Blog Timor Lorosae Nação
Segunda-feira, 24 de Novembro de 2008
QUEM NÃO GOSTA DE ROSA?
Por JAIME SILVA PINTO - Brasília
O Tribunal de Recurso pronunciou-se sobre inconstitucionalidades que o governo de Xanana e de Horta haviam aprovado tendo por entremeio várias peripécias de baixeza canina e os visados optaram por ladrar à lua para que se oculte por detrás das nuvens porque manobrar no escuro é seu apanágio.
Poderá parecer impossível que pela enésima vez assistamos a broncos em legalidade como La Sama Araújo, Xanana Gusmão ou Ramos Horta ficarem furiosos com quem sabe de leis e as quer fazer cumprir em país desejadamente democrático, mas não é, não é impossível. Licenciados e doutorados em Timor-Leste só prestam os que piamente dizem ámen às três figuras do apocalipse timorense atrás citadas, e não é só em direitos.
Sobre a autópsia a Alfredo Reinado e seu ajudante, feitos cadáveres em terrenos presidenciais, nos jardins de Horta, relataram os técnicos que ambos haviam sido executados a curta distância. Eles viram, eles perceberam, eles escreveram. Qual o quê, logo disse Horta que não. Impossível, esses técnicos nada sabiam e estariam certamente equivocados ou de má fé. Horta é que sabia, Horta é que sabe… os técnicos não. Nem prestam!
Ramos Horta quis instruir amigavelmente Salsinha – como dizem – em ambiente confortável e quis o arguido e prisioneiro na sua residência, o juiz disse não. Mas qual o quê “esse juiz não manda nada, ele nada sabe, eu é que sei, vem e vem mesmo”. E foi. O juiz não presta.
Ivo Rosa, juiz português queria capturar Reinado mas Horta e Xanana pelos vistos não estavam de acordo. Juiz passava mandados de captura, Horta passava salvos condutos (para a morte?) e lá ia sabotando a justiça – dizem que eles tinham pavor que Reinado fosse a tribunal falar, seria?
Com Reinado, o mesmo. Qual o quê. Esse juiz Ivo Rosa não sabe nada, tirem-no dali. Nós é que sabemos. Nós somos Timor, a lei, os timorenses, o petróleo e os donos de tudo. Somos os mais sabedores.
O juiz Ivo Rosa foi para o Tribunal de Recurso – para não atrapalhar? – Mas não é que quando quiseram fazer passar inconstitucionalidades o profissional, o bom senso, a justiça, a legalidade representada naquele juiz e noutros disse não? Qual o quê? Este juiz não presta. Nada sabe… vão expulsá-lo o mais rápido possível e de uma vez por todas!
Perante estas evidências digam-me lá quem são estes senhores Hortas, Xananas e La Samas, assim como os que os rodeiam e apoiam? Já agora, o que acham que eles querem fazer a Timor-Leste e aos timorenses? Bem e justiça não será, certamente.
segunda-feira, novembro 24, 2008
Ou quem tem medo de Rosa?...
Por Malai Azul 2 à(s) 06:47
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário