terça-feira, julho 25, 2006

Só para alguns...


Prazo para entrega de armas terminou
DN, 25 de Julho de 2004

Terminou ontem o prazo estabelecido para a entrega voluntária de armas em Timor-Leste. A partir de agora, qualquer pessoa, designadamente civis, que for surpreendido na posse de qualquer arma será detido.

A revelação foi ontem feita pelo comandante das tropas australianas em território timorense, brigadeiro-general Mick Slater, que presidiu a uma cerimónia que decorreu em Díli e onde foram mostradas algumas das armas apreendidas até ao momento.

Entre o material militar voluntariamente entregue figuram, ao que tudo indica, muitas das armas que se encontravam atribuídas a agentes da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL), com destaque para uma shotgun, nove armas automáticas e 43 pistolas, além de granadas e de várias munições.

Sendo que, neste momento, ninguém sabe quantas armas é que desapareceram dos paióis da PNTL que foram assaltados no final de Abril, desconhecendo-se igualmente se parte das armas já recuperadas pelas autoridades ou pelas forças internacionais faziam, ou não, parte desse espólio.

Razão pela qual Mick Slater já afirmou que as forças militares e policiais da Austrália, Malásia, Nova Zelândia e Portugal, que integram o contingente internacional que se encontra em Timor-Leste vão, nos próximos dez dias, conferir os registos relativos às mais de mil armas recolhidas desde o final de Maio, tentando, assim, perceber o tipo de armamento que ainda se encontra em parte incerta.

No final deste período, os cerca de 600 efectivos da polícia internacional alargarão, então, o período de patrulhamento e de controlo da ordem pública na capital timorense durante as 24 horas do dia.

Neste momento, essas patrulhas decorrem apenas entre as 70 e as 23:00. Fora deste período, os casos que poderão ser objecto de uma intervenção têm de ser avaliados individualmente, cabendo depois às três esquadras em funções - Comoro, Díli Central e Bécora - decidir se actuam ou não.

Já completo está, entretanto, o processo de registo e de controlo de armas que se encontram atribuídas às Falintil-Forças de Defesa de Timor- Leste, tendo sido detectada, de acordo com o brigadeiro-general Mick Slater, "a falta de menos de uma dúzia de armas".

O que, em termos práticos, demonstra o grau de disciplina da estrutura liderada por Taur Matan Ruak durante a crise timorense.

http://dn.sapo.pt/2006/07/25/internacional/prazo_para_entrega_armas_terminou.html

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.