quarta-feira, junho 21, 2006

Dos leitores

Cada cabeca, cada sentenca. Mas nao alimente esperancas de que o Rogerio Lobato seja culpado so porque alguem pretende que o seja. Esperemos pelos resultados da investigacao como manda o Estado de Direito. A investigacao podera provar o contrario das expectativas dos estrategas da regiao. O Rogerio Lobato nao armou o "esquadrao de morte" mas sim pisteiros com a funcao de defender a soberania do estado timorense. Nao se registou nenhuma morte nem nenhuma casualidade que tenha sido devida a actuacao dos pisteiros que foram alistados no ambito da URP. O que tera acontecido ao Railos, delegado ao II Congresso Nacional da FRETILIN? Sera que foi aliciado pelos estrategas da regiao por uns tantos dolares? Porque sera que os nacionalistas se deixam sucumbir mediante a pressao dos australianos? Que cada um faca o seu exame de consciencia.
O Mari Alkatiri nao e criminoso, pelo contrario, e um filho de Timor-Leste e um grande estadista. Tem o apoio da maioria do povo e nao precisa de preocupar-se com a oposicao actual porque e apenas uma minoria.
Que os lideres da oposicao
preparem condignamente a sua politica de governacao para competirem com a FRETILIN nas eleicoes de 2007. Posicoes de forca so criam consequencias desatrosas ao povo timorense e a RDTL.

1 comentário:

Anónimo disse...

Timor-Leste: Blindados australianos impedem acesso a casa de Rogério Lobato


Díli, 21 Jun (Lusa) - Blindados australianos estão desde a manhã de hoje a impedir o acesso à casa do ex-ministro do Interior de Timor- Leste Rogério Lobato, no bairro do Farol, em Díli, testemunhou a Agência Lusa.

Rogério Lobato, que se encontra no interior da sua residência, é desde terça-feira alvo de um processo de averiguações relacionado com a acusação de ter distribuído armas a civis.

Segundo o jornal australiano The Australian, o antigo ministro do Interior terá tentado abandonar o país, com destino a Darwin, na Austrália, mas o seu passaporte foi apreendido quando tentava embarcar no avião.

A acusação foi feita por Vicente da Conceição "Railos", militante da FRETILIN e veterano da luta da resistência, que acusa o primeiro-ministro Mari Alkatiri de ter dado ordens a Rogério Lobato para constituir grupos civis armados com a missão de eliminar adversários políticos do chefe do governo.

Em entrevista à Agência Lusa, Mari Alkatiri negou as acusações de que é alvo, considerando que se trata de uma campanha para fragilizar o governo e a FRETILIN para as eleições de 2007.

EL.

Lusa/fim

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.