terça-feira, outubro 21, 2008

East Timor PM Threatens (Again) To Arrest Anti-govt Protesters

Caros compatriotas e amigos de Timor-Leste

As ditaduras em todo o mundo tem a mesma caracteristica: os cidadaos nao tem quaisquer direitos. Os governos ditatoriais manipulam a opiniao publica alegando defender interesses do povo, tais como bem estar, necessidade de desenvolvimento do pais, seguranca , estabilidae e defesa da unidade na diversidade. E assim vao dominando perseguindo os seus interesses com o apoio das forcas de defesa e de seguranca. Ja passamos por dois regimes ditatoriais! Mas hoje temos uma Constituicao feita por nos que garante os direitos dos cidadaos. Vamos defender esses direitos.

O PM de facto deu uma conferencia de imprensa ontem, em Dili, rodeado pelo general das F-FDTL, pelo Secretario de Estado de Seguranca e pelo Comandante Interino da PNTL. Serao estas as forcas que nos vao prender na Marcha da Paz? Mas ainda nao comecamos a organiza-la....e ja estao a ameacar-nos? Que raio de estado de direito e este?

Em vez de educar as massas a respeitar os direitos garantidos na Constituicao, os actuais lideres amedrontam as populacoes com o espantalho da violencia com o proposito de impedir que os cidadaos manifestem as suas aspiracoes.

Antigamente era o espantalho do comunismo....para impedir o apoio a FRETILIN . Estava na moda naqueles tempos mas nao deu resultado. Agora e o espantalho da violencia.... .e isto tambem nao vai resultar.

Enquanto uns ameacam a FRETILIN outros parecem querer dar a ideia de que estao preocupados com a reputacao da FRETILIN no caso de haver pouca participacao na Marcha da Paz. Isto da graca. Afinal ha muitos que se "preocupam" com a FRETILIN!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Todos querem dar licoes de politica ao partido FRETILIN....incluindo os lideres de partidos nao funcionais e os independentes que nao tem nenhum sentido de organizacao e nenhuma experiencia sobre a vida partidaria.

Mas a FRETILIN esta serena. Esta ciente das suas responsabilidades como partido historico.

A AMP nao deveria recear da movimentacao da FRETILIN porque o ministro de facto Joao Goncalves afirmou em comunicado de impremsa que a AMP obteve 70% de apoio nas eleicoes....Oi, oi ! Nao vi a AMP na lista das eleicoes legislativas!

Porque tanto medo? Sera que estao com medo da nossa reorganizacao a nivel nacional? Esta e a nossa unica actividade de momento.A FRETILIN esta a reorganizar-se a todos os niveis, comecando pelas aldeias e sucos. Sempre foi um partido de massas e ha-de continuar a se-lo. Vamos novamente triunfar nas eleicoes comunitarias.

Apelo para que nos deixem em paz. A FRETILIN e uma peca importante para o triunfo da democracia neste pais, seguranca, estabilidade, paz e para o denvolvimento do pais a todos os niveis em beneficio de todo o povo.

Preocupemo-nos todos com a corrupcao que esta a florescer no pais. Vamos combate-la a todos os niveis.

Cumprimentos a todos

Filomena


Nota: A conferencia de imprensa de XG foi divulgada ontem via TVTL e esta nas primeiras paginas de todos os jornais timorenses.

Ex-torturador timorense provoca debate na Austrália

Díli, 20 Out (Lusa) - Uma comissão do Senado australiano discute terça-feira a situação de um ex-torcionário timorense que entrou na Austrália com um visto de peregrino.

A situação de Gui Campos, um colaborador da inteligência militar indonésia desde os primeiros anos da ocupação de Timor-Leste, vai ser abordada numa das comissões do Senado australiano.

É a segunda vez que o Governo federal vai ser questionado em relação a Gui Campos, que entrou no país há poucos meses com um visto concedido para participar no Dia Mundial da Juventude, durante a visita do Papa Bento XVI à Austrália.

Na sessão de 13 de Outubro, o senador Bob Brown, líder dos Verdes australianos, questionou o ministro da Imigração e Cidadania, o senador Chris Evans, sobre a presença de Gui Campos no país e exigiu saber também se as autoridades australianas pretendem agir contra o ex-torturador ou deixá-lo fugir.

Vários activistas timorenses na Austrália e também vítimas ou familiares de pessoas interrogadas, torturadas ou mortas por Gui Campos ou por sua indicação pretendem que o ex-colaborador dos indonésios seja preso e julgado por esses crimes.

Gui Campos, de 55 anos, residente em Díli, foi reconhecido numa rua de Sydney por uma mulher timorense que é irmã de um rapaz de onze anos que morreu em 1978 na capital timorense depois de ser interrogado e espancado pelo temido agente.

No seguimento dessa descoberta e da denúncia de Gui Campos na televisão australiana, vários outros testemunhos vieram a público confirmando as acusações contra o agente indonésio.

José Belo, um dos jornalistas timorenses mais conhecidos e director do jornal Tempo Semanal, e Naldo Rei, autor de um livro recente sobre a experiência da resistência timorense, acusam Gui Campos de os ter torturado nos anos 1990, com choques eléctricos e espancamentos.

Muitos outros episódios do currículo de Gui Campos estão documentados quer pelas suas vítimas em Díli quer pelos arquivos das comissões que investigaram a violência em Timor-Leste entre 1975 e 1999.

No Senado australiano, a oposição pretende saber como foi possível um homem com este currículo obter um visto de peregrino, que, segundo informação oficial, Gui Campos pretende renovar.

PRM.
Lusa/fim

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.