segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Ataque brutal" contra "jovem democracia"

SIC Online
AP

Publicação: 11-02-2008 10:20 Última actualização: 11-02-2008 10:23

"Durão Barroso condena atentados contra Presidente e primeiro-ministro de Timor-Leste

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, condenou hoje, "nos mais fortes termos", os atentados contra o Presidente e o primeiro-ministro timorenses, que classificou como um "ataque brutal" contra a "jovem democracia de Timor-Leste".
Lusa

Num comunicado divulgado em Bruxelas, José Manuel Durão Barroso manifesta-se "aliviado por o presidente Ramos Horta ter sobrevivido a este ataque brutal contra si e contra a jovem democracia de Timor-Leste" e por o primeiro-ministro Xanana Gusmão também se encontrar em "condições de segurança e ter confirmado que a situação em Díli está sob controlo".

"Nestas horas difíceis, quero reiterar ao povo de Timor-Leste a profunda solidariedade da Comissão Europeia", afirma Barroso, garantindo que o seu executivo vai continuar firmemente ao lado das instituições democráticas e a apoiar o desenvolvimento económico e social do país.

Durão Barroso enaltece também o "trabalho crucial" da Polícia das Nações Unidas (UNPol) e da Força Internacional de Estabilização (ISF). Homens armados tentaram hoje matar José Ramos Horta e Xanana Gusmão, em dois ataques concertados. O ataque contra Ramos-Horta foi liderado pelo major Alfredo Reinado, que foi morto no incidente. Ramos-Horta foi ferido a tiro e teve de ser submetido a uma intervenção cirúrgica no hospital militar australiano em Díli, de onde seguirá ainda hoje para um hospital na cidade australiana de Darwin.

De acordo com um elemento da segurança do primeiro-ministro, o tenente Gastão Salsinha, um dos peticionários que abandonaram as forças armadas em 2006, comandou o ataque contra Xanana Gusmão, que saiu ileso

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.