quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Agentes do FBI sob comando "directo" do PGR

Díli, 20 Fev (Lusa) - Os agentes do FBI (polícia federal norte-americana) que chegaram hoje a Timor-Leste "vão estar sob comando directo da Procuradoria-Geral da República" timorense, afirmou o embaixador dos Estados Unidos em Díli.

Hans George Klemm explicou que os agentes do FBI "chegaram hoje a Díli" e são todos "especialistas em investigação criminal, sem capacidades específicas dentro da equipa".

"São indivíduos altamente qualificados em todas as áreas de investigação criminal, incluindo medicina legal", explicou Hans George Klemm à imprensa, no final de um encontro em Díli com o Presidente da República interino, Fernando "La Sama" de Araújo.

O diplomata norte-americano explicou que a presença dos agentes do FBI responde a um pedido de Timor-Leste, na sequência dos ataques contra o Presidente da República, José Ramos-Horta, e o primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

"A semana passada, encontrei-me com Fernando 'La Sama' depois do seu regresso (de Portugal) a Timor-Leste e comuniquei-lhe o choque dos Estados Unidos por aquilo que o Presidente (norte-americano, George W.) Bush considerou um ataque contra a democracia timorense", explicou o diplomata.

"Nessa ocasião, o Presidente 'La Sama' perguntou se era possível ter ajuda para o Procurador-Geral da República investigar os culpados dos ataques. Estou muito orgulhoso que os Estados Unidos tenham respondido tão depressa", referiu o embaixador norte-americano.

"Os agentes do FBI começarão a trabalhar amanhã (quinta-feira) com o Procurador-Geral Longuinhos Monteiro", acrescentou.

A 11 de Fevereiro, José Ramos-Horta foi ferido a tiro com gravidade durante um ataque contra a sua residência em Díli, em que foi morto o major Alfredo Reinado, e Xanana Gusmão escapou ileso a uma emboscada na estrada de montanha entre a sua residência, em Balíbar, e a capital timorense.

O embaixador norte-americano não quis adiantar o número de agentes do FBI presentes em Timor-Leste, mas outras fontes diplomáticas ocidentais afirmaram à Agência Lusa que se trata de três agentes provenientes do "escritório" de Los Angeles do FBI.

"Os agentes do FBI ficam em Timor-Leste por tempo indeterminado", explicou o embaixador dos Estados Unidos.

PRM/JCS
Lusa/Fim

1 comentário:

Anónimo disse...

Tão preocupado que george bush está com a demoracia timorense!!!!

preocupado antes com p petroleo, o canal onde os submarinos podem estar sem serem detectados!!! Isso Sim!!!!!!!!!!!!!!!

A preocupação do presidente dos EUA é igual à preocupação que tinha pela democracia e direitos humanos violados no Iraque!!!!

Já se começam a imiscuir!!! Ainda havemos de ver militares americanos em solo timorense!!!!!!!!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.