Quarta-feira, às 18:30, na reitoria da Universidade de Lisboa na Cidade Universitária… mas só com convite.
Xanana tem medo de quê?...
Aqui fica o convite a todos os timorenses, já que nem todos, ou melhor, só muito poucos, foram convidados.
segunda-feira, novembro 24, 2008
Encontro do PM Xanana Gusmão com a comunidade timorense
Por Malai Azul 2 à(s) 08:50 1 comentários
Ou quem tem medo de Rosa?...
Blog Timor Lorosae Nação
Segunda-feira, 24 de Novembro de 2008
QUEM NÃO GOSTA DE ROSA?
Por JAIME SILVA PINTO - Brasília
O Tribunal de Recurso pronunciou-se sobre inconstitucionalidades que o governo de Xanana e de Horta haviam aprovado tendo por entremeio várias peripécias de baixeza canina e os visados optaram por ladrar à lua para que se oculte por detrás das nuvens porque manobrar no escuro é seu apanágio.
Poderá parecer impossível que pela enésima vez assistamos a broncos em legalidade como La Sama Araújo, Xanana Gusmão ou Ramos Horta ficarem furiosos com quem sabe de leis e as quer fazer cumprir em país desejadamente democrático, mas não é, não é impossível. Licenciados e doutorados em Timor-Leste só prestam os que piamente dizem ámen às três figuras do apocalipse timorense atrás citadas, e não é só em direitos.
Sobre a autópsia a Alfredo Reinado e seu ajudante, feitos cadáveres em terrenos presidenciais, nos jardins de Horta, relataram os técnicos que ambos haviam sido executados a curta distância. Eles viram, eles perceberam, eles escreveram. Qual o quê, logo disse Horta que não. Impossível, esses técnicos nada sabiam e estariam certamente equivocados ou de má fé. Horta é que sabia, Horta é que sabe… os técnicos não. Nem prestam!
Ramos Horta quis instruir amigavelmente Salsinha – como dizem – em ambiente confortável e quis o arguido e prisioneiro na sua residência, o juiz disse não. Mas qual o quê “esse juiz não manda nada, ele nada sabe, eu é que sei, vem e vem mesmo”. E foi. O juiz não presta.
Ivo Rosa, juiz português queria capturar Reinado mas Horta e Xanana pelos vistos não estavam de acordo. Juiz passava mandados de captura, Horta passava salvos condutos (para a morte?) e lá ia sabotando a justiça – dizem que eles tinham pavor que Reinado fosse a tribunal falar, seria?
Com Reinado, o mesmo. Qual o quê. Esse juiz Ivo Rosa não sabe nada, tirem-no dali. Nós é que sabemos. Nós somos Timor, a lei, os timorenses, o petróleo e os donos de tudo. Somos os mais sabedores.
O juiz Ivo Rosa foi para o Tribunal de Recurso – para não atrapalhar? – Mas não é que quando quiseram fazer passar inconstitucionalidades o profissional, o bom senso, a justiça, a legalidade representada naquele juiz e noutros disse não? Qual o quê? Este juiz não presta. Nada sabe… vão expulsá-lo o mais rápido possível e de uma vez por todas!
Perante estas evidências digam-me lá quem são estes senhores Hortas, Xananas e La Samas, assim como os que os rodeiam e apoiam? Já agora, o que acham que eles querem fazer a Timor-Leste e aos timorenses? Bem e justiça não será, certamente.
Por Malai Azul 2 à(s) 06:47 0 comentários
Xanana Gusmão em visita oficial a Portugal
Díli, 23 Nov (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, realiza uma visita "curta mas muito intensa" a Portugal dias 26 e 27 de Novembro, afirmou ontem em Díli o chefe da diplomacia timorense.
"É uma visita curta mas muito intensa", a visita oficial a Portugal de Xanana Gusmão como chefe de Governo, segundo Zacarias Albano da Costa.
O primeiro-ministro timorense chega a Lisboa dia 25, às 18h00, mas os encontros oficiais estão marcados para quarta e quinta-feira.
No dia 26, Xanana Gusmão terá encontros de cortesia com o Presidente da República português e com o presidente da Assembleia da República, seguido do encontro entre os dois governos, disse Zacarias Albano da Costa.
O "ponto alto" da visita, segundo o chefe da diplomacia timorense, é o encontro entre os primeiros-ministros de Portugal e de Timor-Leste.
Xanana Gusmão participa também no dia 26 num encontro organizado pelo ICEP com empresários portugueses, incluindo alguns investidores em Timor-Leste, "para tomarem contacto com o actual ambiente de negócios no país".
Acompanham o primeiro-ministro timorense na visita a Portugal a ministra da Justiça, Lúcia Lobato e o ministro do Turismo, Comércio e Indústria, Gil Alves, numa delegação que tem também representantes do ministério da Educação e da secretaria de Estado do Emprego e Formação Profissional.
Zacarias Albano da Costa salientou que Xanana Gusmão é também ministro da Defesa e da Segurança e que também estará em discussão essa área "muito importante" da cooperação bilateral.
PRM
Lusa/fim
Por Malai Azul 2 à(s) 06:38 0 comentários
Traduções
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "