domingo, setembro 17, 2006

Dos leitores

Pois é, Xanana. Xanana mais Xanana. Ramos Horta e o Bispo Basilio do Nascimento. Paulo Fátima Martins e os seus. Todos de Xanana!

Olhando para trás podemos ver nos arquivos deste blog, como também poderemos observar em órgãos de informação portugueses e dos quatro cantos do mundo, a forma como Xanana, Horta e a Igreja Católica foram intervindo na questão.

Passo a passo, Xanana ia ficando à mostra. Até as declarações da sua mulher foram e são incriminatórias de Xanana.

Há muitos nomes sonantes da história recente de Timor-Leste que terão de pagar os seus altos crimes contra o Estado que por jure se comprometeram em defender e não lesar.

Se a comissão da ONU que investiga e pretende identificar os autores da crise jamais poderão passar ao lado dos nomes que o polícia Abílio refere. Abílio não refere, acusa prontamente.

Esta é a verdade que não interessa que seja tornada pública. Xanana e Horta serão alvo de protecção de bom nme pelos amigos americanos e australianos.

Mas para quem conhece o povo de Timor como nós conhecemos sabemos que a verdade será sempre a vitória sobre a mentira.

Taur Matan Ruak já havia confirmado em circuito fechado junto dos poucos em quem confia que tinha sido avisado por Abilio do ataque a sua casa.

Agora resta esperar, esperar pela verdade que vai vindo ao de cima, devagar mas segura.

O golpe nunca foi apenas teoria nas reuniões e encontros secretos do Xanana, rapidamente se materializou.

A prisão de Bécora vai ter de se engalanar para receber tão ilustres hóspedes...

.

19 comentários:

Anónimo disse...

Se isto tudo for oficialmente confirmado,será realmente um prazer poder ver os senhores tão ilustres em Becora.

Tudo o que eles fizeram, principalmente o homen eleito para um dos principais pilares da soberania e que jurou defender a constitucionalidade de actos políticos, além de grave violação de preceitos legais, como o sejam alta traição, golpe de estado, instigação à destruição de propriedade privada, perigo que as vidas humanas corriam subsequentemente, alienação da propriedade privada, cobertura a desertores e criminosos, culpa indirecta em assassínios, êxodo da população civil, etc... etc..., extendem-se ainda ao moral e aos sentimentos que pessoas decentes tenham.
É choquante, é nojento, é repugnante, é baixo....
é horrendo!

Uma verdadeira sacanice!

Anónimo disse...

Ainda virá o dia em que os responsáveis serão julgados. O mais triste será ver quem são eles... meus senhores, porque não começam a fazer a Vossa própria limpeza? Mais vale tarde que nunca!

Ou esperam que aqueles que achincalham fiquem impávidos e serenos perantes os atropelos da responsabilidade de quem aos comandos do Poder esteve nos últimos anos em Timor-Leste? A História não Vos ensinou que a verdade virá sempre ao de cima? Não a que é conveniente mas sim aquela que teima em manter Timor-Leste preso, coagido, amedrontado!

A queda continua!!!!!

Anónimo disse...

E não esqueçamos que dentro da casa do Comandante das F-FDTL, aquando do ataque, estavam os seus dois filhos pequenos, um ainda bébé!

Anónimo disse...

GRANDE SACANA ESSE XANANA!

MANDA ATACAR CASAS DOS COMANDANTES DAS FORÇAS ARMADAS DE QUE É SEU SUPREMO-COMANDANTE!!!!
Como é que ele reagiria se essas mesmas forças armadas tivessem atacado sua casa com os seus três filhos lá dentro?

Xanana tornaste-te assassino e criminoso?
O melhor que podes fazer é suicidares-te!

Anónimo disse...

(...) "Quando o Tribunal iniciou os julgamentos de crimes que estão a ser cometidos pedi aos Tribunais para considerarem se podiam esvaziar as Prisões de Becora, Baucau e Ermera para receber os novos hóspedes. Neste momento, todos aqueles apenas cometeram crimes menores comparando com o que está a acontecer agora. Crime contra o estado de Direito Democrático, crime contra o Povo que já sofreu durante a guerra, durante 24 anos. Becora, Baucau e Ermera hão-de receber diversos hóspedes, muitos corruptos que hão-de lá ir e têm de ir para lá.
A Comissão Internacional de Investigação irá chegar, para nos ajudar a todos, para avaliar esta violência política que assolou o nosso país." (...) (Xanana Gusmão, discurso à nação em 22 de Junho de 2006)

Anónimo disse...

Meus caros, todos certamente têm queixas. Todos certamente! Mas há algo que escapa: é que aquilo que pensamos ser bom para "nós" pode não ser bom para os "outros". Como é que fazem? Equilibrem-se! Não basta agora dizer, sobretudo DIZER AGORA que é Xanana Gusmão o culpado! Isso é sem sombra de dúvidas a maior das afrontas... pensem bem. Imagina-se afinal que seja agora a Fretilin a reformar as coisas' Não sem dúvida. Pensem no mal que está a acontecer e vejam como conseguirão virar a mão. Levantá-la para que ela se abata sobre aquele que sempre tentou levar a bom-porto as coisas deve ser certamente a pior das estratégias... de estratégias dessas deve ele estar fartinho desde que despartidarizou as FALINTIL em pleno mato quando os no exterior NÃO SE ENTENDIAM! Não perceberam na altura' Será que o percebem agora? Não, também, sem dúvida! Pelo que, agora aguentem-se à carga!!!!!!

Aquele homem não pode querer o mal para Timor-Leste! Como, espero eu, não o quer também todo e qualquer ser que de cidadão a empático com TL acredite que ainda há volta a dar... façam algo e já por não cairem todos com a cabeça enterrada da areia... do deserto...

Aguardam à sombra da bananeira que através das eleições em 2007

Anónimo disse...

Esperamos que a Comissão de Investigação tenha toda a segurança e protecção necessárias, pois essa gente realmente louca e louca por proteger os seus interesses poderia ser capaz de tudo.

O que já se viu e se tem visto!

Anónimo disse...

O anónimo anterior, das 6:31:39 Am deve ser um dos relações públicas do presidente on duty ou um agente de secreta disfarçado!

As falinhas mansas são como o barrar de manteiga: derretem-se depressa!

Anónimo disse...

Caro amigo, não há nada a derreter. O que há é que parece que chegou a hora da grande confusão. A confusão que nunca foi resolvida até ao momento. Qual falinhas mansas? Falinhas têm estado vocês. Além das falinhas mansas são o exemplo desde o seu ínico (do blog) que esta operação estava preparada por vocês desde sempre. Não?

Explique-se então porque razão não se resolveram os problemas em sede própria e em tempo oportuno? Não convinha?

Foi ou não verdade que é o próprio Xanana a dizer que a questão dos militares deveria ser resolvida? Em Março que eu saiba e de viva voz o disse. Que fizeram? Prepararam-se para alimentar a máquina da intoxicação?

Bom proveito então. Aguentem-se!

E sim, vão ler a declaraçºao de 22 de junho, está de facto lá muita coisa para cegos verem, desde que lhes leiam, até um cego vê que de facto os senhores do Poder foram e são os únicos a terem tido a possibilidade de montar a maior das vergonhas.

Esta é ao contrário do que dizem e possa parecer, a maior vergonha que já vi neste país.

Anónimo disse...

Anónimo das 6:47:49 AM: A questão das F-FDTl está resolvida e desde Março precisamente por quem Xanana pediu para a resolver, isto é pela hierarquia militar. Repito, a questão das F-FDTL está resolvida desde Março. Quem não ainda entendeu isto sofre da pior das cegueiras, que é não querer ver. Repito, a questão das F-FDTL está resolvida desde Março.

Anónimo disse...

Sim, parece que está resolvida.... a tal ponto que o que acontece neste momento parece uma ficção aos olhos da FRETILIN?

Ou será uma realidade NECESSÁRIA para que de uma vez comecem a levantar-se aqueles que deixaram demasiado tempo a um sistema de partido único que deu e dá cartas, sim, a outros níveis.

Como farão vocês em 2007? Com eleições, todos muitos democratizados mas o país (leia-se povo) na total miséria?!

É melhor ter uns belos negociadores de petróleo que resolver aquilo que desde que 1999 era esperança para qualquer pessoa e que se viu gorado o crescimento per capita.... onde estão os senhores do PNUD? Ainda não há estatísticas? Mas como as podem haver quando o que aconteceu neste s anos foi o corropia de "mestres" a ensinar quem? E o quê? Ou foram só os interesses de alguns dos sectores ligados - sobretudo - ao CRUP? Primeiro estes e depois todos os senhores que se lhes seguiram!!! Não? Estarei a ser parvo? Que seja.

Vamos ver a missa que ps padres ainda não sairam a terreiro.... e não se esqueçam que afinal parece que até queriam 2% sobre o pitróleo, era, e ou não assim? Portanto vão devagari nha que toda esta encomenda vergonhosa saiu da Vossa própria sede. Ou será que os operacionais do ex-Gabinete do senhor Alkatiri não estão já instalados com a famosa equipa de advogados (benévolos - só dá é para rir) idos de vários cantos do mundo (a Lei pela qual se têm de reger é complexa não é?) para limparem (tentarem) aquilo que durante estes anos de governação o famoso senhor com uma tal maioria não conseguiu fazer!?

Que se passa agora?

Simples!

Atira-se em todas as direcções. A que preço?

E afinal os responsáveis políticos onde estão? Que cara têm uns senhores q

Anónimo disse...

Anónimo das 7:24:58 AM: O país não está na “total miséria”. Pela primeira vez na sua história ninguém em Timor-Leste morre de fome, e há acesso à educação e aos cuidados de saúde em todos os distritos do país. E não só há dinheiro no banco para financiar as infra-estruturas previstas como NÃO há dívidas. Isto é, pela primeira vez na sua vida os Timorenses têm a possibilidade de, de modo sustentável, começarem a encarar com realismo a possibilidade de um futuro melhor.

E não há um “sistema de partido único” em Timor-Leste. E o melhor desmentido é o facto de no seu Parlamento Nacional estarem representados 11 partidos: Fretilin, PD, PSD, ASDT, PDC, UDT, Kota, PPT, UDC/PDC, PST, PL.

Anónimo disse...

Teoricamente somos multipartidaristas mas na pratica sequimos o sistema de "partido unico"

Anónimo disse...

Para o anónimo acima:

evite a defesa do que não tem defesa. resuma a sua vida a um café, um cigarro num café de bairro barulhento entre arrotos e uns bagaços.

O senhor está tão ressabiado. Está tão fora da realidade que não deve perder um unico joguinho de futebol.Cultural.

Anónimo disse...

Mas é na prática que estão 11 partidos políticos representados no Parlamento Nacional, não é, Anónimo das 2:52:21 PM? Eu sei que o trabalho de 10 desses 11 partidos é quase nulo, mas estão lá supostamente para trabalhar, ou agora também acusam a Fretilin pela inoperância dos outros 10?

Anónimo disse...

Para anonimo do dia 17, 7:24:58... esta verborreia nao convece ninguem nem a si proprio. Factos sao factos nao eh preciso distorce-los como faziam no tempo dos indonesios. Em Timor nem toda a gente se rege pela lei da selva nem se comporta como macacos ou aborigenes. A grande maioria do nosso Povo eh pela paz, democracia e pela unidade nacional alicerce da nossa luta pela independencia. Aqueles que promoveram, maquinaram, ordenaram e executarm o golpe teem que responder perante o Povo e os Tribunais.
Para haver paz eh preciso haver justica, nao eh? Para haver reconciliacao eh preciso haver justica, nao eh?...

Anónimo disse...

Mas quem eh que pode acreditar nesta declaracao do mausoko? So debeis mentais ou os desesperados para atacar o PR sem qualquer fundamento. Como eh que este espertalhoto do "mausokozinho" avisa o Taur depois ataca a sua casa quando os filhos do mesmo (um ainda bebe) se encontram no local??
Entao o mausokozinho nao avisou o Taur e as F-FDTL porque talvez guarda simpatia para com eles? E depois desse gesto de simpatia acaba mesmo por atacar a casa do Taur com os seus filhos la dentro?? Como se isso nao bastasse depois vai refugiar-se no Quartel General das F-FDTL em Metinaro de quem Taur eh Chefe?
Isso eh o ridiculo dos ridiculos!!
Repito. So um atrasado mental ou as margaridazinhas pode acreditar nessa historia pa!!

Anónimo disse...

Onde é que o Anónimo das 1:08:54 AM leu que o Mausoko se foi refugiar no QG das F-FDTL? Pensa que é com invenções dessas que baralha o pessoal? Tenha juízo. Os leitores do timor-online são perspicazes.

Anónimo disse...

Por os leitores (a maior parte) serem perspicazes é que têm dificuldade em dar credibilidade à Margarida e à sua "malta".
Pelo menos enquanto ela não esclarecer o que estavam as FARC a fazer na festa do Avante.
E enquanto a Margarida e a sua "malta" não condenar o sequestro da Ingrid Betancourt.

Enquanto tal não for feito, apoiarem a FRETILIN torna até a FRETILIN suspeita.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.