19/02/2008 - 11h06
Dublin, 19 fev (EFE).- A República da Irlanda usará sua experiência na resolução de conflitos para estabelecer no Timor-Leste uma missão permanente que ajude o país a consolidar sua jovem democracia, anunciou hoje o ministro de Assuntos Exteriores irlandês, Dermot Ahern.
Ahern apresentará a "iniciativa internacional" amanhã, no início de uma visita de dois dias ao país asiático, abalado na semana passada pela tentativa de assassinato do presidente timorense, José Ramos Horta, e do primeiro-ministro, Xanana Gusmão.
O chefe da diplomacia irlandesa, firme defensor das aspirações independentistas do Timor durante a ocupação indonésia, afirmou que a experiência do Governo de Dublin na resolução de conflitos poderia contribuir para conseguir uma "paz duradoura".
"O Timor-Leste se encontra em fase de transição, passando de uma situação de conflito para outra de estabilidade e prosperidade. Não temos todas as respostas, mas acho que podemos compartilhar nossa experiência e conhecimentos", disse Ahern.
A missão estará a cargo da chamada Unidade de Resolução de Conflitos do Governo irlandês (CRU, em inglês), que é formada por um "embaixador itinerante" e por um amplo grupo de especialistas no assunto, disse o titular de Exteriores.
"Acho que nosso trabalho no Timor poderia ser aplicado depois em outros países, à medida em que vamos expandindo a capacidade de trabalho da CRU. Este é um novo papel para a Irlanda no contexto internacional e um grande avanço em nossa política externa", afirmou Ahern.
Durante sua visita ao Timor, o ministro se reunirá com Gusmão e com o presidente do Parlamento nacional, Fernando "La Sama" de Araujo, que assumiu temporariamente a chefia do país enquanto Ramos Horta se recupera dos ferimentos sofridos no atentado.
Ahern também se encontrará com o líder da oposição e ex-primeiro-ministro Mari Alkatiri.
Ver aqui a mesma notícia em BreakingNews.ie.
quarta-feira, fevereiro 20, 2008
República da Irlanda enviará missão ao Timor-Leste
Por Malai Azul 2 à(s) 02:00
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
1 comentário:
Dica: http://terradeargonautas.blogspot.com
os brasileiros estao a nos provocar
Enviar um comentário