sexta-feira, outubro 19, 2007

Austrália vai manter tropas no Timor-Leste apesar das acusações

18/10 - 01:53 - EFE

Díli, 18 out (EFE).- As tropas da Austrália vão continuar no Timor-Leste, afirmou hoje o seu oficial no comando, o brigadeiro John Hutcheson, um dia depois de o ex-primeiro-ministro timorense Mari Alkatiri exigir a retirada e denunciar maus-tratos à população por parte dos soldados australianos.

"Continuaremos com nossa missão aqui para ajudar o povo do Timor", disse Hutcheson à agência Efe. Ele negou que seus homens tenham empregado a violência contra civis inocentes.

"As acusações são totalmente falsas. É decepcionante sermos acusados sem a oportunidade de responder", reagiu o militar.

Na quarta-feira, um guarda de segurança denunciou no Parlamento que foi atacado por seis soldados australianos no domingo, em Díli.

O caso motivou uma proposta do partido de oposição Fretilin de discutir uma nova avaliação do papel das tropas australianas no Timor.

Alkatiri, líder e fundador do Fretilin, acusou as tropas australianas de matar civis, interferir na política nacional e de "se comportarem como animais".

Austrália, Malásia, Nova Zelândia e Portugal enviaram tropas ao Timor-Leste a pedido de Alkatiri em maio de 2006 para colaborar com as autoridades a restabelecer a ordem, após dois meses de manifestações que causaram pelo menos 30 mortes.

EFE flg mf


NOTA DE RODAPÉ:

Ver aqui as fotografias do espancamento que estes senhores negam. Vigaristas.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.