segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Bispo de Díli apela à calma, no respeito pela Constituição

SIC Online
11-02-2008 11:50 Última actualização: 11-02-2008 11:51
D. Ximenes Belo condena incidentes

O bispo resignatário de Díli D. Ximenes Belo condenou hoje os actos de violência em Timor-Leste e apelou "ao diálogo entre os timorenses, no respeito pela Constituição e pelo Estado de Direito".
Lusa

Factos e personalidades da luta pela independência "Estou triste com o que se está a passar em Timor e condeno os actos de violência. Peço a Deus que ilumine os timorenses para terem respeito uns pelos outros", comentou à Lusa D. Ximenes Belo, bispo emérito de Díli e Nobel da Paz 1996, juntamente com Ramos-Horta.

Para D. Ximenes Belo, os timorenses "devem procurar resolver os problemas pelo diálogo", no quadro constitucional em vigor. "Todos devem ter calma e dialogar, respeitando o Estado de Direito que queremos construir", disse.

O bispo emérito de Díli apelou também ao respeito pela Constituição e pelo Estado de Direito, considerando que os incidentes devem levar a "um exame de consciência", referindo que a situação já era "muito difícil" em 2006.

"Em 2006 fui falar com o Reinado no mato e a situação já então era muito difícil. Este é o momento para se fazer um exame de consciência", declarou.

Homens armados tentaram hoje matar José Ramos-Horta e Xanana Gusmão, em dois ataques concertados.

O ataque contra Ramos-Horta foi liderado pelo major Alfredo Reinado, que foi morto no incidente.

Ramos-Horta foi ferido a tiro e teve de ser submetido a uma intervenção cirúrgica no hospital militar australiano em Díli, de onde seguiu para um hospital na cidade australiana de Darwin.

De acordo com um elemento da segurança do primeiro-ministro, o tenente Gastão Salsinha, um dos peticionários que abandonaram as forças armadas em 2006, comandou o ataque contra Xanana Gusmão, que saiu ileso.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.