quarta-feira, junho 21, 2006

FRETILIN vai propor "solução de compromisso" a Xanana Gusmão

Díli, 21 Jun (Lusa) - A FRETILIN vai propor a Xanana Gusmão uma "soluçã o de compromisso" que respeite o quadro constitucional existente, resultante das eleições de 2001, em que o partido obteve 57,37 por cento dos votos, disse hoje fonte partidária à Lusa.

Segundo Estanislau da Silva, membro da comissão política nacional da FR ETILIN, é possível "fazerem-se arranjos aceites por todas as partes e prosseguir com a governação".

Questionado sobre que tipo de "arranjos", Estanislau da Silva respondeu que a demissão do primeiro-ministro, Mari Alkatiri, exigida pelo Presidente da República, é uma das várias opções em análise.

"Vamos ter de ver as vantagens e as desvantagens [da demissão de Alkati ri]. Mas vamos, com certeza, optar por uma solução que sirva a maioria do povo d e Timor-Leste", frisou, sem especificar opções para a "solução de compromisso" q ue será proposta pela FRETILIN.

O presidente timorense, Xanana Gusmão, exigiu terça-feira, em carta env iada a Mari Alkatiri, a sua demissão da chefia do governo, face a acusações de q ue estaria envolvido numa alegada distribuição de armas a civis para eliminação dos seus adversários políticos.

Mari Alkatiri tem repetidamente negado as acusações, feitas por um vete rano da resistência à ocupação indonésia, e admitiu que apenas consideraria demi tir-se se fosse esse o desejo da FRETILIN, partido de que é secretário-geral.

Estanislau da Silva considerou que "não se pode deixar cair" o mandato recebido pela FRETILIN nas eleições de 2001 e o trabalho dos últimos quatro anos de governação.

"Não podemos deixar este país cair, depois do trabalho que se fez nos ú ltimos cinco ou seis anos e particularmente nos últimos quatro anos de governaçã o", vincou.

Estanislau da Silva, que detém a pasta da Agricultura, Florestas e Pesc as no executivo liderado por Mari Alkatiri, insistiu que é possível encontrar-se uma "solução de compromisso".

A "solução de compromisso" deverá ter em conta o "respeito pelas instit uições eleitas democraticamente" e ainda o facto de "nos próximos oito meses" se realizarem eleições legislativas, disse.

"Hoje temos uma situação em que se diz que a maioria das pessoas está c ontra o governo, mas se virmos bem as manifestações, eles são poucos", sustentou .

"A FRETILIN, se quiser, pode trazer, como o primeiro-ministro já disse várias vezes, dezenas de milhares de pessoas a Díli. Nós não fazemos isso para n ão deteriorar [a situação] e não criar mais problemas além daqueles que já temos ", disse Estanislau da Silva.

"Felizmente, temos conseguido convencer os nossos militantes a não reag irem a uma série de provocações que têm tido lugar e que contribuiu para de uma forma ou outra não precipitar os acontecimentos de uma forma mais drástica", acr escentou o dirigente do partido governamental.

A comissão política nacional da FRETILIN reúne-se quinta-feira, e à tar de Mari Alkatiri e Francisco Guterres "Lu-Olo", presidente do partido e do Parla mento Nacional, serão recebidos por Xanana Gusmão, "a quem comunicarão formalmen te qual a decisão da FRETILIN", concluiu Estanislau da Silva.

Relativamente ao Conselho de Ministros, inicialmente marcado para quint a-feira de manhã, Estanislau da Silva revelou que a reunião extraordinária do ex ecutivo se realizará apenas sexta-feira de manhã.

Outra fonte governamental contactada pela Lusa disse que a agenda de tr abalhos desta reunião extraordinária tem apenas um único ponto: demissão do gove rno.

A FRETILIN venceu as eleições de 2001 para a Assembleia Constituinte, q ue redigiu e aprovou a Constituição da República, com 57,37 por cento dos votos, elegendo 55 dos 88 deputados.

Posteriormente, a Assembleia Constituinte votou a sua transformação no actual Parlamento Nacional, do qual saiu o governo liderado por Mari Alkatiri, c uja posse ocorreu a 20 de Maio de 2002, dia em que o país se tornou independente EL.

Lusa/Fim

1 comentário:

Anónimo disse...

Quantos estão deslocados? Não parece que as manifestações possam ter a aderência de muita gente como é evidente.

O que parece que o povo quer é que esta telenovela páre e rápido. E igualmente importante que o PR tome uma decisão. Parece que está tomada. Não é apenas porque apareceram umas imagens e entrevistas... que ele reagiu. A dormir sabe mais ele que os senhores todos acordados.

Acordem

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.