segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Primeiro Vice-Presidente do Parlamento Nacional assume interinamente Chefia do Estado

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO
Gabinete de Imprensa
_________________________

Dili, 11 de Fevereiro de 2008


O Primeiro-Ministro Kay Rala Xanana Gusmão anunciou hoje que o Primeiro Vice-Presidente do Parlamento Nacional, Vicente Guterres, assumiu interinamente a Presidência da República, dada a impossibilidade do Presidente da República, José Ramos Horta, exercer o cargo, em consequência dos ferimentos resultantes do atentado de que foi alvo esta manhã.

O Presidente do Parlamento Nacional, Fernando Lasama, encontra-se em Portugal em visita oficial, devendo regressar a Dili brevemente.

A situação clínica do Chefe de Estado é estável e será evacuado ainda hoje para Darwin, onde prosseguirá os tratamentos provocados por duas balas, que o feriram num braço e no abdómen.

Na troca de tiros verificada esta manhã, às 06h15, junto á residência do Presidente da República, foi morto Alfredo Reinado e outro elemento do seu grupo.

O Presidente interino da Republica Democrática de Timor-Leste convocou para esta tarde o Conselho de Estado e o Conselho Superior de Defesa e Segurança, para avaliar a situação e tomar as medidas julgadas necessárias, em estreita articulação com o Parlamento Nacional, que terá de ratificar as decisões tomadas por aqueles dois Órgãos de consulta do Presidente da República.

Também o Chefe do Governo foi esta manhã alvo de uma emboscada, entre as 07h45 e as 08h00, quando se deslocava para o Palácio do Governo, não tendo sofrido qualquer ferimento. A sua viatura, bem como outra da sua segurança pessoal foram atingidas, tendo os seus ocupantes saído ilesos do acidente.

O Primeiro-Ministro Kay Rala Xanana Gusmão lamentou uma vez mais o acto cobarde dirigido contra as Instituições do Estado e garantiu que a situação está sob controlo, depois dos atentados esta manhã contra as vidas do Presidente da Republica e do próprio Primeiro-Ministro.

O Chefe do Governo considerou que os atentados contra dois titulares de Órgãos de Soberania do Estado são graves e o Estado irá tomar as medidas que considerar mais adequadas.

“Estamos a ponderar sobre a forma como o Estado dever reagir a tudo isto”, salientou o Primeiro-Ministro, adiantando que “as Instituições estão alerta para qualquer acto de vandalismo”.

O Primeiro-ministro garantiu aos jornalistas que a situação em Dili é estável, depois de falhadas as tentativas de assassinato do Presidente da Republica e do Primeiro-Ministro e apelou à população para manter a calma e confiar nas instituições.

Kay Rala Xanana Gusmão garantiu que o Estado assume as suas obrigações de velar pela segurança do Povo e está pronto para repôr a Lei e a Ordem, quando tal for necessário, contrariando qualquer tentativa de empurrar Timor-Leste para a categoria de “Estado falhado”.

+FIM+

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.