quarta-feira, fevereiro 20, 2008

CPLP vai enviar missão de solidariedade e para ajudar na "rápida resolução" da crise

Lisboa, 19 Fev (Lusa) - A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai enviar em breve uma missão a Timor-Leste para ajudar na "rápida resolução" da crise que o país atravessa, anunciou hoje o presidente do Comité de Concertação Permanente da organização.

"Saiu um consenso sobre a necessidade do envio de uma missão da CPLP com a maior urgência possível", disse o embaixador Apolinário Mendes de Carvalho aos jornalistas em Lisboa, no final de uma reunião extraordinária do Comité de Concertação Permanente da CPLP.

De acordo com o diplomata da Guiné-Bissau, a missão da CPLP irá a Timor-Leste com dois objectivos: prestar solidariedade e ajudar na resolução da crise.

"A missão vai encetar diálogo entre o governo e as autoridades timorenses para a rápida resolução da crise", sublinhou.

Questionado sobre quando a missão irá a Timor-Leste, Apolinário Mendes de Carvalho disse que falta "alinhavar" alguns pormenores, mas adiantou que pode ser "na próxima semana".

Para o presidente do Comité de Concertação Permanente da CPLP, a estabilidade em Timor-Leste requer "o diálogo franco e construtivo entre os principais actores políticos" timorenses.

Apolinário Mendes de Carvalho disse ainda que a "CPLP já tinha uma agenda própria para Timor-Leste, que passava pela abertura de uma delegação permanente", e indicou que a crise que o país atravessa "pode ter acelerado" essa abertura.

Por seu lado, o embaixador de Timor-Leste em Lisboa, Manuel Abrantes, manifestou o seu "agrado" por a CPLP enviar uma missão ao país, afirmando que vai estabelecer contactos de "ordem bilateral e multilateral" e "apoiar o Estado timorense nas formas mais variadas que Timor-Leste precisa".

Manuel Abrantes garantiu também que a capital timorense "está calma", mas sublinhou que "há a necessidade de repor a ordem pública".

A 11 de Fevereiro, o presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, foi gravemente ferido a tiro na sua residência em Díli, enquanto o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, escapou ileso a uma emboscada nos arredores da capital.

Ramos-Horta encontra-se hospitalizado em Darwin, norte da Austrália, onde hoje foi submetido a uma nova intervenção cirúrgica, a quinta desde há uma semana.

No ataque à residência do presidente timorense, o major fugitivo Alfredo Reinado e um elemento do seu grupo foram mortos a tiro.

Na sequência do duplo ataque, as autoridades timorenses decretaram o estado de sítio no país, com recolher obrigatório entre as 20:00 e as 06:00.

Timor-Leste integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa juntamente com Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

MCL/PNG.
Lusa/fim

1 comentário:

Anónimo disse...

Folgo em ver que a CPLP está activa e deseja contribuir para a paz em Timor-Leste.

A delegação permanente em Dili é um passo importante para que haja uma ajuda profunda e duradoura, pois donativos esporádicos ou actos isolados de solidariedade esfumam-se num instante. "Permanente" é mesmo a palavra-chave na ajuda à construção do Estado timorense, que poderá demorar várias gerações.

Resta saber quais as formas concretas de ajuda que estarão nas mentes dos diplomatas da CPLP.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.