segunda-feira, outubro 30, 2006

Fretilin alega conspiração contra soberania timorense

Público - Segunda, 30 de Outubro de 2006

Jorge Heitor

Comando australiano investiga "fontes dos rumores" contra as suas forças

O Comité Central da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), partido que ocupa mais de metade dos 88 lugares no Parlamento Nacional, declarou ontem que a crise que se tem vivido no país resulta de "acções conjugadas e próprias de uma conspiração muito bem executada". "O Governo e o Parlamento devem mostrar mais autoridade na defesa da soberania do Estado", bem como redobrar esforços para garantir a realização de eleições gerais em 2007, disse.

Não foram especificados os alegados conspiradores, mas os dois comunicados distribuídos - com um intervalo de horas - pelo grupo de Francisco Guterres (Lu"Olo) e Mari Alkatiri coincidiram com o reforço da segurança de todo o pessoal diplomático australiano em Díli, que se considera vítima de rumores contra os representantes de Camberra em Timor.

A Fretilin pede ainda que, em clima de unidade, se enfrentem "todos os desafios e pressões internas e externas".

Quanto ao brigadeiro Mal Rerden, novo comandante das forças australianas destacadas em Díli, afirmou não ter fundamento a notícia, do jornal local Suara Timor Lorosae, de que os seus militares seriam responsáveis pela morte de dois homens, sexta-feira.

"Estas notícias estão a ser manipuladas por alguns elementos, grupos que claramente não querem aqui uma força de segurança profissional e imparcial, provavelmente porque os estamos a impedir de fazerem o que querem", declarou Rerden, citado na Austrália pelo jornal The Age.

O comandante ordenou ao seu pessoal que investigasse a "fonte dos rumores" que estariam a alimentar um forte sentimento anti-australiano entre a generalidade da população da Timor-Leste. Em Camberra, o próprio Chefe da Força de Defesa, Angus Houston, sentiu a necessidade de "refutar inteiramente qualquer alegação" de que os australianos tenham estado envolvidos na morte de timorenses.

.

5 comentários:

Anónimo disse...

"Estas notícias estão a ser manipuladas por alguns elementos, grupos que claramente não querem aqui uma força de segurança profissional e imparcial, provavelmente porque os estamos a impedir de fazerem o que querem", declarou Rerden, citado na Austrália pelo jornal The Age.
MAS O QUE QUE VOCES AUSTRALIANOS ESTAO A IMPEDIR?
EU DIGO-VOS:
1) a PAZ A democracia E A DIGNIDADE DE TIMOR E DOS TIMORENSES;
2) A Seguranca do nosso Pais pois apos chegar um exercito com 1800 homens e que a destruicao (confusao, casas queimadas e mortos aumentou;
3) Que exercito e este que ve lutas fratricidas, jovens a queimar casas e atirar com pedras e nao os prendem?
4) Que exercito e este que tinha a dez metros do seu HQ um foragido da cadeia e nao sabia? Foram precisas outraas forcas de seguranca?
5) Um exercito com carros blindados e 1800 militares para controlar uma guerra de cidade?
6) Blindados para destruir os corias da areia branca?
7) Mostrem-me o que fizeram claramente, pois o que me parece e que voces comecam a temer-nos a nos Timorenses, com medo de serem atacados? Tem piada. Mas sosseguem pois nao somos aquilo que o vosso Primeiro Ministro disse NAO SOMOS CRIMINOSOS, mas voces com o pretexto de ajudar Timor e que invadiram o meu pais.....

SABEM QUE MAIS VAO PARA A VOSSA TERRA... SOZINHOS SABEREMOS GERIR O PETROLEO (que e so nosso.....) E GOVERNAR O NOSSO PAIS. AINDA NAO FIZEMOS MAIS PORQUE VOCES NAO DEIXARAM.

MALAE AUSSIE BA ITA NIA RAI

Anónimo disse...

Rai timor para atu bele hetan paz ho estabilidade ba povo timor tomak, boat ida ke povo tomak tenki halo: oho mutin sira iha rai timor laran, ne mak bele hetan paz duradeira ho estabilidade ba povo tomak iha timor lorossae.
selae sira sei estraga povo mate uituan ba uituan to tinan atus ba atu, povo timor kulik metan sei mohu tomak.
sira sei halo hanesan povu Aborizens australianu, mutin sira oho uituan ba uituan to ohin loron, rasa aborizen australia uituan deik ona iha rai australia.
Neduni povo timor tomak hahu ona no neon hamarik anti mutin sira iha ita nian rai timor laran.
Tanba mutin sira mai iha timor oho ona ita nian abo sira barak ona iha tinan atus hat nian laran, neduni ita keta beiktan ona, kaer sira oho fali.

mutin sira uluk oho ita nian abo sira ho kilak maibe ohin loron mutin sira oho ita timor oan ho droga drug. neduni timor oan kaer sira mutin oho fali para sira tauk no aprende.

duni asu mutin sira sae husi timor lorosae. rai timor la os rai mutin sira nian.

Anónimo disse...

APOIADO! CONCORDO PLENAMENTE COM O ANONIMO DE Segunda-feira, Outubro 30, 2006 9:45:52 PM .

A PREPOTÊNCIA E OS ÓBVIOS OBJECTIVOS A QUE SE PROPÕEM OS INVASORES FICAM BEM CLAROS NOS RESULTADOS DA "AJUDA" A TIMOR-LESTE.

QUEM FOR CAPAZ DE DESMENTIR QUE O FAÇA.

AS PROVAS SÃO MAIS QUE MUITAS.

POR FAVOR OS TIMORENSES NÃO SÃO ESTÚPIDOS...SÃO POBRES!!!!!!!!!

NA AUSTRÁLIA AINDA HOJE HUMILHAM E MALTRATAM O POVO AUTÓCTONE, OS ABORÍGENES. NO SÉCULO XXI O MÍNIMO QUE SE PODE DIZER É QUE É REPUGNANTE...CLARO NÃO CONFUNDIR OS AUSTRALIANOS COM OS MAUS GOVERNOS. HÁ MUITA GENTE BOA NA AUSTRÁLIA...ESTES QUE DEMOVAM DAS MÁS INTENÇÕES E OBJECTIVOS OBSCUROS QUEM OS GOVERNA.

CHEGA!

Anónimo disse...

POIS É!... não vou fazer nada de novo... E AINDA BEM!

"MALAE AUSSIE BA ITA NIA RAI" - acho que falta um ponto de exclamação para enfatizar,

Assim: MALAE AUSSIE BA ITA NIA RAI!

O anónimo das 9.45.52 não inventou nada, mas expressou-se com o sentimento que o povo de Timor-Leste tem em relação aos ocupantes australianos.
Obrigado.

Anónimo disse...

FRETILIN?????? hanya bisa lempar batu lalu sembunyi tangan.

bilangnya semua militante harus terima hasil KII tapi sebelum ayam berkokok FRETILIN yang bilang inilah...itulah...ngga lengkaplah....ketahuan mau yg menguntungkan FERILUN yg didukung kalo memberatkat pasti DITOLAK dengan alasan2 dan LASAN2 macem2...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.