terça-feira, fevereiro 12, 2008

Luís Amado apela a apuramento de responsabilidades

Rádio Renascença
11-02-2008 8:18

O ministro português dos Negócios Estrangeiros defende, em declarações à Renascença, uma análise cuidada - por parte das autoridades de segurança timorenses - aos atentados “às figuras de cúpula” do Estado.

Luís Amado classifica os últimos acontecimentos em Timor-Leste como “um golpe” levado a cabo pelos mesmos elementos que criaram uma situação de instabilidade social e política em meados do ano passado.

Por isso, diz que todas as forças da comunidade internacional com responsabilidades na segurança no país devem fazer uma introspecção sobre os atentados a Ramos Horta e a Xanana Gusmão.

“Estou só a chamar a atenção para a responsabilidade que as Nações Unidas e a comunidade internacional têm na manutenção da segurança”, afirmou à Renascença, apelando a uma análise profunda.

“Quem tem responsabilidades a esse nível [segurança] em Timor que analise bem esta situação”, porque “estes eventos são o prolongamento do que se passou há um tempo e que não foi estabilizado. É preciso que se extraia uma ilação desta situação”, sublinhou.

O chefe da diplomacia portuguesa referiu ainda que as últimas informações disponíveis indicam que a comunidade portuguesa em Timor-Leste está em segurança e que as instituições políticas estão a funcionar normalmente.

Quanto ao estado de saúde do Presidente Ramos Horta, diz não ser bom: “Está estabilizado do ponto de vista clínico, mas com ferimentos que merecem todos os cuidados”.

MG

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.