terça-feira, setembro 25, 2007

Dos Leitores

H. Correia deixou um novo comentário na sua mensagem "East Timor fears Lobato may dodge jail":

Lúcia Lobato e "The Age" estão muito preocupados sobre se Rogério Lobato vai voltar a TL ou não.

É estranho tanta preocupação com um homem que não fugiu quando teve que enfrentar o tribunal e acatou a sua pena.

Em contrapartida, ainda é mais estranho que não haja idêntica preocupação com Reinado e outros foragidos à justiça há mais de ano, com o beneplácito do PGR, do PR, do PM, da ONU e das forças australianas.

Uns são filhos e outros são enteados. A bem da igualdade de todos os cidadãos perante a Lei, espero sinceramente que RL não volte a TL e peça asilo político na Malásia ou noutro país qualquer.

É que uma coisa é cumprir a Lei, mas outra coisa é alguém ser o bombo da festa devido à sua ingenuidade, enquanto outros - os espertos - se riem na sua cara.

2 comentários:

Anónimo disse...

Nao fugiu quando teve que enfrentar o tribunal?

Pois nao porque a casa dele estava bloqueada por soldados autralianos.

E antes de a PGR ter feito a acusacao o Rogerio nao foi apanhado no aeroporto a tentar embarcar num aviao para darwin? Nao foi nessa altura que lhe confiscaram o passaport e passou a ficar em casa guardado pelas tropas australianas?

O Sr, H Correia deve pensar que somos todos cegos ou andavamos todos distraidos a olhar para o ar.

Engana-se.

Anónimo disse...

Este comentário acima é profundamente violador da verdade dos factos. Rogério Lobato nunca em tempo algum tentou sair do país durante o processo judicial.

Quem escreveu só pode estar toldado pela impotência desumana de quem reflecte estar ressabiado.

Rogério Lobato só pecou por ser aquilo que sempre foi: impulsivo e ingénuo o quanto baste.

Rogério Lobato está doente, muito doente. Só quem tem mau fundo poderá acusar este cidadão timorense de pretender fugir à justiça. Aliás, Rogério Lobato poderia ter feito simplesmente aquilo que os protegidos de XG e RH fizeram: fugir da prisão. Hoje estaria em posição negocial? Não não estaria pois nunca serviu os interesses do seu compadre RH e jamais se ofereceu ao australianos.

Rogério poderia ter simplesmente ter feito o mesmo de Reinado e não o fez!

Poderia, Rogério Lobato, ter agido como Railós e Paulo Fátima Martins. Não o fez!

Rogério Lobato poderia tudo, mas não o quis! Hoje, depois de um golpe de Estado mal disfarçado, é dos poucos cidadãos exemplares de Timor-Leste. Já RH e XG não poderão dizer o mesmo.

Já agora, a actual ministra da Justiça, aquela que no estrangeiro se intitulava de presidente da Associação dos Advogados Timoresenses e da Ordem dos Advogados, foi uma das principais finaciadoras das bastas tentativas de criar instabilidade no país ao tenpo do primeiro governo constitucional.

Macau, através de célebres UDT's ali ainda residentes, e de outros bem abastados, tem a prova de como essa senhora, hoje ministra, ali pedia dinheiro para financiar manifestações em troca de "uma Nova Ordem" que traria benefícios a quem desse uma ajudinha financeira.

Em suma, ou em resumo: não há verdade que se esconda quando tem como capa a mentira!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.