quarta-feira, junho 21, 2006

Alkatiri vai consultar FRETILIN sobre a sua continuidade como PM

Díli, 21 Jun (Lusa) - O primeiro-ministro timorense, Mari Alkatiri, dev erá iniciar hoje consultas com a direcção da FRETILIN sobre a sua continuidade à frente do governo, disse à lusa um dos participantes na reunião do Conselho de Estado.

Falando no final da reunião, que terminou cerca das 16:30 locais (08:30 em Lisboa), a mesma fonte, que solicitou o anonimato, frisou que o único ponto da agenda de trabalhos era a análise da situação em Timor-Leste.

De acordo com a fonte, o Presidente da República, Xanana Gusmão, pediu aos conselheiros de Estado que se pronunciassem sobre a situação de crise que se vive em Timor-Leste.

Face às intervenções dos conselheiros, alguns dos quais defenderam a de missão do primeiro-ministro, Xanana Gusmão considerou, segundo a fonte contactad a pela Lusa, que não podia deixar de apresentar à população uma solução clarific adora da crise.

Perante esta análise, Mari Alkatiri reconheceu a importância acrescida do Presidente da República comparativamente ao do chefe do governo e anunciou qu e vai avaliar junto da direcção da FRETILIN a sua continuidade como primeiro-min istro.

Mari Alkatiri tem afirmado que só consideraria demitir-se da chefia do governo se esse fosse o desejo da FRETILIN, partido de que é secretário-geral.

EL/PNG.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.