quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Xanana Gusmão garante que tudo fará para evitar queda das instituições do Estado

Díli, 19 Fev (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, garantiu segunda-feira numa mensagem ao país que tudo fará para evitar a queda das instituições do Estado e que não tem medo de deixar o Governo.

Numa mensagem gravada para a televisão timorense, divulgada apenas em tétum e repetida hoje sem qualquer tradução, Xanana Gusmão salienta que "o Estado corria o risco de cair" e que isso não vai permitir.

"Enquanto vivo, não hei-de permitir. Seja um grupo armado ou um grupo político, eu estou aqui", afirmou.

Xanana Gusmão referiu também que prosseguem as operações para capturar os autores dos ataques de 11 de Fevereiro, que o visaram e ao Presidente da República, José Ramos-Horta, e manifestou o desejo que a população aceite esse facto.

Referiu que "existem muitos boatos" sobre os acontecimentos de 11 de Fevereiro, e que em Lospalos (leste do país) muitas pessoas que nunca tinham visto o DVD em que o major Alfredo Reinado o acusava de ter sido o responsável pela crise em 2006 estão agora a visioná-lo.

"Qual é a intenção?", questionou o chefe do Governo, prometendo que vai descobrir.

Xanana Gusmão afirmou ainda que a instauração do estado de sítio foi decidida para evitar a queda do Estado e deixou o aviso de que "quem quiser brincar com o Estado, o Estado vai ter com ele".

A 11 de Fevereiro, Xanana Gusmão escapou ileso a uma emboscada quando se dirigia para Díli, pouco depois de José Ramos-Horta ter sido gravemente ferido a tiro durante um ataque à sua residência na capital, durante o qual foi morto o major Alfredo Reinado.

Na sequência dos ataques, as autoridades timorenses decretaram o estado de sítio no país, com recolher obrigatório entre as 20:00 e as 06:00.

JCS/PRM.
Lusa/fim

2 comentários:

Anónimo disse...

Alo Dili

OH Xanana estas tao agarrado ao poder que tens medo de perder.Em Lospalos viram o DVD para saberem quem es com a tua accao criminosa da crise 2006.Quem quiser brincar com o estado um estado que nao consegue gerir perdeste aquele que sempre te acolheu o Horta agora estas nas penduras. Nao caiste na emboscada como disse o Mario e inacreditavel tu e a mulher inventaram a historia fabricada por agentes australianos.
Caros timorenses os agentes externos estao-nos a por uns contra os outros temos que estar atentos com esta manobras temos que estar unidos em torno da nossa lideranca que sao crediveis.Nao apoiamos cegamente aqueles que nos querem afogar.

Adeus

De Aikurus

Anónimo disse...

xanana tudo fará para evitar a sua queda não a queda do estado.Viva timor leste,xanana passa e timor fica,o povo não está dependente de uma pessoa criminosa.Não conseguiu resolver o problema do falecido alfredo agora vem dizer que tudo fará para evitar a queda do estado,é um grande mentiroso,assasino!!

povo maubere

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.