quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Ex-ministro da Fretilin ouvido na Polícia Nacional

Díli, 20 Fev (Lusa) - O ex-ministro dos Recursos Naturais e deputado da Fretilin José Teixeira disse à Lusa que prestou hoje na Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) "esclarecimentos" sobre os ataques de 11 de Fevereiro contra José Ramos-Horta e Xanana Gusmão.

José Teixeira explicou que foi ouvido "pelos inspectores nacionais e da UNPol (Polícia das Nações Unidas)", que "não tinham conhecimento" das razões que levaram elementos da Task Force, uma unidade especial da polícia timorense, a irem buscá-lo a casa na tarde de terça-feira sem qualquer mandado.

"Eles (inspectores) não sabiam e apenas tive conhecimento de que não havia ordem do Ministério Público nem da parte dos investigadores", disse ao salientar que não foi constituído arguido e que se trata de declarações no âmbito das investigações aos ataques contra o Presidente da República e o primeiro-ministro.

José Teixeira acrescentou ainda estar "convencido" que as informações que prestou "foram suficientes", mas escusou-se a dar qualquer detalhe sobre a conversa com os investigadores.

O ex-ministro e deputado da Fretilin - que neste momento tem o mandato suspenso - foi levado terça-feira por agentes da Task Force para o quartel-general da PNTL, em Díli, pouco depois das 19:00 (10:00 em Lisboa).

"Não tinham mandado nem conseguiram explicar, quando chegámos ao quartel-general, o que pretendiam de mim, para além de dizer que alguém precisava de me fazer umas perguntas porque eu era acusado de conspiração", explicou o ex-ministro em declarações à Lusa pouco depois de regressar a casa ainda na noite de terça-feira.

O secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri, afirmou à Lusa no próprio dia em que José Teixeira foi levado que este episódio "é uma acção de perseguição e intimidação escudada no estado de sítio", decretado na sequência do duplo ataque contra José Ramos-Horta e Xanana Gusmão.

Mari Alkatiri disse na altura ter telefonado ao comandante interino da PNTL, Afonso de Jesus, e ao comandante operacional, Mateus Fernandes, e que "nenhum deles soube explicar a razão por que levaram o deputado José Teixeira".

"Julgo que José Teixeira teria ficado a 'dormir' na Polícia se eu não tivesse telefonado" para os comandantes, afirmou então Mari Alkatiri, ex-primeiro-ministro.

Foram infrutíferas as tentativas da Lusa para obter uma explicação do incidente junto da PNTL e da Procuradoria-Geral da República.

JCS/PRM.
Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.