quarta-feira, junho 21, 2006

Manifestantes exigem demissão de Alkatiri durante reunião do Conselho de Estado

Díli, 21 Jun (Lusa) - A reunião do Conselho de Estado de Timor- Leste, onde está a ser avaliada a situação no país, é acompanhada no exterior por uma manifestação de dezenas de pessoas que exigem a demissão do primeiro-ministro Mári Alkatiri.

Os manifestantes, que se concentraram no local antes do início da reunião, às 10:00 locais (02:00 em Lisboa), são os mesmos que terça-feira protagonizaram, em frente ao Palácio do Governo, uma concentração com os mesmos objectivos.
Efectivos militares australianos garantem um cordão de segurança ao Palácio das Cinzas, sede da presidência da República, mas não impedem que os manifestantes se mantenham a pouco mais de 10 metros do portão de entrada principal.

Na última reunião do Conselho de Estado, realizada a 29 e 30 de Maio, o presidente da República, Xanana Gusmão, anunciou a adopção de medidas de emergência para ultrapassar a crise político-militar, sugerindo ao primeiro-ministro a demissão dos ministros do Interior e da Defesa, Rogério Lobato e Roque Rodrigues, respectivamente.

Os dois ministros em causa demitiram-se no dia seguinte sendo substituídos por José Ramos Horta, que passou a acumular a pasta de Negócios Estrangeiros com a do Interior, e por Alcino Baris, que passou de vice-ministro para titular da pasta do Defesa.
EL.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.