segunda-feira, setembro 24, 2007

GNR inicia instrução de unidade de elite da Polícia Nacional

Notícias Lusófonas
24.09.07

A Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciou hoje o primeiro Curso de Ordem Pública a 30 elementos da Unidade de Intervenção Rápida (UIR), a força de elite da Polícia Nacional timorense.

Uma cerimónia no quartel do Subagrupamento Bravo da GNR, em Díli, serviu para apresentar o curso, que terá a duração de cinco semanas.

O curso inicia-se com uma parte teórica sobre operações de ordem pública, utilização de armas de fogo e a natureza dos distúrbios civis em diferentes cenários, desde os eventos desportivos a manifestações de rua.

Neutralização de barricadas, técnicas de entrada em edifício, utilização de armas não letais, desactivação de engenhos explosivos improvisados, técnicas de emergência médica, técnicas de intervenção táctica, escoltas, cerco e rusgas são algumas das matérias que a GNR vai ensinar aos elementos da UIR.

O Presidente da República, José Ramos-Horta, e o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, declararam nos últimos dias a preferência das autoridades timorenses pela GNR para acompanhar e formar a PNTL.

O curso hoje iniciado pela UIR é semelhante ao que oficiais da GNR deram este ano pela primeira vez a unidades especiais da Polícia angolana, estando actualmente a decorrer a instrução de um segundo grupo em Luanda.

1 comentário:

Anónimo disse...

A GNR certamente transmitirá os seus conhecimentos aos colegas timorenses,de modo a que estes no futuro possam ocupar-se sozinhos da manutenção da ordem pública. Quando a GNR abandonar Timor definitivamente, espero que seja com a consciência de que não será mais necessária a sua presença em TL. Haverá certamente mais reencontros, mas desta vez por motivos de convívio e cooperação, não por motivos operacionais.

Já que está com a mão na massa, a GNR poderia também dar um treinozinho à polícia australiana...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.