quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Parlamento Europeu espera que ninguém tente aproveitar-se da situação de fragilidade

Estrasburgo, França, 19 Fev (Lusa) - O Parlamento Europeu vai debater e adoptar quinta-feira uma resolução sobre a situação em Timor-Leste, na qual exorta todas as partes a não tentarem tirar proveito da situação de fragilidade resultante dos ataques ao presidente e primeiro-ministro timorenses.

A discussão no hemiciclo de Estrasburgo, que se desenrolará no quadro de debates sobre direitos humanos, democracia e Estado de Direito, foi agendada de urgência na semana passada, após o duplo atentado de 11 de Fevereiro, no qual o chefe de Estado de Timor-Leste, José Ramos-Horta, foi gravemente ferido.

Os diversos grupos políticos do Parlamento Europeu estão ainda a discutir o texto final da resolução comum que será aprovada quinta-feira à tarde, mas, de acordo com os projectos de resolução, a assembleia deverá reiterar a sua solidariedade às autoridades timorenses, instar a União Europeia e comunidade internacional a manterem e reforçarem o seu apoio a Timor-Leste e sublinhar o papel das Nações Unidas no território.

Condenando veementemente os ataques contra Ramos-Horta e Xanana Gusmão, o Parlamento Europeu vai saudar a abertura de uma investigação aos atentados, pela ONU e polícia timorense, solicitando que o relatório preliminar completo seja entregue "o mais rapidamente" possível ao Procurador-Geral de Timor-Leste.

Os eurodeputados vão exortar todos os partidos em Timor-Leste a "não tentarem tirar proveito da situação de fragilidade" resultante dos ataques e a cooperarem com os órgãos políticos que saíram das eleições presidencial e legislativas de 2007, sublinhando também "a importância de um comportamento exemplar por parte dos países vizinhos de Timor-Leste".

Os projectos de resolução ainda em discussão apontam todos para a necessidade de todas as partes, quer a nível interno, quer a nível da comunidade internacional, trabalharem em conjunto para consolidar o Estado de Timor-Leste, a sua independência e soberania, e reforçar as instituições democráticas desta "jovem nação".

Entre os autores das propostas de resolução encontram-se os eurodeputados portugueses Ana Gomes e Emanuel Jardim Fernandes (pelos Socialistas Europeus) e o democrata-cristão José Ribeiro e Castro, autor da proposta do Partido Popular Europeu.

José Ramos-Horta foi ferido a tiro na sua residência em Díli a 11 de Fevereiro, num ataque em foi morto o major Alfredo Reinado, antigo comandante da Polícia Militar e que estava fugido à Justiça, enquanto Xanana Gusmão escapou ileso a uma emboscada quando se deslocava entre Balíbar e Díli.

O presidente timorense encontra-se hospitalizado em Darwin, norte da Austrália, e já foi submetido a cinco intervenções cirúrgicas.

Na sequência dos ataques, as autoridades timorenses decretaram o estado de sítio no país, com recolher obrigatório entre as 20:00 e as 06:00.

ACC.
Lusa/fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.