terça-feira, setembro 25, 2007

Dos Leitores

H. Correia deixou um novo comentário na sua mensagem "US$18 Million Aid For Timor-Leste": Resposta à nota de rodapé:

"ADB will provide a US$3 million grant"

Acho que esta frase diz tudo. Preparem-se os timorenses para depois pagar a dívida... com juros.

Quanto aos milhões, até poderiam ser triliões. Se o dinheiro bastasse para resolver a miséria, os EUA não teriam pobres. Se o dinheiro bastasse para criar "thousands of jobs", não haveria desemprego nos países do 1º mundo, a começar pela Austrália.

Portanto, resta saber para onde vai tanto dinheiro, sabendo que não há memória de um único "infrastructure project" ter sido apresentado pelo actual Governo de TL.

É que, julgava eu, primeiro fazem-se e orçamentam-se os projectos. Depois é que vem o financiamento, e não o contrário.

A não ser que lá no estado de Victoria seja diferente...

1 comentário:

Anónimo disse...

REPUBLICA DEMOCRATICA DE TIMOR-LESTE
IV GOVERNO CONSTITUCIONAL
SECRETARIA DE ESTADO DO CONSELHO DE MINISTROS



COMUNICADO À IMPRENSA

Reunião do Conselho de Ministros de 24 de Setembro de 2007


O Conselho de Ministros reuniu-se extraordinariamente esta Segunda-feira, 24 de Setembro, na Sala de Reuniões do Conselho de Ministros, no Palácio do Governo, em Díli, e aprovou a Proposta de Lei do Orçamento Geral do Estado para o período transitório de 6 meses (Julho a Dezembro 2007).

O Governo elaborou uma Proposta de Orçamento Geral do Estado para dar resposta às necessidades operacionais, no período transitório compreendido entre Julho e Dezembro de 2007, bem como para dar resposta a necessidades urgentes que possam surgir neste período, relacionadas com o restabelecimento da segurança, o tratamento da questão dos deslocados internos e o estabelecimento dos gabinetes dos membros do Governo.

O total estimado de despesas do Orçamento Geral do Estado é de USD $ 108,303 milhões a ser afectado da seguinte forma:
• USD $ 19,485 milhões para Salários e Vencimentos;
• USD $ 71,201 milhões para Bens e Serviços;
• USD $ 2,964 milhões para Capital Menor;
• USD $ 4,739 milhões para Capital de Desenvolvimento;
• USD $ 9,914 milhões para Pagamentos de Transferências Públicas.

As receitas não petrolíferas estão estimadas em USD $ 22,50 milhões sendo o restante financiado directamente a partir da Conta do Tesouro do Estado.


Dili, Palácio do Governo, 24 de Setembro de 2007.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.