quarta-feira, fevereiro 20, 2008

NÃO DERROTARÃO O ESTADO… O ESTADO SOU EU!

Blog Timor Lorosae Nação
Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2008

NÃO DERROTARÃO O ESTADO… O ESTADO SOU EU!

Gonçalo Tilman Gusmão
VERDADE, SEM VERGONHA OU FICÇÃO?

Os boatos que correm em Díli são muitas vezes perniciosos e obstrutores de uma rápida conclusão sobre os mais variados temas e acontecimentos. Já nos tempos coloniais portugueses assim acontecia e com a presença dos ocupantes indonésios essa tendência aumentou mas, presentemente, foi exacerbada à exaustão.

Os maiores disparates correm de boca em boca obrigando-nos a estar muito atentos e práticos na triagem que nos permita colher dos rumores as verdades, pelo menos alguma das verdades.

Timorense que se preze e para essa prática esteja virado saberá muito bem como manipular o país inteiro, se necessário for. Exactamente por isso aumenta de dia para dia a desconfiança na pessoa do primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

Talvez para os mais atentos e com maior discernimento nos usos e costumes dos timorenses do interior o comentário de Xanana ontem na televisão - sobre a divulgação do vídeo de Alfredo, que está a acontecer por toda a parte com maior incidência – mereça a interpretação de que quem deve teme e afinal o primeiro-ministro tem muitos medos.

Alfredo está morto e não se compreenderia aquele aparte televisivo de Xanana se não o interpretássemos como medo contido. A leitura que os timorenses fizeram foi exactamente essa.

Passadas estas horas posso afirmá-lo com segurança. Assim como com segurança podemos dizer que foi muito notado que Xanana, como primeiro-ministro e suposto amigo, demonstrasse ausência sobre o estado de saúde de Ramos Horta, o presidente da República. Ele que é tão emocional foi frio. Sobre Ramos Horta, o amigo, o que é que transpareceu? Frieza, ausência!

As leituras que por tudo e por nada vão sendo feitas e sentidas profundamente estão a revelar o aumento dos adeptos de que Xanana terá algo a ver com as mortes ocorridas e que o atentado de que diz ter sido vítima não passa de mais uma farsa. Tudo a caminho da tomada do poder absoluto num estado em convulsão, declarado inviável e ingovernável, que o reconheceria como autoridade máxima e permanente.

Torna-se doloroso que esteja a aumentar o número de timorenses que assim começa a pensar sobre este PM e sobre a pessoa. A ser verdade, será maquiavélico e todos teremos de perguntar como é possível enganarmo-nos tanto e se acontece porque demos crédito excessivo, adulação até, a um simples ser humano, que se inebriou com o poder convencendo-se que ele é o Estado e que é invencível, ou quase.

A ser verdade, estaremos perante alguém sem vergonha… ou tudo isto não passa de um pesadelo, de rumores, de ficção?

1 comentário:

Anónimo disse...

Xanana deve ter pesadelos todas as noites. Quem vive sob o medo constantemente, acaba por cometer erros e se desmascarar.
Maior pesadelo de Xanana deve ser que Horta sobreviva.

Dentre muitas das peguntas sobre o modo em que tudo aconteceu foi sobre a ausência de figuras de estado mais importantes do país tendo na altura apenas permanecido PR E PM, Horta e Xanana nomeadamente. Uma das personagens acabou por roçar às portas de morte enquanto outra saiu sem um único arranhão no corpo. Apenas os pneus forrados.

Alguém está a gozar com vida alhea? De Xanana já nada admira.
A sua queda deve ser tão estrondosa e tão proporcional à altura do seu voo. Trata-se apenas de uma questão de tempo.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.