quarta-feira, fevereiro 20, 2008

INTIMIDAÇÃO OU COMEÇOU A CAÇA ÀS BRUXAS?

Blog Timor Lorosae Nação
Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2008

PNTL QUER INTIMIDAR JOSÉ TEIXEIRA?

Por razões que estão por explicar uma dezena de polícias, transportados em vários carros, pretendiam invadir a casa do ex-ministro dos Recursos Minerais, José Teixeira, quando este acabava de regressar de casa de Mari Alkatiri.

José Teixeira não lhes permitiu a entrada e saiu para se inteirar sobre as razões da “invasão”, ao que lhe foi dito que queriam levá-lo para prestar declarações, apesar de não possuírem nenhum mandato de detenção ou convocatória para o efeito.

O ex-ministro acedeu e acompanhou a grande grupo de polícias mas para sua surpresa foi informado pelos investigadores da PNTL de que “eles desconheciam as razões porque ali estava”, pedindo-lhe desculpa pelo “incómodo causado”.

Em posterior contacto com Afonso de Jesus, comandante da PNTL, foi informado sobre a importância de que todos os "cidadãos contribuam para as investigações em curso" e que existia na realidade uma ordem para que José Teixeira prestasse declarações no âmbito dessas investigações mas que mais não sabia explicar, tão pouco porque motivos tinham naquela hora ido buscá-lo.

Sem dúvida que este é um dos muitos casos caricatos e incompreensíveis a que assistimos em Díli, na generalidade do país, mas seria bom que a PNTL soubesse aquilo que anda a fazer e alguns dos seus membros deixassem de agir por ordens “misteriosas” de elementos “misteriosos” que mais parecem querer intimidar e corporizar a caça às bruxas de tão má memória no tempo dos bapas.

Claro que este incidente irá ser do conhecimento geral, mas para já a notícia ainda é restrita e não vem referenciada na comunicação social, provavelmente devido às horas a que ocorreu, cerca das 20 horas em Dili.

Como sempre, bem informado, o Timor Online faz referências ao sucedido, mas também não consegue revelar as razões.

Amanhã, José Teixeira irá procurar informar-se melhor, junto da PNTL, se possível com pormenores, sobre aquilo que julgam ele poder contribuir para as “investigações em curso”. O visado não faz a mínima ideia.

O que ressaltou hoje de toda a ocorrência foi uma grande desorientação ou uma desorganização premeditada e gratuitamente intimidatória, por parte de certos elementos da PNTL.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.