domingo, setembro 17, 2006

Oposição pode manifestar-se amanhã contra Ramos Horta

Austrália avisa que tensão política em Timor pode aumentar nos próximos dias.

17.09.2006 - 10h26 Reuters, PUBLICO.PT

O governo australiano recomendou este fim-de-semana aos seus cidadãos que reconsiderem a necessidade de viajar para Timor-Leste, devido à possibilidade de aumento da tensão política devido à eventual realização de manifestações na capital nos próximos dias.

"O potencial de protestos anti-governo, manifestações de rua e outros tipos actividade de instabilidade civil deve aumentar durante o período de 17-19 de Setembro e na semana seguinte", diz o aviso do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comércio, que nada adianta sobre os motivos para as datas serem problemáticas.

"Aconselhamo-vos a reconsiderar a necessidade de viajar para Timor Leste nesta altura", diz a diplomacia australiana, que acrescenta que os visitantes da antiga colónia portuguesa devem evitar edifícios governamentais e ajuntamentos públicos.

Desde o início do Verão que Timor Leste está mergulhado numa crise política que forçou a deslocação de mais de cem mil pessoas e ao envio de uma força de manutenção de paz de 2500 homens.

Na quarta-feira passada, o primeiro-ministro José Ramos Horta manifestou-se disposto a demitir-se se o povo já não o quiser no lugar de chefe do executivo, no qual substituiu o contestado Mari Alkatiri. As suas palavras surgiram na sequência de rumores de que os seus opositores iriam realizar um protesto no dia 20 para tentar que resignasse e exigir a dissolução do Parlamento.

.

1 comentário:

Anónimo disse...

Com milhares de deslocados e com a verificação diária de violência em Dili, a realização de mais manifestações agora é lançar mais gasolina para a fogueira. É uma irresponsabilidade. É uma falta de respeito por todos aqueles que tiveram de sair das suas casas, e passados estes meses ainda não puderam regressar e sofrem nos campos.
Os fins não justificam os meios.
TENHAM JUÍZO E RESPEITO PELO PRÓXIMO!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.