domingo, setembro 17, 2006

A verdade dói. A todos.

Engraçado, como para uns, as declarações de um comandante da PNTL têm menos valor do que as declarações de um arruaceiro como o Railos.

O facto é que o autor destas declarações que acusam directamente o PR, comandou o ataque violento a casa do General Matan Ruak.

E não é a única testemunha que confirma as reuniões de preparação do golpe de Estado em casa do PR.

Nem Mari Alkatiri, nem Taur Matan Ruak mereciam esta traição. Muito menos o povo de Timor-Leste.

Esperemos que a Comissão de Investigação das Naçõe Unidas tenha a coragem de assumir o dever que tem perante o povo e a História de Timor-Leste.

Sem justiça não há reconciliação.


.

9 comentários:

Anónimo disse...

Se o que o Mr Mausoko fala eh verdade apresentem as testemunhas e a eviencia e abram uma investigacao ao PR. Porque nao fazem isso? Porque nao eh verdade? Istonao eh nada mais que uma campanha de difamacao mas ao ai resultar.

Anónimo disse...

Nao te iludas meu caro, Xanana nao eh o que se pensa. Quem tem baixo comportamento moral nao pode ser um bom politico!

Anónimo disse...

A Comissao Especial de Inquerito da ONU vai publicar tudo isto. E nao so. Eles receberam mais outras evidencias e esperemos que o Parlamento Nacional e os Tribunais de Timor-Leste tomem as medidas necessarias para se fazer cumprir as recomendacoes. A nao ser que as demonstracoes instigadas para os proximos dias consigam mesmo dissolver o Parlamento...

Anónimo disse...

Cantigas! Onde estao as provas disso. La porque o mausoko ou bisoko disse nao quer dizer que eh a verdade. No caso de Rogerio as indicacoes eram bastantes para justificar uma investigacao. Era um grupo de civis que tinham armas da policia na sua posse (UPF), era o proprio Rogerio que tinha admitido ter recrutado esse grupo de "pisteiros" para "apoiar" a policia, era o Rogerio Lobato que tinha dito em declaracao que o Mari sabia de tudo isso, era o Railos que tinha alegado ter tido uma reuniao a 8 de maio com Mari e que foi confirmado pelo mesmo ainda que tenha negado o proposito da reuniao, etc, etc. Isso tudo apontava para uma necessidade de se fazer uma investigacao.

Agora quanto ao Xanana so existe um Mr. Mausoko a fazer alegacoes sem qualquer outra evidencia para provar o que diz.
Nao so isso, as suas alegacoes sao altamente incriveis. Disse ele que tinha contactado o Taur e outros oficias das F-FDTL para avisa-los das ordens que tinha recebido e depois disso prosseguiu na mesma com o ataque? Porque? E se isso nao bastasse, apos o ataque alegadamente liderado pelo proprio vai-se refugiar no QG das F-FDTL de quem o Taur eh chefe?
Isso faz algum sentido??? So acredita nessa historia que quer mesmo acreditar!

Anónimo disse...

Onde é que o Anónimo das 11:51:32 PM leu que o Mausoko se foi refugiar no QG das F-FDTL? Pensa que é que invenções dessas que baralha o pessoal? Tenha juízo. Os leitores do timor-online são perspicazes.

Anónimo disse...

Mausoko ~'refugiou-se' em Marabia, onde afirma residir ... coincidentemente junto à residência do deputado Leandro Issac ... cujas imagens vimos no programa Dateline armado de Styger ao ombro a passer-se pela casa do General Taur Matan Ruak, alegadamente no dia do ataque 24 para 25 de Maio, após oconsumar do ataque!

Anónimo disse...

Afinal ninguém leu nada, viram no Dateline. Bem me parecia. Portanto esta tentativa de desacreditar a declaração do comandante operacional de polícia do distrito de Dili foi pelo cano abaixo.

Anónimo disse...

Mas o dateline foi o programa do seu querido John Martinkus.

Esta Margarida está passada de vez.

"Dêmos a Martinkus algum benefício da dúvida; pois que ele tem altas referência pelo seu trabalho e obras no jornalismo.."

Isto é tradução da própria.

Já nem sabe o que traduz.

Está tantan de todo. Deve ter sido por causa da perturbação de ter tido as FARC como convidadas na festa do Avante. Ainda anda às voltas para explicar como justificar o sequestro da Ingrid Betancourt.

Anónimo disse...

margarida das 5:56:58 AM.

Essa de Mausoko ter-se refugiado no QG das F-FDTL foi noticiada na altura e vou tentar encontrar esse artigo.

Anonimo de Setembro 18, 2006 8:59:28 AM

Nao seja MENTIROSO!! O programa DATELINE nao mostra nenhum Mausoko em marabia em casa do Leandro. Ou veja outra vez o programa ou pare de mentir!

Pelo cano abaixo eh o que vai acontecer as vossas mentiras quando os resultados do inquerito independente forem publicados.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.