timorense que tem formalmente afiliado nas suas estruturas partidarias um grupo de artes marciais. Coincidencia?? Nao sei nao!!

Portanto margarida va catar pulgas que a mim nao me engana nao!

Anónimo disse...

Sim Margarida, os boys estao a ficar nervosos, todo tremelicas. Parece que acreditam mais no Railos que se tinha passado para as maos dos indonesios e muito 'aprendeu'com eles! Chegara o momento em que ele proprio os denunciara. Proporcionaram a 'fuga' do Reinado para este nao tomar a mesma atitude que o Abilo Mesquita 'Mausoko'! Estou em crer que o Reinado acabara por fazer o mesmo!

Anónimo disse...

Quem está nervosa é a "malta". A tal que queria ver um país lusófono com um partido único e os restantes só para decoração democrática.
Quem tudo quer....

Anónimo disse...

Alguem me quer explicar como eh que um lider de um grupo de artes marciais (Abilio mausoko) envolvido em actos criminosos nao so entrou na policia como chegou a ser vice comandante operacional da policia??
Sera porque o ex Ministro (do unico partido partido timorense que tinha um grupo de artes marciais afiliado nas suas estruturas partidarias) era da opiniao que as tendencias criminosas do Mausoko pudessem ser um "asset" para a PNTL?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.