quarta-feira, junho 21, 2006

Obrigado, Margarida.

Tradução:

Não há evidência do “esquadrão de ataque” do PM de Timor
The Age
Junho 21, 2006 - 3:49PM

Investigadores de Timor-Leste dizem que não têm evidência para ligar o primeiro ministro com um esquadrão de ataque que ele alegadamente formou para visar os seus opositores.

Entretanto, juntaram-se manifestantes pelo segundo dia consecutivo, a exigir a demissão do PM e o Procurador-Geral Longuinhos Monteiro emitiu um pedido de detenção contra o antigo Ministro do Interior Rogério Lobato com a acusação de entregar armas ao esquadrão.

O auto-proclamado comandante do grupo alegou que o grupo foi constituído por ordem do Primeiro Ministro Mari Alkatiri para eliminar os seus críticos. Alkatiri nega as alegações, dizendo que são parte de um complot para o deitar abaixo.

"Eu tenho a certeza e é claro que ... até hoje não temos evidências contra o primeiro ministro e ainda não temos qualquer ideia acerca do seu envolvimento neste caso particular," disse à The Associated Press.

Cerca de 100 pessoas encenaram um vocal mas ordeiro protesto pedindo a resignação de Alkatiri, no segundo dia em que a capital tem visto anti-Alkatiri demonstrações.

"Demite-te Alkatiri!," gritam no exterior do palácio do Presidente Xanana Gusmão, onde Alkatiri e ministros do governo estavam em reunião.

"Viemos para forçar Xanana por favor a tomar uma decisão e a ouvir o povo," disse o organizador Augusto Junior Tridade.

© 2006 AP DIGITAL

5 comentários:

Anónimo disse...

"Eu tenho a certeza e é claro que ... até hoje não temos evidências contra o primeiro ministro e ainda não temos qualquer ideia acerca do seu envolvimento neste caso particular," disse à The Associated Press."

Mas a acusacoes sao muito graves nao so do Rai Los como tambem do Superintendente da PNTL que informou o PM sobre a distribuicao ilegal de armas da UPF. O PM nao so ignorou como pediu a Paulo de Fatima Martins para nao levantar a questao num conselho de Ministros.
Que quer isto dizer?
La porque nao ordens para disparar, para montar o grupo como defende o certo e que sabendo nao fez nada como Chefe do Governo para o impedir.
Agora se esta mesmo directamente envolvido nesse plano como o Rai Los confiantemente alega esta por se averiguado.
Nao penso que o Sr. Rogerio Lobato estara disposto a assumir todas as culpas.
Desconfio que quando o Sr. Rogerio Lobato se aperceber da granda embrulhada em que se encontra ainda havera muitas surprendentes declaracoes dessas partes.

Anónimo disse...

por democracia, respondo a um leitor que fala de vitória de Xanana Gusmão sobre Mari Alkatiri. este leitor, no timor-verdade, fala da democracia dos actos de Xanana Gusmão.

por Democracia a este leitor...

Este leitor parece-me toldado por uma lógica "democrática" com defeito de fabrico.
Para mim apenas a Constituição serve como instrumento à luz do direito dos cidadãos. Se à luz da Constituição não há razão para a demissão de um governo, logo, quando ela (demissão forçada) acontece estamos a falar de violação da Carta Fundamental de Timor-Leste.Nada me move em defesa cega deste ou daquele, simplesmente, como democrata, que me defino, entendo os processos eleitorais como único instrumento de mudança. É nesse palco que o Povo fala e diz de sua justiça, ainda temos a figura do referendo para situações de envolvimento. No entanto, para este leitor, a violação dos pressupostos constitucionais é coisa de importância menor. Não posso concordar, mas terei de respeitar a sua posição, afinal de contas, em democracia, é assim que a coisa funciona. no pluralismo das idéias, na liberdade de pensamento, na livre escolha, mas sempre dentro do guardião dessa mesma democracia que é a Constituição da República. Aquilo a que se assiste é a uma violação da carta magna. hoje violada, para sempre violada. os precedentes não servem apenas num momento, está sempre presente. a conquistar-se a alteração da ordem democrática é estar a abdicar-se do valor fundamental pelo qual o povo de timor-leste deu a vida e se sacrificou na luta pela autodeterminação ao longo de penosos 24 anos de ocupação brutal da República da Indonésia.Meu caro leitor,a democracia não é uma palavra vã, a democracia depois de alcançada tem de ser construída, consolidada, respeitada, idolatrada - é essa a maior conquista dos democratas... o que me parece ser estranho a si.

Anónimo disse...

Ou seja, no entender do malai azul, tudo o que é contra o PM e tem base em documentos é forjado, os manifestantes sao putos arruaceiros, os peticionários, o alfredo, o tara, o tilman são tudo instrumentos das maquinações estrangeiras, a abc é um instrumento dos interesses australianos, etc, etc, etc,

so uma questao- no meio de tanto cepticismo, porque uma confiança cega no PM e nas suas declarações, que são apenas isso, declarações.

É fé, é religião, é trabalho?

Porque se for verdade, e admitamos que há 5% de hipóteses que seja verdade que o alkatiri é responsável pela morte de civis, e pela criação de \\\"esquadrões da morte\\\" e pela ordem de que sejam mortas pessoas específicas, deve ser chato para si, malai azul, viver com isso na consciência o resto da vida, viver com o facto de ter sido um -pequeno, é certo- compagnon de route de tais atrocidades. Pense nisso...

Admiro-o, de certa forma. Ter tanta confiança, ter 100% de confinaça em alkatiri, ao ponto de aceitar viver com a sua consciência caso as granves alegações contra alkatiri sejam verdade...

Anónimo disse...

A verdadeira democracia jamais poderia florescer em Timor com estes individuos a governar.

O proprio PM mostrou desrespeito pelo conceito de separacao de poderes (um principio basico da democracia) quando a alguns anos atras mandava ignorar decisoes de tribunais e dizia que os juizes deviam voltar para a escola. Ainda se lembram das famosas palavras do PM "juis sira la hun la dikin"?. Sendo jurista sera que o PM nao sabia que o governo (Servico de Alfandegas)deveria recorrer ao Tribunal de Recurso se discordava com a decisao do Tribunal Distrital? Nao, e foi dada a ordem para ignorar a decisao do Tribunal Distrital.

Que democracia e esta? O problema e quando pensamos saber tudo, e mais que todos o que cria em nos um sentimento de "super".
Sobreviveu os desafios das passadas exigencias da sua demissao e ficou-lhe confirmado que podia fazer o que quisesse porque era invincivel.

Ja sabemos o nos faz sermos demasiado confiantes. Acabamos por ser menos rigorosos nas nossas decisoes e passamos a fazer corta-matos (neste caso a propria lei).
Se ha algum precedente a ser estabelecido e que o crime nao compensa; a soberania reside no povo; a eleicao nao e um cheque aberto; os politicos sao eleitos para servir o povo e nao a si mesmos; etc, etc

Anónimo disse...

Errar é humano. Pacifiquem-se mas é que há demasiado trabalho pela frente. E se Mari Alkatiri levar a FRETILIN atrás é também um erro de partido mas siga. Talvez tenham tempo para aprenderem melhor como proceder para a próxima. E a próxima é já para 2007. Mas entretanto, onde estão os quadros capacitados? Existem pessoas com capacidade e em número suficiente para moverem o país como deve ser? Até agora parece que não.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.