segunda-feira, outubro 02, 2006

Notícias - Traduzidas pela Margarida


Fogo posto na sede da FRETILIN

A sede do partido no poder em Timor-Leste incendiada
Radio New Zealand
01 Ot 2006

Homens não identificados deitaram fogo à sede da Fretilin, o partido principal de Timor-Leste, no Domingo de manhã, mas não houve vítimas.

Um membro da brigada dos bombeiros disse que o fogo destruiu parcialmente o edifício e que se espalhou a três casas vizinhas, mandando colunas de fumo preto e espesso para o ar. Começou por volta das 7.30am (2230 Sábado GMT). Ninguém foi ferido.

A Fretilin é o partido no poder em Timor-Leste. O antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri, que saiu depois duma ruptura da lei e da ordem em Maio, é o seu secretário-geral.


***

Sede da Fretilin incendiada

The Australian
Fonte: AFP
De repórteres em Dili
Outubro 01, 2006

Homens não identificados deitaram fogo à sede de Dili do principal partido do principal partido de Timor-Leste, a Fretilin, hoje, mas não houve vítimas, disse um membro dos bombeiros.

O fogo destruiu parcialmente o edifício e espalhou-se a três casas vizinhas, mandando colunaa de fumo preto e espesso para o ar.

"O fogo começou à volta das 7.30am (2230 Sábado GMT) e espalhou-se da sede da Fretilin a três casas," disse, Juvencio Madeira, um membro dos bombeiros de Dili.

Madeira disse que ninguém ficou ferido no incêndio.

A Fretilin é o partido no poder e, Timor-Leste e o antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri, que saiu depois duma ruptura na lei e na ordem em Maio, é o seu secretário-geral.

O substituto de Alkatiri, o laureado do Nobel da paz José Ramos-Horta, não pertence a nenhum partido político.

.

Incêndio destrói escritórios da sede da FRETILIN

Notícias Lusófonas
1.10.2006


Um incêndio de origem desconhecida destruiu hoje em Díli parte dos escritórios da sede da FRETILIN, o partido maioritário em Timor-Leste, disse fonte dos bombeiros timorenses.


O incêndio, que apenas provocou estragos materiais, deflagrou cerca das 07h30 horas de Díli (23h30 horas em Lisboa) e estendeu-se a três casas situadas no exterior dos muros, destruindo de igual modo alguma documentação.

A FRETILIN, liderada por Mari Alkatiri, constitui a principal base de a poio do actual governo timorense, liderado por José Ramos-Horta.

José Ramos-Horta substituiu Mari Alkatiri a 10 de Julho na chefia do governo em Julho, em resultado da crise político-militar iniciada em Abril.

.

Incêndio destrói parte dos escritórios sede da FRETILIN - bombeiros

Díli, 01 Out (Lusa) - Um incêndio de origem desconhecida destruiu hoje em Díli parte dos escritórios da sede da FRETILIN, o partido maioritário em Timo r-Leste, disse à Lusa fonte dos bombeiros timorenses.

.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.