sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Dos leitores - Tradução da Margarida

Comentário sobre a sua postagem "Alkatiri cleared: Where now for the Australian cou...":

Em Timor toda a gente sabe quem são os protectores de Reinado. É a Força de Defesa Australiana. Apesar do disfarce de o terem debaixo de olho, ele continua sob a protecção deles. Por exemplo, agora mesmo um Ministro do governo Timorense disse-me que a ADF sabe precisamente onde está o Alfredo. Estão contudo preocupados que o PM Horta possa eventualmente sentir a pressão do embaraço de não conseguir dominar o alfredo e que possa dar ordem às F-FDTL, que é ainda a força de segurança legal de Timor-Leste para o apanhar. As F-FDTL podiam fazer isso.

Mas todos sabemos que se alguém o tentasse que o Alfredo seria simplesmente desviado pela ADF. Em Aifu, em Ermera, onde ele está, um local improvisado para aterragem de helicópteros foi feito, e está lá sempre um helicóptero....pronto para o safar se houver dúvidas.

Contudo isto está a transformar-se numa preocupação tanto para a Austrália como para Timor-Leste. Relatos no Jakarta Post sobre homens armadas a atravessar a fronteira e a disparar contra nacionais Indonésios colocam questões sérias se de facto Alfredo e os seus apoiantes estão implicados nisto. Se estão e se a ADF é quem os protege o que é que sabe sobre os seus movimentos? Isto está de facto a ficar muito sério.
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Senhor Malai Azul:
Agradecia que confirmasse a veracidade destes depoimentos sobre as tropas Australianas que protegem o Reinado e se existe realmente um helicoptero Australiano pronto para o safar caso alguem tente prender este criminoso.
Se isto for confirmado podemos fazer barulho aqui na Australia por meio de protestos!

Antonio Kanguru

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.