terça-feira, julho 25, 2006

Dos leitores

Estamos perante uma situação em que, de novo, se verifica o atropelo total da legalidade já edificada em Timor-Leste no processo de construção do Estado.

No entanto, ainda vêm pessoas sectariamente comentar mesquinhices quando se vive um processo sério de desestruturação do Estado de Timor-Leste, de abuso do poder, de autocracia e desrespeito institucional!

Estamos a testemunhar mais um passo gravíssimo, dado pelo PR, de controlo do sistema judicial e de desrespeito pelas instituições judiciais.

Se for confirmada a informação de que 'os mecanismos judiciais indispensáveis para efectuar as buscas a essas três residências "foram congelados por decisão superior"' estamos perante o total atropelo legal e controlo pelo PR!

Há algum tempo atrás alguém perguntava neste Blog: até onde irá o PR?

Estamos a testemunhar mais um passo desse caminho que o PR optou por trilhar, em nome de uma dita "reconciliação" que obriga os deslocados a permanecerem em campos por medo de regressar aos bairros para iniciarem a reconstrução das suas vidas.

Se é esta a via que o PR escolhe de "reconciliação" com assassinos e pessoas que cometeram crimes e continuam (continuarão??!!) impunes, negligenciando o que vive neste momento a maioria da população (pelo menos) de Díli, então, apenas se pode dizer:

RECONCILIAÇÃO NÃO, OBRIGADO!

Qual será o passo seguinte?

Resposta: a reintegração dos assassinos e criminosos na Força de Defesa de Timor-Leste!

Então será a guerra!

Porque, felizmente ainda existem Homens em Timor-Leste com sentido de Estado, fiéis à Constituição e dispostos a servir a Pátria e a defender a Constituição dos ataques que o próprio Chefe de Estado desfere!
...

One can only presume that Xanana is scared of Reinado! Chances are if Reinado is taken to jail, he will bring down Xanana with him and all the secret will be revealed.
...

Infelizmente Xanana está criar um país sem lei ou, ainda melhor, servindo a lei para a protecção dos criminosos. Ainda o Presidente de República é presidente de todos os cidadãos ou apenas de certa categoria de cidadãos?
...

Caro Malai Azul,

Disse República das Bananas? Ou queria dizer República das Xananas?

...

Já agora, o Presidente de República podia ser mais justo e distribuir casas para todos rebeldes e criminosos de Timor-Leste!

...

"300 armas escondidas em Díli e mais 600 fora de Díli." Este vândalo tem 900 armas em seu poder e ainda não está preso? 900 armas? Só podem ser as que foram roubadas à PNTL, ou não? E há ainda quem duvide que o que estava em curso era mesmo muitíssimo sério? E há ainda quem duvide do papel do Xanana nesta tragédia?

.

12 comentários:

Anónimo disse...

The distinction between a constitutional armed forces and a rebel army is becoming fast blurred at the President's own making. On one side we have Alfredo Reinado claiming to be still in the armed forces and Xanana is his supreme commander. But he has been ordered to surrender his weapons by law. The FFDTL is confined in the barracks and retain their materials. So, I ask, why is the President continuing to recognise Alfredo as part of the armed forces? This is very dangerous as Alfredo can still conceal his armoury and one day he will come up and say that his group consists of a legitimate armed forces. Another even more dangerous imminence is the emmergence of two rival armed groups, bith well equipped and trained. The civil wars in Mozambique and Angola was wrought with much devastation because of the existence two competing armies. Can East Timor afford to go down the path of Angola and Mozambique? One of the groups has to be disarmed and disbanded right now before it becomes too late, speciall when we are also dealing with the fact that each of the groups is loosely associated with a region, be it ethnicly based or not.

Anónimo disse...

Volta Mari que estás perdoado!!!

Anónimo disse...

Reinaldo calcinha e outros nao devem ser reintegrados nas FDTL. devem sim ir para o calabouco e por a trabalhar a reparar estradas. Ja basta de tanta palhacada.

Mau coli

Anónimo disse...

Foi o Ramos Horta que telefonou a GNR para queixar do desertor Reinado! Tambem se queixou que o PR anda a distribuir casas privadas a torto e direito. O gajo agora quer ser Real Estate Agent Secret.

REINADO ACABADO

Anónimo disse...

Foi o Ramos-Horta? Duvido! Foram pessoas honestas e cumpridores da lei e ordem e que denunciaram pois ja estao fartos da palhacada que se vive em Timor

Anónimo disse...

O Reinado nao deve ser reintegrado porque nunca deixou de ser um ofocial das F-FDTL. Tao simples como isso.

Anónimo disse...

tem toda a razão, meu caro amigo anónimo das 12:49:04, porque ele (o Reinado) deve ir é mesmo para a prisão... tão simples como isso...

Anónimo disse...

Pois é, se o Reinado tivesse feito nos EUA o que fez em Timor-Leste, já estaria em Guantanamo.

Para além disso, seria destituido de qualquer cargo e função na Força de Defesa e ficaria impedido de receber qualquer pensão futura que contasse o tempo de serviço na Força de Defesa.

Mas como temos um PR que protege quem mata, destrói, desestrutura, desestabiliza e dá cabo de tudo quanto foi construído em 4 anos, inclusivé a credibilidade internacional - tudo em nome de uma falsa reconciliação que apenas encobre o golpe dado, mas não terminado - é preciso uma GNR para fazer cumprir a Lei!

É triste, muito triste - não que a GNR faça cumprir leis, benditos sejam - que Timor-Leste já tenha perdido tanto em tão pouco tempo.

Sei, com toda a convicção, que esta fase será ultrapassada e que Timor-Leste saberá caminhar para o futuro, filtrar a liderança política e ter pessoas honestas e capazes (acima de tudo porque dispostas a aprender e a servir o seu Povo) a liderar o país!

Anónimo disse...

Babija: O que voce nao entende e que com exemplos tao descabidos nao convence ninguem. Um alfredo nunca faria uma coisa dessas nos EUA porque um Mari com as ideologias e tendencias que tem nunca seria um Presidente(equivalente do PM) nos EUA.
Comparacoes desse tipo nao ajudam nada a compreender o sucedido em Timor.

Quanto ao PR "proteger" quem quer que seja, o problema e que o Reinado e os outros nao foram nem os unicos, nem os maiores, nem sequer os primeiros a matar!!
Nao podemos esquecer que dos estimados 30 mortos, 20 deles morreram nas maos das F-FDTL. (10 policias desarmados, 5? civis em Tacitolo, um militar do grupo do Alfredo, 4 do grupo de Rai Los). Estas mortes foram causadas directamente pelas F-FDTL atraves de uma intervencao ilegal feita por ordem igualmente ilegal do governo.

Dos restantes 10 e tirando os familiares de Rogerio que morreram carbonizados em sua casa, quantas mortes foram causadas DIRECTAMENTE pelos rebeldes em combate? Faca la as contas!!

Esta a ver como o problema dos "assassinos" nao e assim tao simples como voces querem fazer acreditar. O PR sabe muito bem disso e se Alfredo nao for protegido, de uma maneira ou de outra, vao manda-lo juntar-se aos 30 e a sangue frio. Pois porque ainda nao esquecemos o que as F-FDTL fizeram aos 10 policias. Massacraram os homens e mulheres a sangue frio e a queima-roupa. Um AUTENTICO massacre para o qual jamais podera haver defesa possivel!
Quando comecamos a fazer as contas e que as coisas comecam a clarear. Nao e?

E por ultimo nao se preocupe que Timor vai ultrapassar isto tudo. Timor ja ultrapassou episodios muito mais negros na sua recente historia e soube mais uma vez encontrar a paz. Nao tenho alguma duvida que o vai fazer outra vez de forma cada vez mais certa.

Anónimo disse...

E depois admiram-se que Alfredo tinha pistolas e municoes em sua posse.

Depois daquele barbaro massacre de policias desarmados e na presenca dos oficiais de seguranca da ONU que tinham negociado a sua rendicao, compreendo perfeitamente a reluctancia de Alfredo em desarmar-se por completo ate que a situacao fique resolvida de uma vez por todas.

Anónimo disse...

Eu cá penso assim:

A FRETILIN balizou-se pela máxima - sem nós há desestabilização!
Ora sendo assim, só podia estar segura disso ou então é um granda bluff. Portanto armou-se!

Os Rabeldis, arranjaram uma história de "rancho" e vai daí entornam a panela em 40%. Ora assim de um momento para o outro estava quase a coisa nos 50% para cada lado.

Agora se os Rabeldis entregarem todo o arsenali, pergunta-se onde está a parte que cabe aos "benfeitores" Fretilinianos? Ainda não apanharam nenhum? Quantos, quantos são? Eles andam aí. E aqui andam? Que giro.

Cuidado, que eles são maus e não aprendem.

Ai Timor!

Portanto

Anónimo disse...

Quem me diz que nao foi o Alfredo e seus lacaios que limparam os Policias indefesos? Se nao foi ele quem foi? De certeza que ha testemunhas? Porque nao os prendem?
O que estao a espera? Ainda acreditam no Pai Natal e a proposito (nos padrecos)?
Mau Beick

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.