quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Ramos-Horta teve quinta intervenção cirúrgica

Público, 20.02.2008

O Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta, foi ontem submetido na cidade australiana de Darwin à quinta intervenção cirúrgica no espaço de oito dias; e segundo a Lusa não deverá ter alta antes de três semanas, iniciando então um longo período de recuperação, que os médicos já admitiram que possa ser de seis meses.

Entretanto, nem o antigo governador Mário Carrascalão, hoje presidente do Partido Social Democrata (PSD), nem o ex-primeiro-ministro Mari Alkatiri, secretário-geral da Fretilin, acharam bem que a perseguição aos rebeldes esteja exclusivamente a cargo de forças timorenses. Uma vez que se trata de pessoas que em 2006 foram saneadas das Forças de Defesa, teme-se que a sua captura pelas mesmas forças possa levar a um aprofundar das clivagens entre cidadãos nacionais. Designadamente entre os que são da parte mais oriental do território (os lorosae) e os que vivem perto da fronteira com a Indonésia (os loromonu).

O conflito de há perto de dois anos faz com que ainda hoje cerca de 100.000 timorenses, um décimo da população total do jovem e frágil país, estejam a viver em acampamentos para desalojados, que podem constituir sempre um grande potencial de revolta, a juntar às muitas fricções existentes entre as diversas forças políticas do país.

Outro aspecto em que nas últimas 48 horas figuras tão diversas como Mário Carrascalão e Alkatiri coincidiram foi nas dúvidas quanto a um alegado ataque ao primeiro-ministro Xanana Gusmão, oficialmente ocorrido perto de uma hora depois de Ramos-Horta ter sido ferido a tiro por um polícia militar.

E quando o major rebelde Alfredo Reinado já tinha sido morto há mais de uma hora, na artéria a que premonitoriamente Ramos-Horta dera o nome de Boulevard JF Kennedy.

Não é provável que o Presidente José Ramos--Horta possa ter alta e regressar a Díli antes de meados do mês de Março.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.