quarta-feira, junho 21, 2006

ONU confirmou emissão de mandado contra ex-ministro do Interior

Díli, 20 Jun (Lusa) - A missão da ONU em Timor-Leste (UNOTIL) confirmou hoje, em comunicado divulgado em Díli, a emissão de um mandado de detenção cont ra o ex-ministro do Interior Rogério Lobato, "por distribuição de armas a civis" .
No comunicado, a UNOTIL precisa que o mandado foi emitido pelo gabinete do Procurador-Geral da República (PGR), Longuinhos Monteiro.
De acordo com o mandado do PGR, citado pela UNOTIL, Rogério Lobato foi acusado de distribuir armas a Vicente da Conceição "Railos" com o objectivo de " perturbar a ordem pública e o primado da lei democrático".
Sukehiro Hasegawa, representante especial do secretário-geral da ONU em Timor-Leste, destacou no comunicado que a acção do gabinete do PGR "é um sinal claro de que os timorenses podem desempenhar de forma efectiva a sua responsabil idade constitucional".
"A independência do sistema judicial é fundamental para o primado da le i em Timor-Leste", vincou a UNOTIL.
O comunicado não identifica os procuradores que assinaram o mandado, re ferindo apenas que se trata de juristas contratados para o gabinete do PGR.
O gabinete de informação à imprensa da UNOTIL anunciou entretanto que S ukehiro Hasegawa dará quarta-feira à tarde (hora local) uma conferência de impre nsa em Díli.
Rogério Lobato continua incontactável, apesar das múltiplas tentativas da Lusa em obter um comentário à decisão do Ministério Público timorense.
Quem reagiu à decisão foi o primeiro-ministro, Mari Alkatiri, que consi derou tratar-se de "uma perseguição", mas que disse já ter falado hoje com Rogér io Lobato, o qual está disposto a depor no processo de averiguações aberto pelo Ministério Público.
O processo de averiguações foi aberto na sequência da entrevista que Lo nguinhos Monteiro e o Procurador Regional de Díli, Luís Mota Carmo, tiveram segu nda-feira em Leutala, 50 quilómetros a oeste de Díli com Vicente da Conceição "R ailos".
O comandante "Railos", veterano da luta de resistência contra a ocupaçã o indonésia, alega ter recebido armas e fardas de uma das unidades de elite da P olícia Nacional, e a missão de eliminar adversários políticos de Mari Alkatiri.
As armas e a missão terão alegadamente sido dadas ao grupo em três ocas iões por Rogério Lobato mediante indicações nesse sentido de Mari Alkatiri.
O primeiro-ministro timorense tem repetidamente negado as alegações de "Railos", e hoje, em entrevista à Lusa e RTP, reafirmou a sua posição.
"Eu nunca dei ordens para matar ninguém, antes pelo contrário. Nunca de i armas a ninguém. Tenho a consciência tranquila", afirmou Mari Alkatiri na entr evista.
EL.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.