segunda-feira, outubro 30, 2006

De um leitor

Esta publicamente anunciada firme posição da FRETILIN merece ser aplaudida.

Começam ouvir-se vozes mais fortes contra golpistas, política australiana e contra a propaganda visando fins neo-dictatoriais e neo-imperialistas. É necessário ouvir-se cada vez mais vozes, que sejam mais fortes e mais harmoniosas, até chegarem a unissono.

É preciso que se saiba quem é quem e o que é o que. É preciso chamar as coisas (e pessoas)pelo seu nome.

É preciso que os golpistas, intera e externamente, saibam que NÃO É UM INCIDENTE QUE DEVE GOVERNAR A POLÍTICA, MAS SIM A POLÍTICA DEVE GOVERNAR OS INCIDENTES.

Vivam todos os defensores da liberdade, dignidade nacional e soberania de Timor-Leste!

Manatuto.

.

4 comentários:

Anónimo disse...

Quando se fala em dignidade nacional e soberania de Timor-Leste nunca se deve esquecer que ha uma maxima que nao pode nunca deixar de ser tida em conta e que e decisivo em politica. Essa maxima e: " A geografia e a mae de todas as politicas". Nao lhe deram importancia em 1975 e o resdultado ficou a vista. Nao lhe deram importancia durante o tempo do I Governo Constitucional e... o resultado esta esta a vista. Se o II Governo Constitucional actuar do mesmo modo, o resultado nem sequer ficara a vista porque a nossa independencia acabara por ir parar na maior das escuridoes. Tenham cuidado! Empurrar outros para o abismo para podermos implantar os nossos ideais, sera facil mas o pior podera vir depois.
Mesmo que os censores nao queiram publicar este ponto de vista, o importante e que o fazem depois de o terem lido. Pelo menos, ficarao a pensar momentaneamente nele.

Anónimo disse...

A que proposito vem os dois comentaristas anteriores em Tetum com este ataque acintoso contra os Portugueses? Sera um plano para correr com a GNR e os professores portugueses do nosso pais?
Sem a GNR que sera de nos? E sem os professores portugueses que sera da lingua oportuguesa em Timor-Leste?!..
Valha-nos Deus!...

Anónimo disse...

Comentarista Terça-feira, Outubro 31, 2006 11:14:08 AM

Sou o anonimo Terça-feira, Outubro 31, 2006 9:38:50 AM e so quero dizer que nunca falei mal dos PORTUGUESES e muito menos mandar embora a GNR. TIMOR PRECISA DE PORTUGAL!

Sou muito a favor dos Portugueses, GNR, Xanana e Horta. Menos o Mari, Rogerio e o Roque.

Ora..So estava a falar em cima contra o comentarista Terça-feira, Outubro 31, 2006 9:38:50 AM e dos outros que andam a falar mal dos malae mutin (os brancos = Australianos, Portugueses, etc).

Eles vivem bem em Australia e em Portugal,(o governo Portuguese)esta fazer tudo por eles)e ainda andam a falar mal dos brancos!? Isto eh INGRATO!!! Nao achas???

Estes tipos de pessoas afiliados na FRETELIN que causou mortes ao Portugueses (magiolo, etc) e aos seus decendentes em Timor no ano de 1975.

Veja la, ate agora ainda continuam com a palavra MISTICO (designacao aos decendentes portugueses em Timor).

Que eu saiba em Timor a raca esta mais do que uma salada.

Anónimo disse...

E aqui vai a traducao em completo do comentario do tal alkatirista de Terça-feira, Outubro 31, 2006 11:14:08 AM :

"Para Timor poder encontrar a paz e estabilidade para todo o povo, ha uma coisa que o povo tem que fazer: matar os brancos em Timor, so assim se consegue a duradoura paz e estabilidade para todo Timor-Leste.
Senao eles vao matando o povo pouco a pouco nos proximos seculos ate o povo Timorense de pele preta ficar extinto.
Eles vao fazer o mesmo como os aboriginas australianos, os brancos mataram-nos aos poucos ate que hoje a raca aborigina encontra-se em numeros reduzidos na australia.
Por isso mesmo todo o povo de Timor ja comecou a levantar-se contra os brancos em Timor. Porque os brancos vieram para Timor e ja mataram muitos dos nossos avos durante 400 anos, nao podemos continuar a ser parvos e devemos mata-los."

Isto era o que a fretilin professava em 1975 quando exigia a "independencia imediata". Morte aos brancos e mesticos ate x geracao. Pelos vistos as palavras de ordem da fretilin de 1975 estao a mostrar mais uma vez a sua cara. Ate porque alguns dos principais autores de 1975 ainda se encontram vivos (o trio Mari, Rogerio, Roque).

Malai Azul se es mesmo malai e branco ve so com quem te misturas. Nao te va sair a lotaria.

"Quem te aviza teu amigo e'"

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.